Boa noite a todos/as.
Conforme o meu prometido aqui estou eu.
Bom, não sei muito bem o que dizer e como dizê-lo...

isto está um caos.
Hoje, dia 13/10/2009, dia de Nossa Senhora para os mais crédulos, eu tinha, supostamente, uma consulta de grupo no IPO. E a consulta aconteceu de facto, mas não foi de grupo

foi sim, uma consulta individual com um médico diferente da especialidade de Cirurgia Geral. Ficámos, eu e o meu marido, admirados, pois pensámos que não seria ali que devíamos estar.

Contudo, e para respeitar a ordem burocrática, deixámos que ele analisasse o meu processo e me informasse dos resultados dos últimos exames, por mim efectuados nos últimos dias de Setembro, a RM e a Biopsia, respectivamente.
E assim o fez dizendo: "Bem, minha senhora, a senhora sabe que tem um cancro da mama no seu estado inicial e terá que ser intervencionada para remoção do nódulo que apresenta, sendo que, e pelo que vejo aqui, a RM que fez não detectou nada mais que o nódulo. Assim sendo, teremos só que o remover."

-Mais à frente perceberão o busílis da situação- Mas, doutor, essa decisão não vai de encontro ao diagnóstico inicial dos médicos da última consulta de grupo, onde o diagnóstico é uma mastectomia total. E, desculpe, não era suposto esta ser uma dessas consultas? Com que bases e fundamento diz uma coisa dessas? Onde está o resultado da Biopsia que a minha esposa fez à tal "massa desconhecida"? É que com o que insinuou agora, deixou-nos numa posição de dúvida e confusa. -Disse o meu marido- "É como lhes disse, a RM não detecta mais nada além disso. E o resultado da Biopsia eu não a tenho aqui. Sabem o que faz isto, é o facto de andarem sempre a mudarem os doentes de médico para médico."

Baralhado com o que o meu marido lhe disse, voltou a olhar para o meu processo. Desfolhou-o, leu-o e releu até que: "Ora vamos lá ver essa maminha..."

Depois da análise; "Bem, é como lhes disse... acho melhor, e vou encaminhar a senhora para uma dessas consultas de grupo. Para isso, vão à marcação de consultas e marquem-na para o próximo dia 16/10/2009." E repete: "Não vejo como diagnosticaram isso, mas é melhor virem a essa consulta nesse dia. Peçam que a marquem e compareçam." Dando-me um boletim de marcação de consulta assinado por ele.

Reparem, é aqui que está o busílis da questão. Não o tivéssemos questionado, e saíamos de lá contentes, quiçá com a ideia que eu teria de remover só o nódulo, que nem a 1/4 da mama seria, o que era vantajoso. Indignados, confusos, não me deixei ficar, e muito menos o meu marido...

e disse; Eles vão ter que se explicar. Na próxima sexta-feira esperamos ser devidamente esclarecidos. Eles para mim são um mal-necessário, em dez só se aproveita um...

o resto são todos uma cambada de idiotas que só satisfizeram a vontade dos paizinhos. -Disse o meu marido resignado e em tom de desabafo.- Confesso que estou plenamente de acordo com ele. Não satisfeito, dirigimos-nos ao Gabinete de Apoio ao Doente, na qual fomos atendidos por uma administrativa que, posta ao corrente da situação, foi conferir informaticamente, através do meu nº de processo se o resultado da Biopsia estaria ou não disponível informáticamente. -Não me perguntem se e como isso é possível-, mas é, ela acedeu ao meu processo clínico informático e para nosso espanto, estava lá o resultado que o idiota que nos atendeu negou estar.

Cada vez pior... das duas uma; ou ele viu e fez de conta, não querendo assumir responsabilidades, ou viu e, não assumindo a mesma responsabilidade quis despachar-me. No entanto, repetiu-o; "Não vejo necessidade..."

Estou completamente confusa, indignada, sinto-me a flutuar.

A administrativa do G.A.D, ficou de levar este caso, amanhã, à Administração do IPO, ficando de me contactar via telemóvel no dia de amanhã, 14/10/2009. Estou triste

não basta estar a viver uma situação delicada e acontecer-me uma coisa destas.
Pergunta: Quem terá razão? Este ou os outros?

Sei que na próxima sexta-feira não vou deixar os créditos por mãos alheias. Terei direito a uma terceira opinião? -penso que sim- pois é isso que concordamos fazer, tentar colher uma terceira opinião, mas será digno de nossa parte fazê-lo uma vez que o meu 1º médico foi de uma especial atenção? Médico esse que me tem seguido do início e me garantiu que não quer fazer seja o que for comigo sem ter a certeza do que irá fazer?

Meu Deus, que constrangimento.

Não somos cobaias.
Já escrevi muito, não escrevi?

Não maço mais. Estou baralhada, só me apetece ouvir Boss AC "Alguém me ouviu" (Feat Mariza), música que adoro muito, pois acho que se encontra comigo.

E vou ouvir.
Volto cá na próxima sexta-feira, caso não se importem de me aturar.
Beijinhos para todos vós e um muito obrigada.
Eirene