Melhorar o site

Sugestões para melhorar o site

Moderador: jamlvs

mandrongo
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 24 nov 2004, 00:00

Mensagem por mandrongo » 19 out 2006, 13:30

DoctorSax Escreveu:não, bruness e mandrongo, não pretendi atacar ninguém, apenas avivar isto.
Doc, onde é que eu disse que atacaste alguém?? Não durmas , não... :P

Bem isso das duas votações realmente é mto diferente do que eu disse, não haja dúvidas... Ok, pinta-se de verde as que o "grupo restrito" avaliar...
E que tal se pintarem de castanho todas as outras?? Sempre estavam a dizer o que são as outras todas que permaneceriam no site...
Estou a ver que aqui a maioria tem aversão a apagar o que quer que seja, uns é com posts, outros com legendas :? :wink:

Outra coisa, dá mto trabalho existir um grupo restrito de avaliadores de legendas, mas se forem duas votações de dois grupos diferentes, entre eles o do tal grupo restrito, o trabalho já não é assim tanto... Desculpem-me lá que não entendi esta...

Mas bem, de que vale estar para aqui eu a dar palpites para uma comunidade da qual me limito a fazer parte, exercendo uma papel de "sanguessuga" no que toca a legendas? Estou a ver as coisas pelo lado que melhora a facilidade de utilização de user normal, como eu e não o lado de um admin ou mod que estão mais por dentro disto...

Por mim, qualquer melhoria é boa, e se deixarem ficar como está, também já está muito bom...

E para aqueles que pensarem que estou a amuar, não tem nada a ver... Só acho é que estão a dizer que a minha sugestão se revelaria muito trabalhosa, enquanto que todas as outras, baseadas no mesmo, já não o são...
Vá, fico à espera, tal como os milhares de users que nem devem ler este tópico e que diariamente frequentam o site...

Boas ideias...
Queo
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 23 mar 2005, 00:00

Mensagem por Queo » 19 out 2006, 13:41

madrongo,
pois... se calhar eu e o bruness esplicamos mal isso das duas votações.

Isso das duas votações não era para todas as legendas... mas sim para aquelas que os "users escolhidos", depois de terem visto o filme/série em questão iam lá votar.
Este voto ficava separado.
Ou então como no Legendaz, os "users escolhidos" tinham uma opção na legenda que era, por exemplo, "Boa" e "Má" o que fazia mudar a cor da legenda.
Depois de verem o filme com essa legenda... pimba! :wink:

P.S. Esqueci-me de mencionar uma coisa.... Já li algures aqui no fórum um Mod a falar nisto.
Dava muito jeito se pudéssemos ter uma "opção" de procurar legendas com Bad's.
Assim, sempre que tivéssemos um tempinho, íamos dando uma limpeza "aqui na casa"

P.P.S. Depois de um Mod ou user escolhido ter escrito o nome em PT do filme/série, este campo ficava bloqueado.
Imagem
joazito
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 27 out 2006, 08:20

Tanta coisa à qual gostaria de responder, que ia demorar tempo a mais. A primeira coisa que tenho a dizer é que dava um jeitão que alguém condensasse todas as sugestões que foram surgindo neste tópico numa lista, como alguém brilhantemente sugeriu.

A segunda coisa que tenho a dizer é que adoro, mas adoro mesmo, ouvir e discutir ideias com vocês. A maior parte delas posso até já ter ouvido, ou já ter pensado, e até ter recusado... e mesmo essas eu gosto de ouvir... mas de vez em quando vocês surgem com ideias novas, com que eu posso até discordar completamente, mas por serem uma coisa tão radical e longe do meu pensamento eu fico maravilhado a olhar para a ideia e a pensar "eh pá, não tinha pensado nisto... uau". Neste tópico já ouve uma ou outra assim.

Não queria estar a debater as ideias agora uma a uma porque são muitas e queria a tal lista para me ajudar. Mas posso dizer o que penso sobre o que me ficou mais na cabeça desta história toda, assim de repente:

- Sou totalmente 100% contra o bloqueio de futuros uploads de legendas, quero lá saber se o presidente da república das traduções correctas EN-PT afirmou que já existem no site as melhores legendas que poderiam existir para um dado filme. Não há maneira de saber se as próximas que virão não serão ainda melhores, à priori.
- Sou contra a necessidade de aprovação antes de novas legendas serem disponibilizadas para download;
- Sou a favor de se dar mais importância a users com créditos demonstrados na votação das legendas;
- hmm... para acabar... eu não levo a mal as opiniões dos outros serem diferentes da minha. Gostaria que ninguém sentisse um ataque pessoal contra si quando eu (ou outra pessoa) discordar da sua opinião. E acreditem, quando eu discordar, não vou por paninhos quentes na coisa... mas não gostar da ideia não tem nada a ver com não gostar da pessoa que a sugeriu. Aliás, muitas vezes fico muito bem impressionado com pessoas porque sugerem ideias com as quais eu discordo totalmente, mas têm ali qualquer coisa que eu gosto...

Quanto às outras sugestões e debates... a minha opinião fica guardada para quando existir a tal lista.
bruness Escreveu:Ele já nem me pode ver, tou sempre a xatear o joazito com isso que quando falo com ele no msn ele até já reza antes de eu começar a falar, com a quantidade de cenas que lhe peço para ele alterar.
Ah isto tenho de responder... bruness, eu rezo é para que tu me chateies... trust me.
DoctorSax
User
User
Registado: 23 jul 2006, 00:00

Mensagem por DoctorSax » 29 out 2006, 05:13

joazito Escreveu:A primeira coisa que tenho a dizer é que dava um jeitão que alguém condensasse todas as sugestões que foram surgindo neste tópico numa lista, como alguém brilhantemente sugeriu.
Fui eu, eu! que brilhantemente sugeri. lol. quem é que me perguntou se eu estava a dormir? Foi o do avatar do carro amarelo... just joking. vá lá, façam um esforço por condensar as boas ideias deste tópico.

:wink:
mandrongo
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 24 nov 2004, 00:00

Mensagem por mandrongo » 29 out 2006, 19:02

DoctorSax Escreveu:quem é que me perguntou se eu estava a dormir? Foi o do avatar do carro amarelo... just joking.
Nops, foi o do "capacete" amarelo... :lol: :wink:
mandrongo Escreveu:Doc, onde é que eu disse que atacaste alguém?? Não durmas , não... :P
mim
Power User
Power User
Registado: 01 ago 2005, 00:00

Mensagem por mim » 29 out 2006, 23:21

Boas a todos,
uma vez que estamos numa de dar a sua opinião, aqui fica a minha.
Sou da mesma opinião do joazito na parte de não bloquear os downloads para o site e contra a necessidade de aprovação "de alguém" para o lançamento de novas legendas, mas acho que poderiam ser eliminadas muitas legendas, muitas mesmo. Existem muitas legendas "repetidas" sem nenhuma necessidade, deveria haver alguém que de vez enquanto (mas regularmente) limpasse a base de dados, o site ficava mais "levezinho", (não, não sou do Sporting) era mais fácil fazer a procura duma legenda para um filme e obrigava os users a aplicarem-se mais antes de fazerem o upload duma legenda, uma vez que se enviassem uma legenda "igual" a tantas outras que já existem, o mais certo era essa legenda ser apagada. E acabava-se de vez com aquelas "já traduzi 200 linhas mas não tenho tempo, se alguém quiser que continue".
Esta é a minha visão do site, um site em que todos os que enviam legendas, tem apenas um objectivo; contribuir com algo mais, e não acrescentar mais uma...
Queo
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 23 mar 2005, 00:00

Mensagem por Queo » 30 out 2006, 03:33

:arrow: Limitar o número de legendas por filme (Fatimateixeira > Pág 1)
:arrow: Tirar do "A sua info" as legendas por cada um enviadas (mandrongo > Pág 1)
:arrow: Nos melhoramentos que aí vêm acho que um upload devia ter mtos mais campos por preencher e obrigatórios, como release, tipo de tradução (do br, do inglês, ou do user x), de modo a que na descrição apenas ficasse por dizer os melhoramentos que fez à legenda que pegou... (mim > Pág 1)
:arrow: Separar filmes e séries (mim > Pág 1)
:arrow: Quando uma legenda 100% (99% ?) igual a uma que já exista no site fosse submetida, podia-se bloquear a submissão ou agrupá-la junta da(s) sua(s) semelhantes (joazito > Pág 1)
:arrow: Quando já houver uma legendas 5 estrelas, bloqueava-se essa mesma legenda (jamlvs > Pág 2)
Tem é que se ver em termos de releases visto muitas vezes haver mais que uma. (jamlvs > Pág 2)
:arrow: Em relação a diferentes releases, o que se pode fazer é, depois de existirem as tais legendas quase perfeitas, ou consideradas boas pelo grupo restrito, apagavam-se todas as restantes e só seriam aceites legendas baseadas na unica que ficaria disponivel, sincronizadas para outras versões... (mandrongo > Pág 2)
:arrow: limitar as votaçoes a um grupo restrito de users que percebam da coisa (manddrongo > Pág 2)
:arrow: passa a ser obrigatorio avisar em local próprio ou no forum que se vai traduzir determinada legenda. Aceitam-se ofertas até chegar uma de um tradutor de acordo com o ranking que se tem falado em topicos anteriores. (mandrongo > Pág 2)
:arrow: xistir um queue para as legendas. teriam que ser aprovadas por alguém do género de pré-moderadores (kryo > Pág 2)
:arrow: em vez de se separarem as legendas de diferentes releases, agrupá-las numa mesma caixinha. por exemplo, procuro pelo filme "x" e apareciam-me as legendas, para as releases que existiam. (kryo > Pág 2)
:arrow: criar uma espécie de "Selo de qualidade" a atribuir aquelas legs q têm qualidade reconhecida p esse tal grupo de users restrito ou pelos mods. Estas legs podiam aparecer com uma cor diferente ou uma figura qq q as identificasse facilmente e deviam aparecer sp primeiro na pesquisa de determinado filme, pq às vezes as melhores legs acabam meias escondidas com tts q entretanto são postadas a seguir. E nestas legs os mods tb podiam fazer a sua avaliação, independente da avaliação geral do "povo" (JohnnyBGood > Pág 2)
:arrow: Acabava-se com a visualização do número de hits por legenda. (Gold > Pág 3)
:arrow: Duas votações:
Uma para users normais e outra para users escolhidos. (Queo > Pág 4)
:arrow: Realçar Legendas:
>Fazer como no Legendaz que as legendas das teams conhecidas do site ficam com uma cor a realçar. (Queo > Pág 4)
:arrow: Versões (aka Releases)
Criar este field para ser preenchido. (Queo > Pág 4)
:arrow: Sugestao, nao deletar as legendas em PT-BR. (TiaoMacaleh > Pág 4) :roll:
:arrow: "opção" de procurar legendas com Bad's (Queo> Pág 5)
:arrow: Depois de um Mod ou user escolhido ter escrito o nome em PT do filme/série, este campo ficava bloqueado. (Queo > Pág 5)
:arrow: Existem muitas legendas "repetidas" sem nenhuma necessidade, deveria haver alguém que de vez enquanto (mas regularmente) limpasse a base de dados, o site ficava mais "levezinho" (mim > Pág 5)
:arrow: Criar um ban automático para quem faz pub no shout (Moreira_e_Dario > Pág 5)
:arrow: Acabar de vez com a submissão de legendas em ESP e ING (Moreira_e_Dario > Pág 5)
:arrow: No caso de pontuações muito baixas, tal como 1 ou 2, ser obrigatório justificar – se se acha que é tão horrível deve-se explicar porquê! (DeBosch > Pág 5)
:arrow: O aviso da legenda ter sido enviada, deviam ser apagadas ao fim de uma semana, isto melhoraria a base de dados, e ficava sempre limpinha. (<b>Kmos > Pág 7</b>)
:arrow: Haver um botão para editar os coments nas legendas (à semelhança do que existe aqui no fórum (FRX > aqui)
:arrow: Fazer-se um edit às legendas enviadas... (acho que isto tb já foi falado...) quer a nível de descrição, quer a nível do arquivo... (mandrongo > Pág 7)
:arrow: Bloquear a pesquisa normal, e obrigar a usar a "Avançada"! (<b>PTseries > Pág. 7</b>)

O nick e página é para quem quiser ler o resto da explicação.
joazito e Boss...
Acho que mais não podemos fazer :wink: :D
Última edição por Queo em 21 nov 2006, 01:49, editado 6 vezes no total.
Imagem
Moreira_e_Dario
Power User
Power User
Registado: 06 out 2005, 00:00

Mensagem por Moreira_e_Dario » 30 out 2006, 10:56

Talvez criar um ban automático para quem faz pub no shot.
Acabar de vez com a submissão de legendas em ESP e ING, pois acho que todas as pessoas que traduzem sabem perfeitamente onde estão as legendas noutros idiomas, isto iria ajudar a colmatar um pouco o excesso de legendas que temos sem hits, por assim dizer.
Imagem
Um olhar no horizonte, um paraíso da terra, Alentejo.
DoctorSax
User
User
Registado: 23 jul 2006, 00:00

Mensagem por DoctorSax » 31 out 2006, 02:24

antes de mais, desculpem lá essa do capacete amarelo e carro amarelo... lol

boa, queo! um esforço por condensar. concordo com algumas coisas, com outras nem tanto, mas compete a todos votarem. não há forma de pôr a tua lista disponível a votos dos users?

:)
DeBosch
Newbie
Registado: 13 nov 2004, 00:00

Mensagem por DeBosch » 04 nov 2006, 17:56

Deixem-me lá então contribuir com os meus 10 tostões para esta discussão:

Praticamente todas as críticas e sugestões feitas me parecem muito meritórias. Concordo com as críticas à feira de vaidades bacoca em que alguns pretendem transformar isto, concordo com o problema da falta de critério na pontuação atribuída às legendas, concordaria, em princípio, com a sugestão de apagar as legendas sem qualidade ou redundantes, caso existam melhores alternativas, etc, etc. O problema parece estar em como implementar tais medidas. Nomeadamente, tenho muita dificuldade em ver uma meia-dúzia de moderadores escolhidos a terem de lidar com estes problemas. De facto, para se avaliar realmente a qualidade de umas legendas, não basta lê-las em diagonal (embora reconheça que isso baste para aquilatar da gritante falta de qualidade de algumas). Para se conseguir uma avaliação justa, seria necessário a esse grupo restrito, que se encarregaria da atribuição das estrelas, da limpeza das legendas supérfluas, etc, ter os filmes em casa e dar-se ao trabalho de os ver com as diversas legendas disponíveis. Isso parece-me impossível!

Quem deve então fazer a escolha das legendas em última análise? O conjunto dos utilizadores reais dessas legendas! Se eu vou buscar umas legendas é porque tenho o filme e estou interessado em vê-lo do princípio ao fim, certo? Se eu arranjar dois, três ou… dez filmes por mês que me interessam, sou eu quem se deve dar ao trabalho de seleccionar criteriosamente as melhores legendas que encontrar para eles - muito mais fácil que um moderador ter de analisar as dezenas e dezenas de legendas que se colocam aqui diariamente. Claro que há muita gente sem o mínimo critério de escolha, que “come” sem pestanejar todos os erros ortográficos, por muitos, ou muito graves que sejam, que não se apercebe se há traduções de falas tão mal feitas que nem fazem sentido em português, que, provavelmente, se lhes pusessem uma tradução em russo à frente nem dariam pela diferença. Bem, se esses “para quem é bacalhau basta” se sentem bem servidos com algumas legendas de treta que por aí andam, que lhes faça bom proveito - apagá-las para quê se há quem as utiliza com aparente agrado?

Claro que é chato, quando se precisa de umas legendas, ter de escolher entre 50 alternativas a melhor, mas é mais fácil alguém se dar a esse trabalho para poder ver um filme em concreto, que pôr moderadores a ter de analisar todas as legendas uma a uma, mesmo que de filmes que nem imaginam do que tratam, nem estão interessados em ver! Dito isto, até concordo que, em casos extremos, em que seja notório que um determinado filme atingiu um número absurdo de legendas, os moderadores pudessem intervir, até porque, nesses casos, há sempre algumas que se vê mesmo logo que não prestam em qualquer leitura em diagonal.
Em suma, ou o número excessivo de legendas causa problemas ao servidor, por exemplo, o que obriga a uma limpeza, ou senão, a não ser em casos extremos com referi, deixemos que a selecção seja feita naturalmente pelos utilizadores a quem as legendas realmente se destinam.

Quanto à pontuação, a mesma coisa, talvez com uma pequena nuance: devia-se incentivar (porque obrigar é impossível) a que toda a gente que fosse buscar umas legendas lhes atribuísse um voto. Há sempre umas votações disparatadas de alguns utentes: os tais que dão 1 por mera inveja ou vontade de destruir o trabalho alheio, ou porque as legendas não estão sincronizadas para a versão deles, embora esteja explicito que não o devem fazer; ou os que dão 10 apenas porque ficaram contentes por encontrar as legendas, ou porque são amigos do tradutor, etc, etc. Ou seja, um voto ou dois não nos diz absolutamente nada e pode não fazer nenhuma justiça a umas legendas, mas, se muita gente votar, a média tenderá a reflectir aproximadamente a real qualidade do trabalho.
Exemplo: duas legendas que eu aqui coloquei – O Irréversible e o Butterfly Effect. Escolhi propositadamente dois exemplos de legendas que ripei e não que traduzi, pois não me compete a mim avaliar da qualidade das minhas própria traduções. Tratam-se portanto, ambos os casos, de traduções profissionais e, no entanto, ambos mereceram da parte de alguém a pontuação de 1(um)! Não imagino o porquê, já que ninguém o comentou. (A propósito: uma sugestão que eu faria era, no caso de pontuações muito baixas, tal como 1 ou 2, ser obrigatório justificar – se se acha que é tão horrível deve-se explicar porquê!). No caso do Butterfly Effect, apesar de ter 801 hits, há apenas um voto, pelo que continua com pontuação 1. No caso do Irréversible, embora tenha aproximadamente o mesmo número de hits (895), houve mais gente que foi votando (7 pessoas), pelo que o 1 inicial se transformou em 8,6.

Em conclusão: concordando praticamente todas as críticas e sugestões feitas, IMHO, em última análise, o melhor mesmo é não mexer muito e deixar a maioria das coisas como está, até porque, pôr em prática muitas das medidas sugeridas, para além da dificuldade em implementá-las, iria certamente causar muitas reclamações e muitos amuos e invejas a muita gente e causar um mau ambiente na comunidade.
Responder