O ultimo filme que vi foi:
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Les Misérables(http://www.imdb.com/title/tt1707386/)
Nota: 6,6
As expectativas deste filme começaram altas quando vi uma entrevista com os actores principais, a explicar como seria gravado o filme. Falaram, por exemplo, do facto de não haverem pré-gravações das vozes para poderem adaptar o cântico à acção de forma mais natural. Depois de sair no cinema, várias pessoas criticaram o filme de forma negativa. Uns pelo facto do Russel Crowe desafinar e outros por quase todas as cenas (mesmo quase todas) serem cantadas. Não sou grande perito em "cantorias" por isso não dei atenção a quem desafinou mas, por outro lado, desde o início que me incomodou o facto de estarem sempre a cantar. Se se desse o caso do filme ser mesmo todo cantado, teria que poupar essa crítica, mas não é esse o caso e visto que existem cenas em que falam normalmente (mesmo muito poucas), não percebo porque não o fazem quando a acção não exige que se cante, sendo até um pouco estranho e desadequado o canto nestes momentos, como é o caso de falas muito curtas.
Olhando de forma geral para o filme, gostei especialmente de 4 cenas de cânticos em grupo e de 2 solos. Parecem muitas cenas mas visto que são quase todas cantadas, ficam muitas de fora, vistas como medianas, não falando das que já mencionei que penso não terem lógica.
A história é interessante, especialmente para os franceses que devem ter orgulho deste momento da sua história. Sugiro um musical deste género para representar o nosso 25 de Abril, mas não exagerem nas "cantorias".
É de realçar os momentos em que aparece o Sacha Baron Cohen, trazendo-nos bons momentos de comédia (principalmente a 1ª vez em que aparece) para quebrar um pouco o drama deste musical, não que este seja mau, mas um pouco de comédia de qualidade é sempre bom.
Nota: 6,6
As expectativas deste filme começaram altas quando vi uma entrevista com os actores principais, a explicar como seria gravado o filme. Falaram, por exemplo, do facto de não haverem pré-gravações das vozes para poderem adaptar o cântico à acção de forma mais natural. Depois de sair no cinema, várias pessoas criticaram o filme de forma negativa. Uns pelo facto do Russel Crowe desafinar e outros por quase todas as cenas (mesmo quase todas) serem cantadas. Não sou grande perito em "cantorias" por isso não dei atenção a quem desafinou mas, por outro lado, desde o início que me incomodou o facto de estarem sempre a cantar. Se se desse o caso do filme ser mesmo todo cantado, teria que poupar essa crítica, mas não é esse o caso e visto que existem cenas em que falam normalmente (mesmo muito poucas), não percebo porque não o fazem quando a acção não exige que se cante, sendo até um pouco estranho e desadequado o canto nestes momentos, como é o caso de falas muito curtas.
Olhando de forma geral para o filme, gostei especialmente de 4 cenas de cânticos em grupo e de 2 solos. Parecem muitas cenas mas visto que são quase todas cantadas, ficam muitas de fora, vistas como medianas, não falando das que já mencionei que penso não terem lógica.
A história é interessante, especialmente para os franceses que devem ter orgulho deste momento da sua história. Sugiro um musical deste género para representar o nosso 25 de Abril, mas não exagerem nas "cantorias".
É de realçar os momentos em que aparece o Sacha Baron Cohen, trazendo-nos bons momentos de comédia (principalmente a 1ª vez em que aparece) para quebrar um pouco o drama deste musical, não que este seja mau, mas um pouco de comédia de qualidade é sempre bom.
Última edição por etiko em 21 mai 2013, 17:20, editado 2 vezes no total.
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Jeff Dunham: Minding the Monsters(http://www.imdb.com/title/tt2461736/)
Nota: 6,4
Passados uns anos voltei a ver mais um espectáculo do ventríloco Jeff Dunham. Já tinha saudades das suas personagens, umas com o seu mau feitio, outra com pouca inteligência mas todas prontas para gozar com quem lhes dá vida. As suas piadas continuam a ser muito boas e os fatos escolhidos para este especial Halloween estavam muito engraçados. Talvez por já conhecer os personagens e por estes manterem a sua linha, não achei brilhante mas manteve a consistência do seu trabalho. Vale a pena para dar umas gargalhadas com um humor inteligente e perspicaz.
Lore(http://www.imdb.com/title/tt1996310/)
Nota: 7,3
Este filme explora uma Alemanha caótica devido ao fim da hegemonia de Hitler, ou seja, a sua queda às mãos das tropas aliadas. Estamos perante uma Alemanha dividida em zonas controladas pelos diferentes países que derrotaram o Hitler, como França, Inglaterra e Rússia. O que achei interessante neste filme foi ser apresentado aos olhos de uma família pró-Hitler e não através das suas vítimas. Fiquei com a ideia que também foi difícil para os seus defensores ultrapassar este período pós-guerra, muito pelo facto de ignorarem as atrocidades cometidas pelas tropas Nazis, vendo os Aliados como injustos e intrusos. Desconhecia esta ignorãncia por parte de algum do povo alemão.
Acompanhamos a difícil viagem de 5 jovens irmãos ao longo deste país em fase de reorganização, onde reina a desconfiança, agravada pelas dificuldades de comunicação, tendo como barreira as diferentes línguas faladas entre as tropas dos Aliados e os alemães. Assistimos a imagens chocantes e a emoções fortes, ao longo desta longa caminhada em busca da segurança de um lar familiar.
No fim assistimos a um final aberto em termos de emoções por resolver, mostrando a "destruição interior" sofrida pela protagonista depois desta árdua "missão".
Flipped(http://www.imdb.com/title/tt0817177/)
Nota: 7,4
Mais uma vez a "dar a mão à palmatória". Sendo um romance, lá vou eu com o "pé atrás" e depois apanho surpresas destas. Em minha defesa tenho os "milhares" de maus romances que já vi.
O grande ponto forte deste filme é a forma como foi construído. É como que cada cena fosse apresentada duas vezes, uma do ponto de vista do protagonista e outra do ponto de vista da protagonista. Grande ideia e muito bem conseguida. A história de amor/ódio/desinteresse/etc. está muito engraçada, envolvendo várias personagens que ajudam/atrapalham o seu desenrolar, tanto em ambiente familiar, como escolar e, ainda, do bairro onde vivem as duas personagens principais.
É de salientar a representação da protagonista, cumprindo muito bem o papel que lhe foi designado.
É um filme para quem gosta e para quem não gosta de romances, podem crer.
Nota: 6,4
Passados uns anos voltei a ver mais um espectáculo do ventríloco Jeff Dunham. Já tinha saudades das suas personagens, umas com o seu mau feitio, outra com pouca inteligência mas todas prontas para gozar com quem lhes dá vida. As suas piadas continuam a ser muito boas e os fatos escolhidos para este especial Halloween estavam muito engraçados. Talvez por já conhecer os personagens e por estes manterem a sua linha, não achei brilhante mas manteve a consistência do seu trabalho. Vale a pena para dar umas gargalhadas com um humor inteligente e perspicaz.
Lore(http://www.imdb.com/title/tt1996310/)
Nota: 7,3
Este filme explora uma Alemanha caótica devido ao fim da hegemonia de Hitler, ou seja, a sua queda às mãos das tropas aliadas. Estamos perante uma Alemanha dividida em zonas controladas pelos diferentes países que derrotaram o Hitler, como França, Inglaterra e Rússia. O que achei interessante neste filme foi ser apresentado aos olhos de uma família pró-Hitler e não através das suas vítimas. Fiquei com a ideia que também foi difícil para os seus defensores ultrapassar este período pós-guerra, muito pelo facto de ignorarem as atrocidades cometidas pelas tropas Nazis, vendo os Aliados como injustos e intrusos. Desconhecia esta ignorãncia por parte de algum do povo alemão.
Acompanhamos a difícil viagem de 5 jovens irmãos ao longo deste país em fase de reorganização, onde reina a desconfiança, agravada pelas dificuldades de comunicação, tendo como barreira as diferentes línguas faladas entre as tropas dos Aliados e os alemães. Assistimos a imagens chocantes e a emoções fortes, ao longo desta longa caminhada em busca da segurança de um lar familiar.
No fim assistimos a um final aberto em termos de emoções por resolver, mostrando a "destruição interior" sofrida pela protagonista depois desta árdua "missão".
Flipped(http://www.imdb.com/title/tt0817177/)
Nota: 7,4
Mais uma vez a "dar a mão à palmatória". Sendo um romance, lá vou eu com o "pé atrás" e depois apanho surpresas destas. Em minha defesa tenho os "milhares" de maus romances que já vi.
O grande ponto forte deste filme é a forma como foi construído. É como que cada cena fosse apresentada duas vezes, uma do ponto de vista do protagonista e outra do ponto de vista da protagonista. Grande ideia e muito bem conseguida. A história de amor/ódio/desinteresse/etc. está muito engraçada, envolvendo várias personagens que ajudam/atrapalham o seu desenrolar, tanto em ambiente familiar, como escolar e, ainda, do bairro onde vivem as duas personagens principais.
É de salientar a representação da protagonista, cumprindo muito bem o papel que lhe foi designado.
É um filme para quem gosta e para quem não gosta de romances, podem crer.
Última edição por etiko em 21 mai 2013, 18:54, editado 3 vezes no total.
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No Tell Motel(http://www.imdb.com/title/tt2049511/)
Nota: 4,1
Passado todo este tempo lá arranjei tempo para voltar às críticas
Não é o melhor regresso porque este filme é daqueles que não não há muito a dizer.
Resume-se a seios de fora (para captar a atenção de algum público...), maus tempos a nível dos "sustos" (não vão muito bem com a acção, às vezes um pouco antes ou depois faria a diferença), as típicas falas cliches (para explicar a história como se fossemos muito burros), entre outras falhas típicas destes maus filmes de terror. A apresentação do espírito principal dá-se muito cedo, o que faz com que esta seja banalizada, bem como certos períodos longos demais com a presença da mesma. Já não é o primeiro filme em que comento este facto (nem o último...).
Não percam tempo... a sério
Nota: 4,1
Passado todo este tempo lá arranjei tempo para voltar às críticas

Não é o melhor regresso porque este filme é daqueles que não não há muito a dizer.
Resume-se a seios de fora (para captar a atenção de algum público...), maus tempos a nível dos "sustos" (não vão muito bem com a acção, às vezes um pouco antes ou depois faria a diferença), as típicas falas cliches (para explicar a história como se fossemos muito burros), entre outras falhas típicas destes maus filmes de terror. A apresentação do espírito principal dá-se muito cedo, o que faz com que esta seja banalizada, bem como certos períodos longos demais com a presença da mesma. Já não é o primeiro filme em que comento este facto (nem o último...).
Não percam tempo... a sério

Última edição por etiko em 03 jun 2013, 14:04, editado 3 vezes no total.
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Mama(http://www.imdb.com/title/tt2023587/)
Nota: 5,6
O tão aclamado Mama. Desde que vi o trailer (há já muitos meses) que fiquei com a esperança de ver um bom (médio já seria bom) filme de terror. Mas as expectativas fazem destas coisas (juntamente com a opinião Positiva de um amigo) e fiquei desiludido.
Posso já começar por voltar a referir a banalização do "espírito principal" (não vale a pena entrar em pormenores, é o mesmo de sempre). A história é normal, consistente, nada complexa. A personagem mais nova é muito caricata. Para o final o filme fica mesmo uma desgraça.
Talvez seja mais rígido com este filme por querer mais, antecipadamente.
Não digo que não vale a pena por respeito a todo o trabalho de divulgação
Nota: 5,6
O tão aclamado Mama. Desde que vi o trailer (há já muitos meses) que fiquei com a esperança de ver um bom (médio já seria bom) filme de terror. Mas as expectativas fazem destas coisas (juntamente com a opinião Positiva de um amigo) e fiquei desiludido.
Posso já começar por voltar a referir a banalização do "espírito principal" (não vale a pena entrar em pormenores, é o mesmo de sempre). A história é normal, consistente, nada complexa. A personagem mais nova é muito caricata. Para o final o filme fica mesmo uma desgraça.
Talvez seja mais rígido com este filme por querer mais, antecipadamente.
Não digo que não vale a pena por respeito a todo o trabalho de divulgação

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Warm Bodies(http://www.imdb.com/title/tt1588173/)
Nota: 6,2
Quando não apetece pensar e apenas descansar o corpo relaxado no sofá, nada melhor que uma comédia sem um humor muito rebuscado
O início do filme cumpriu as expectativas em termos de humor, proporcionando momentos engraçados em volta da exploração do tema: Zombies que raciocinam. Os pensamentos contrários às acções e o esforço para contrariar as incapacidades e rotinas estão bem explorados e engraçados. O flirt por parte do zombie é outra situação que nos trás momentos de rir. Em termos de caracterização, os zombies estão bem feitos.
Agora as partes negativas, comecei logo por não gostar da forma como o M (Rob Corddry) falava (ou tentava), visto ser "fluente" demais para um zombie, tendo como base de comparação a excelente performance de R (Nicholas Hoult). A parte final (lá para meio do filme) começa a parte dramática, que mais uma vez, critico de forma negativa pois não acrescentam algo positivo do ponto de vista da comédia - que foi a forma como encarei este filme. Para quem gosta de romances da treta, pode ver algo positivo nesta parte.
Resumindo, gostei da parte cómica, diga-se metade do filme.
Nota: 6,2
Quando não apetece pensar e apenas descansar o corpo relaxado no sofá, nada melhor que uma comédia sem um humor muito rebuscado

O início do filme cumpriu as expectativas em termos de humor, proporcionando momentos engraçados em volta da exploração do tema: Zombies que raciocinam. Os pensamentos contrários às acções e o esforço para contrariar as incapacidades e rotinas estão bem explorados e engraçados. O flirt por parte do zombie é outra situação que nos trás momentos de rir. Em termos de caracterização, os zombies estão bem feitos.
Agora as partes negativas, comecei logo por não gostar da forma como o M (Rob Corddry) falava (ou tentava), visto ser "fluente" demais para um zombie, tendo como base de comparação a excelente performance de R (Nicholas Hoult). A parte final (lá para meio do filme) começa a parte dramática, que mais uma vez, critico de forma negativa pois não acrescentam algo positivo do ponto de vista da comédia - que foi a forma como encarei este filme. Para quem gosta de romances da treta, pode ver algo positivo nesta parte.
Resumindo, gostei da parte cómica, diga-se metade do filme.
Última edição por etiko em 03 jun 2013, 16:26, editado 1 vez no total.
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Shadow Dancer(http://www.imdb.com/title/tt1770734/)
Nota: 6,5
Mais um filme acerca do IRA (tal como o Hunger). Este filme é um pouco superficial, tornando-o de fácil compreensão, bom para quem não está dentro do assunto do IRA, apesar de não explicar muito acerca desta organização, não afecta a compreensão da trama do filme. Assim, consegui apreender facilmente mais alguns aspectos sobre o IRA. Por não ser um filme complexo, basicamente girando à volta da investigação de um grupo específico do IRA, não é nada de extraordinário mas gostei. Houve um pormenor que me fez ficar muito desiludido, até que percebi que afinal era algo que viria a dar algo mais ao filme. Quando virem percebem.
Side Effects(http://www.imdb.com/title/tt2053463/)
Nota: 7
O tema é interessante, problemas psicológicos. Vai-se tornando ainda mais interessante quando o filme começa a explorar o esquema do mundo dos consultórios psiquiátricos e das farmacêuticas. Achei um bom filme, por explorar este tema que me interessa bastante, até que me "deram um nó" na cabeça, pois supus algo, entretanto fui induzido noutra direcção que depois, ainda, se mostrou ser algo diferente. Resumindo, fiquei com uma, ainda melhor, impressão do filme. Gosto quando sou surpreendido (ao contrário do filme que comentei anteriormente, onde "previ" duas cenas). Vale a pena ver.
Nota: 6,5
Mais um filme acerca do IRA (tal como o Hunger). Este filme é um pouco superficial, tornando-o de fácil compreensão, bom para quem não está dentro do assunto do IRA, apesar de não explicar muito acerca desta organização, não afecta a compreensão da trama do filme. Assim, consegui apreender facilmente mais alguns aspectos sobre o IRA. Por não ser um filme complexo, basicamente girando à volta da investigação de um grupo específico do IRA, não é nada de extraordinário mas gostei. Houve um pormenor que me fez ficar muito desiludido, até que percebi que afinal era algo que viria a dar algo mais ao filme. Quando virem percebem.
Side Effects(http://www.imdb.com/title/tt2053463/)
Nota: 7
O tema é interessante, problemas psicológicos. Vai-se tornando ainda mais interessante quando o filme começa a explorar o esquema do mundo dos consultórios psiquiátricos e das farmacêuticas. Achei um bom filme, por explorar este tema que me interessa bastante, até que me "deram um nó" na cabeça, pois supus algo, entretanto fui induzido noutra direcção que depois, ainda, se mostrou ser algo diferente. Resumindo, fiquei com uma, ainda melhor, impressão do filme. Gosto quando sou surpreendido (ao contrário do filme que comentei anteriormente, onde "previ" duas cenas). Vale a pena ver.
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Die Fälscher (The Counterfeiters)(http://www.imdb.com/title/tt0813547/)
Nota: 7,3
Este filme retrata a operação Bernhard levada a cabo num campo de concentração Nazi, com o objectivo de destruir as economias inimigas através da injecção de notas falsas no seu sistema económico. Além de retratar esta operação, como não poderia evitar, também expõe a forma desumana como foram tratados os prisioneiros nos campos de concentração, explorando sentimentos e reacções destes e das tropas Nazis. Acabei por, mais uma vez, ser confrontado com esta realidade de sobrevivência extrema que nos faz questionar como reagiríamos perante semelhantes situações. Bondade com o próximo ou simples instinto de sobrevivência? Na minha opinião, é impossível supor pois podemos seguir a nossa índole ou, então, agir de forma nunca antes pensada.
É também muito interessante ficar a conhecer a vida de Sally, desde o seu auge, ao enclausuramento, até à redenção.
Este é mais um dos temas que adoro, recomendo vivamente este filme.
Nota: 7,3
Este filme retrata a operação Bernhard levada a cabo num campo de concentração Nazi, com o objectivo de destruir as economias inimigas através da injecção de notas falsas no seu sistema económico. Além de retratar esta operação, como não poderia evitar, também expõe a forma desumana como foram tratados os prisioneiros nos campos de concentração, explorando sentimentos e reacções destes e das tropas Nazis. Acabei por, mais uma vez, ser confrontado com esta realidade de sobrevivência extrema que nos faz questionar como reagiríamos perante semelhantes situações. Bondade com o próximo ou simples instinto de sobrevivência? Na minha opinião, é impossível supor pois podemos seguir a nossa índole ou, então, agir de forma nunca antes pensada.
É também muito interessante ficar a conhecer a vida de Sally, desde o seu auge, ao enclausuramento, até à redenção.
Este é mais um dos temas que adoro, recomendo vivamente este filme.
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Stoker(http://www.imdb.com/title/tt1682180/)
Nota: 9,3
Mais uma obra de arte deste Rei do cinema, Chan-wook Park.
O filme começou por me deslumbrar logo no início através da excelente edição dos créditos, fazendo com que estes interejam com o cenário/acção. Está excelente. A partir daqui, foi uma sucessão crescente de fascínio, desde os pormenores de som, aos de imagem. O facto do som estar exponenciado, pelo facto de India (Mia Wasikowska) ter esse "dom" de ouvir de formar mais apurada que o normal, faz com que vivamos a acção "aos ouvidos" dela. Detalhes como o som da aranha a andar e da casca dos ovos a partir são simplesmente brutais. Em relação às personagens, assistimos a três grandes representações das personagens principais, todas elas muito peculiares e estranhas, muito ao estilo que me agrada, excelente. A história e o enredo desta, têm o estilo intricado deste realizador, focando problemas familiares, como já é hábito seu.
Este filme é perfeito para mostrar que o cinema é uma Arte, além de simples entretenimento. Tenho que agradecer o seu excelente trabalho.
Nota: 9,3
Mais uma obra de arte deste Rei do cinema, Chan-wook Park.
O filme começou por me deslumbrar logo no início através da excelente edição dos créditos, fazendo com que estes interejam com o cenário/acção. Está excelente. A partir daqui, foi uma sucessão crescente de fascínio, desde os pormenores de som, aos de imagem. O facto do som estar exponenciado, pelo facto de India (Mia Wasikowska) ter esse "dom" de ouvir de formar mais apurada que o normal, faz com que vivamos a acção "aos ouvidos" dela. Detalhes como o som da aranha a andar e da casca dos ovos a partir são simplesmente brutais. Em relação às personagens, assistimos a três grandes representações das personagens principais, todas elas muito peculiares e estranhas, muito ao estilo que me agrada, excelente. A história e o enredo desta, têm o estilo intricado deste realizador, focando problemas familiares, como já é hábito seu.
Este filme é perfeito para mostrar que o cinema é uma Arte, além de simples entretenimento. Tenho que agradecer o seu excelente trabalho.
Última edição por etiko em 16 jun 2013, 23:53, editado 1 vez no total.
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God Grew Tired of Us(http://www.imdb.com/title/tt0301555/)
Nota: 6,5
Fiz as legendas deste documentário e escapou-me escrever a minha opinião acerca do mesmo, mas aqui vai.
Este documentário revela-nos a situação em que se encontram milhares de pessoas depois de terem sofrido com a guerra civil no Sudão. Enquadra a história através do relato de quatro jovens que são levados para os EUA para recomeçarem as suas vidas, fornecendo-lhes a viagem de ida e casa, de modo a facilitar este início da sua nova vida. Ao longo do documentário, estes jovens falam-nos da sua experiência durante a guerra, a fuga do seu país e a vida nos campos de refugiados, que se prolongou durante vários anos devido à insegurança existente no Sudão.
É impossível não ficar sensibilizado com as dificuldades que passam actualmente e as atrocidades que sofreram no passado. A força que têm e a forma como ultrapassam estes problemas - conseguindo, muitas vezes, encontrar felicidade com o pouco que têm e arranjando força no apoio dos mais próximos - é notável.
É um bom documentário mas, na minha opinião, poderia explicar um pouco melhor o porquê da guerra civil no Sudão. Volto a frizar o facto de alguns filmes/documentários não fornecerem informação suficiente para quem não está dentro do assunto (como me acontece a mim neste caso), nada que não possamos explorar, pós-visualização, para uma melhor compreensão.
Não sei se foi por ter visto o documentário enquando revia as legendas, que achei que não teve o impacto que pensei que tivesse, faltava-lhe um pouco de "força", passou muito rápido, parecendo-me superficial em termos da exploração de cada ponto do documentário.
A título de curiosidade refiro que o documentário é narrado pela Nicole Kidman.
Chinjeolhan geumjassi(Sympathy for Lady Vengeance)(http://www.imdb.com/title/tt0451094/)
Nota: 7,8
E passado muito tempo (mais de um ano), finalmente vi o 3º filme da Trilogia sobre a Vingança de Chan-Wook Park. Realço que apesar de ser uma trilogia, apenas o é por ter o tema da Vingança em comum. Os filmes não têm qualquer relação em termos de história - Sympathy for Mr. VEngeance (2002), Oldboy (2003), Sympathy for Lady Vengeance (2005).
Este filme trata o plano de vingança de Geum-ja Lee (Yeong-ae Lee), planeado ao mais ínfimo pormenor, de tal forma pensado que o estilo intricado deste realizador é excelente para o apresentar através de um enquadramento peculiar. Vão-nos sendo apresentadas as histórias das companheiras de prisão da protagonista, através de flashbacks, após a sua aparição na história actual. O rol de personagens vai aumentando e vão-se encaixando as peças para o culminar do seu plano. Todas as personagens têm um uso específico. Acabamos por poder separar o filme em 3 histórias, tudo o que envolve o tema da razão pela qual Geum-ja Lee é presa (prefiro não revelar), ou seja, a história pré-prisão, a sua vida dentro da prisão e o pós-prisão, o plano propriamente dito.
Apesar o plano ser complexo, a história em si, se nos abstrairmos de tudo o resto (desde a história das outras personagens aos pormenores técnicos do filme) - se isto for possível... -, é simples. Mas é isso que torna este realizador especial, a forma como também consegue criar obras de arte através de uma base simples.
Este filme, na minha opinião, também deveria ser categorizado como Fantasia, pois apela algo sobre-humano, o que lhe dá um toque de mestre (principalmente para o "grand finale"). Tem planos espectaculares de "construção" do meio que envolve as personagens, como o plano do cacifo e da janela (percebem quando virem). Como não poderia deixar de ser, as tão características personagens do cinema asiático, alucinantes.
Quero ainda de deixar um comentário acerca do facto deste realizador focar sempre problemas familiares, dos mais variados tipos (desde os mais discutidos a grandes tabus que, possivelmente, a maioria das pessoas não se lembra da possibilidade de existirem; a outros mais usuais), sempre polémicos e preocupantes. De todos os seus filmes que vi, não houve um que não focasse problemas familiares (ou será que já procuro esse padrão??).
Resumindo, adoro o trabalho deste realizador e, sendo este um filme muito bom, é o "menos bom" da trilogia, valha o que isso valha.
Nota: 6,5
Fiz as legendas deste documentário e escapou-me escrever a minha opinião acerca do mesmo, mas aqui vai.
Este documentário revela-nos a situação em que se encontram milhares de pessoas depois de terem sofrido com a guerra civil no Sudão. Enquadra a história através do relato de quatro jovens que são levados para os EUA para recomeçarem as suas vidas, fornecendo-lhes a viagem de ida e casa, de modo a facilitar este início da sua nova vida. Ao longo do documentário, estes jovens falam-nos da sua experiência durante a guerra, a fuga do seu país e a vida nos campos de refugiados, que se prolongou durante vários anos devido à insegurança existente no Sudão.
É impossível não ficar sensibilizado com as dificuldades que passam actualmente e as atrocidades que sofreram no passado. A força que têm e a forma como ultrapassam estes problemas - conseguindo, muitas vezes, encontrar felicidade com o pouco que têm e arranjando força no apoio dos mais próximos - é notável.
É um bom documentário mas, na minha opinião, poderia explicar um pouco melhor o porquê da guerra civil no Sudão. Volto a frizar o facto de alguns filmes/documentários não fornecerem informação suficiente para quem não está dentro do assunto (como me acontece a mim neste caso), nada que não possamos explorar, pós-visualização, para uma melhor compreensão.
Não sei se foi por ter visto o documentário enquando revia as legendas, que achei que não teve o impacto que pensei que tivesse, faltava-lhe um pouco de "força", passou muito rápido, parecendo-me superficial em termos da exploração de cada ponto do documentário.
A título de curiosidade refiro que o documentário é narrado pela Nicole Kidman.
Chinjeolhan geumjassi(Sympathy for Lady Vengeance)(http://www.imdb.com/title/tt0451094/)
Nota: 7,8
E passado muito tempo (mais de um ano), finalmente vi o 3º filme da Trilogia sobre a Vingança de Chan-Wook Park. Realço que apesar de ser uma trilogia, apenas o é por ter o tema da Vingança em comum. Os filmes não têm qualquer relação em termos de história - Sympathy for Mr. VEngeance (2002), Oldboy (2003), Sympathy for Lady Vengeance (2005).
Este filme trata o plano de vingança de Geum-ja Lee (Yeong-ae Lee), planeado ao mais ínfimo pormenor, de tal forma pensado que o estilo intricado deste realizador é excelente para o apresentar através de um enquadramento peculiar. Vão-nos sendo apresentadas as histórias das companheiras de prisão da protagonista, através de flashbacks, após a sua aparição na história actual. O rol de personagens vai aumentando e vão-se encaixando as peças para o culminar do seu plano. Todas as personagens têm um uso específico. Acabamos por poder separar o filme em 3 histórias, tudo o que envolve o tema da razão pela qual Geum-ja Lee é presa (prefiro não revelar), ou seja, a história pré-prisão, a sua vida dentro da prisão e o pós-prisão, o plano propriamente dito.
Apesar o plano ser complexo, a história em si, se nos abstrairmos de tudo o resto (desde a história das outras personagens aos pormenores técnicos do filme) - se isto for possível... -, é simples. Mas é isso que torna este realizador especial, a forma como também consegue criar obras de arte através de uma base simples.
Este filme, na minha opinião, também deveria ser categorizado como Fantasia, pois apela algo sobre-humano, o que lhe dá um toque de mestre (principalmente para o "grand finale"). Tem planos espectaculares de "construção" do meio que envolve as personagens, como o plano do cacifo e da janela (percebem quando virem). Como não poderia deixar de ser, as tão características personagens do cinema asiático, alucinantes.
Quero ainda de deixar um comentário acerca do facto deste realizador focar sempre problemas familiares, dos mais variados tipos (desde os mais discutidos a grandes tabus que, possivelmente, a maioria das pessoas não se lembra da possibilidade de existirem; a outros mais usuais), sempre polémicos e preocupantes. De todos os seus filmes que vi, não houve um que não focasse problemas familiares (ou será que já procuro esse padrão??).
Resumindo, adoro o trabalho deste realizador e, sendo este um filme muito bom, é o "menos bom" da trilogia, valha o que isso valha.
Última edição por etiko em 17 jun 2013, 16:46, editado 1 vez no total.