Acordo Ortográfico

Qualquer tema não coberto pelas outras categorias

Moderador: jamlvs

Responder
LGuilhas
Newbie
Registado: 09 dez 2006, 00:00

Mensagem por LGuilhas » 28 out 2011, 01:07

tellos0 Escreveu:
LGuilhas Escreveu:Sim porque é uma regra claríssima e que traduz na grafia exactamente a forma como as palavras são pronunciadas (talvez do outro lado do atlântico)
Portanto, acabam de te explicar que se trata de uma regra da língua portuguesa e mesmo assim insistes que é brasileiro? Sim, como todas as regras, haviam exceções, que vão acabar. Deal with it!
É uma regra introduzida agora e que não faz sentido nenhum.

Falas como se fosses dono da razão mas não achas estranho serem só duas pessoas que se manifestam a favor deste AO?

Pela minha experiência das pessoas que conheço, há os que se opõem e há os que não se importam mas não conheço pessoalmente ninguém a favor...

Ps E favor não baixar o nível.
n0Te
Subtitle Master
Subtitle Master
Registado: 23 jun 2007, 00:00

Mensagem por n0Te » 28 out 2011, 08:24

tellos0, o dito staff do LegendasDivx está atento a tudo o que se passa, até agora não vi nada que precisasse de uma intervenção.

Cada utilizador deu a sua opinião relativamente ao assunto que está a ser debatido, e como tal, cada um tem que a aceitar, caso queira contra-argumentar que o faça de forma saudável e respeitosamente e não de forma sarcástica.

Respeita para seres respeitado.

:wink:
tellos0
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 03 abr 2005, 00:00

Mensagem por tellos0 » 28 out 2011, 15:03

LGuilhas, dono da razão? Não, nem por sombras. E não tenho problemas nenhuns em admitir que estou errado, quando o estou. Agora, tu dizes que a regra é nova (presume-se que partes do pressuposto que veio com o AO) mas isso não é verdade.

O problema disto tudo é que os argumentos de quem está contra não são propriamente argumentos: ah e tal, perde-se a identidade, ah e tal, perde-se a riqueza da língua, ah e tal, estamos a dar o cu aos brasileiros, ah e tal, quem defende o AO é urso... Pá, por amor de Deus, e que tal suportar esses ditos argumentos com algo sólido e não apenas frases/expressões/chavões atirados para o ar?

Em todo o caso, n0Te, aconselho-te a leres a última da segunda página deste tópico, É que, tanto quanto sei, usar ironia ou sarcasmo ou até mesmo escárnio não é ofensivo nem sequer é pejorativo. É que se aquilo que o Emanell escreveu não é uma nítida falta de respeito (que, apesar da vossa atenção, passou-vos ao lado!), começarei a responder em todos os tópicos de anúncio de tradução de legendas usando as palavras dele.

Podes não gostar de mim, podes não gostar da forma como falo ou exponho as minhas posições. Azar. Mas, como membro do staff de um site, a tua principal obrigação e dever é zelares pelo bom funcionamento do mesmo e isso engloba tratares de qualquer falta de respeito, mais grave ou menos grave, de uns users para com os outros. Mas pronto, digamos que não é nada que me espante (daí ter dito o que disse na minha resposta ao Emanell).
n0Te
Subtitle Master
Subtitle Master
Registado: 23 jun 2007, 00:00

Mensagem por n0Te » 28 out 2011, 15:39

Todos os users são tratados de forma igual por cá, aqui ninguém tem nada contra ti. (Pelo menos eu que nem sequer te conheço de lado algum. Também não sou pessoa de fazer juízos de valor.)

A discussão é saudável desde que haja bom-senso e respeito.

Agora esses comentários sarcásticos começam a ficar muito fora de moda...

Inté.
Serjikal
User
User
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por Serjikal » 29 out 2011, 07:02

Emanell69 Escreveu:tellos0 vai para casa ter com teu amante brazileiro e deixa os verdadeiros portugueses em paz.
Mas que enorme contribuição para o tópico. Belo exemplo de um post respeitador e cordato. Muito bem.

@LGuilhas: se calhar se as pessoas conhecessem minimamente o AO e se deixassem de nacionalismos bacocos não haveria tanta celeuma. Eu também já estive desse lado da barricada mas depois lá me informei melhor.
Moroska
Newbie
Registado: 15 mai 2005, 00:00

Um cê a mais...

Mensagem por Moroska » 30 out 2011, 14:08

Quando eu escrevo a palavra ação, por magia ou pirraça, o computador retira automaticamente o C na pretensão de me ensinar a nova grafia.

De forma que, aos poucos, sem precisar de ajuda, eu próprio vou tirando as consoantes que, ao que parece, estavam a mais na língua portuguesa.

Custa-me despedir-me daquelas letras que tanto fizeram por mim.

São muitos anos de convívio.

Lembro-me da forma discreta e silenciosa como todos estes CCC,s e PPP,s me acompanharam em tantos textos e livros desde a infância.

Na primária, por vezes gritavam ofendidos na caneta vermelha da professora: não te esqueças de mim!

Com o tempo, fui-me habituando à sua existência muda, como quem diz, sei que não falas, mas ainda bem que estás aí.

E agora as palavras já nem parecem as mesmas.

O que é ser proativo?

Custa-me admitir que, de um dia para o outro, passei a trabalhar numa redação, que há espectadores nos espetáculos e alguns também nos frangos, que os atores atuam e que, ao segundo ato, eu ato os meus sapatos.

Depois há os intrusos, sobretudo o R, que tornou algumas palavras arrevesadas e arranhadas, como neorrealismo ou autorretrato.

Caíram hifenes e entraram RRR,s que andavam errantes.

É uma união de facto, e para não errar tenho a obrigação de os acolher como se fossem família. Em 'há de' há um divórcio, não vale a pena criar uma linha entre eles, porque já não se entendem.

Em veem e leem, por uma questão de fraternidade, os EEE,s passaram a ser gémeos, nenhum usa ( ^^^) chapéu.

E os meses perderam importância e dignidade; não havia motivo para terem privilégios; assim, temos janeiro, fevereiro, março, são tão importantes como peixe, flor, avião.

Não sei se estou a ser suscetível, mas sem P, algumas palavras são uma autêntica deceção, mas por outro lado é ótimo que já não tenham.

As palavras transformam-nos.

Como um menino que muda de escola, sei que vou ter saudades, mas é tempo de crescer e encontrar novos amigos.

Sei que tudo vai correr bem, espero que a ausência do C não me faça perder a direção, nem me fracione, e nem quero tropeçar em algum objeto.

Porque, verdade seja dita, hoje em dia, não se pode ser atual nem atuante com um C a atrapalhar.

Só não percebo porque é que temos que ser NÓS a alterar a escrita, se a LÍNGUA é NOSSA ? ! ? ! ?

E como não percebo continuo a escrever tal como aprendi... ninguém me pediu opinião...

Autor desconhecido
tellos0
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted

Mensagem por tellos0 » 30 out 2011, 17:36

Continuo a adorar o facto de se pensar que esta alteração é uma imposição dos brasileiros ou com o facto de se sentirem tão ultrajados e incomodados por não ter havido uma consulta popular, tipo referendo ou votação através do envio de SMS ou ligando para um número. Como disse o Serjikal, informem-se.
Moroska
Newbie
Registado: 15 mai 2005, 00:00

Mensagem por Moroska » 30 out 2011, 18:59

Pergunte aos espanhóis se andam a fazer acordos com os mexicanos em relação à própria língua.
É uma questão de mentalidade...o espanhol com orgulho de o ser e sem complexos de inferioridade, os portuguesinhos com os habituais complexos de inferioridade e atitude de pequenez face ao mundo. Governos corruptos e de mentalidade baixa que infelizmente reflectem a mentalidade do povo que é deixar andar. Falta educação.
No fundo e na minha opinião estes acordos são um (pequeno) exemplo das atitudes que levaram este pais a estar na merda que esta hoje

Nota: espero que tenha gostado do texto..é bastante interessante e reflecte o sentimento de muita gente ou pelo menos o meu.
tellos0
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted

Mensagem por tellos0 » 30 out 2011, 22:48

Se os espanhóis, os franceses, os ingleses e os demais povos deste mundo tivessem AOs, vocês já passariam a gostar ou apenas usam esse "argumento" porque vos convém, apesar de não ter qualquer lógica associada a ele?

E sim, gostei do texto, não tenho nada contra. É a opinião de quem o escreveu. Mas também é um claro exemplo de alguém que não se informou corretamente, como já expliquei antes.

E, já agora, a título de exemplo, onde estavam vocês todos quando se introduziram as letras K e W na língua portuguesa? Não ouvi ninguém queixar-se de sentimentos de inferioridade, de falta de patriotismo, de começarmos a falar como os ingleses e de outras quaisquer "razões" estúpidas e sem sentido.
LGuilhas
Newbie
Registado: 09 dez 2006, 00:00

Mensagem por LGuilhas » 31 out 2011, 04:25

tellos0 Escreveu:Se os espanhóis, os franceses, os ingleses e os demais povos deste mundo tivessem AOs, vocês já passariam a gostar ou apenas usam esse "argumento" porque vos convém, apesar de não ter qualquer lógica associada a ele?

E sim, gostei do texto, não tenho nada contra. É a opinião de quem o escreveu. Mas também é um claro exemplo de alguém que não se informou corretamente, como já expliquei antes.

E, já agora, a título de exemplo, onde estavam vocês todos quando se introduziram as letras K e W na língua portuguesa? Não ouvi ninguém queixar-se de sentimentos de inferioridade, de falta de patriotismo, de começarmos a falar como os ingleses e de outras quaisquer "razões" estúpidas e sem sentido.
Defendes ardentemente o AO (és a única pessoa que conheço que o faz) mas o teu argumento passa sempre por desvalorizar o dos outros (nacionalistas, patriotas, xenófobos) mas a verdade é que todos os outros (os que procuram dar um contributo válido a esta discussão) apresentam algum tipo de argumento (nem que seja o orgulho em ser português) mas o teu argumento é "Eu gosto do AO porque foi aprovado e vocês são uns incultos e as vossas razões estúpidas porque não se informaram correctamente".

Mas a que tipo de informação tiveste tu acesso que todos nós não conseguimos encontrar? Achas mesmo que és a única pessoa neste país com acesso à informação? Ou será que só tu a sabes interpretar?

Se esta revisão adviesse de uma evolução natural da língua creio que faria sentido mas sendo uma imposição política com interesses económicos até seria suportável se não fosse uma violação de um símbolo nacional.

E os K's e os W's a que te referes entraram na nossa língua por via de estrangeirismos que resultaram do fenómeno crescente da globalização (jargão bonito e tão cliché certo?). A verdade é que a introdução destas letras não veio (tanto quanto sei) destruir vários séculos de evolução natural da língua (acho que não escrevíamos Quetchup dantes correto?).

Porque não apresentas um argumento válido (obviamente que não seja as justificaçãoes tradicionais do acordo porque se entramos por aí nunca mais paraos de contra argumentar).

Ah e não vale contrar argumentar mandando os outros informarem-se...
Responder