Tendo em conta todas estas discussões que se têm desenvolvido em vários sítios da Internet, nomeadamente o IMDb, penso que poderíamos fazer o mesmo aqui, visto que o filme, ao estilo de Nolan, deixa muito em aberto, que só pode ser compreendido através da construção de teorias. Algumas têm sido formuladas, especialmente para explicar o funcionamento de alguns processos, pois, como é característico do director, nem tudo nos é dado de mão beijada.
Partindo do princípio que, realmente, o enredo é suposto ser uma construção complexa e lógica, propunha que fizéssemos uma lista de alguns pressupostos "teóricos" que podem, eventualmente, estar na base de muitos dos processos do filme que têm gerado alguma confusão, tentando sempre suportar a apresentação desses pressupostos com citações do filme ou descrição de cenas específicas. Contudo, poderá ser uma simples construção colectiva, uma teoria, que, como tal, poderá ser apenas provisória e nada nela deverá ser extremista. Não sejamos como os "críticos" americanos que, quando não compreendem um filme à primeira ou lhes apresentam um enredo de simples compreensão, simplesmente catalogam o filme como "mau". Também não estamos aqui para salvar o filme: apenas para tentar explicar algumas coisas.
Escusado será dizer que o que se segue contém SPOILERS e, portanto, quem tenciona ver o filme pela primeira vez não deverá continuar a ler, senão não poderá chegar a conclusões sobre o filme por si mesmo.
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--Nota por jamlvs--
O texto foi colocado a branco para evitar ao máximo o Spoiler. Quem quiser ler, terá que seleccionar o texto.
FACTOS SUPOSTOS:
- Existem 3 níveis de sonho + limbo;
- Sem o sedativo, para se voltar ao nível anterior de sonho, é necessário um simples "empurrão", ou seja, fazer com que a pessoa tenha a sensação que vai a cair no nível de sonho anterior;
- Sem o sedativo, morrer-se num dos níveis de sonho ou limbo fará com que a pessoa desperte;
- Com o sedativo, pode voltar-se até ao nível 1, passando de nível para nível através de uma possível combinação de "empurrões", um no nível para o qual se quer regressar e um no nível em que se encontra;
- Se se morrer num dos níveis de sonho, com o sedativo, não se desperta, pois o sedativo funciona como uma barreira que impede a pessoa de regressar à realidade, e, portanto, a pessoa vai parar ao limbo;
- Para se sair do limbo, é necessário ter-se consciência que se está num sonho e matar-se. Isto fará com que a pessoa regresse ao nível 3 (a Ariadne passa do limbo para o nível 3, depois de se matar; o Fischer, idem aspas);
- Quando se dá uma alteração num dos níveis anteriores, essa mesma alteração parece ser sentida no nível seguinte, como é o caso de perda de gravidade no nível 2 gerada pelo despiste da carrinha. Contudo, e contrariamente ao que anteriormente foi mencionado, o início da queda da carrinha parece influenciar o nível 3, provocando uma avalanche. Sinceramente, também ainda estou a tentar perceber isto.
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CASOS ESPECÍFICOS QUE PODEM SER EXPLICADOS À LUZ DESTES PRESSUPOSTOS:
- Para se sair do limbo, como já foi dito, é necessário que se tenha "corpo" vivo num dos níveis anteriores, para se passar para esse nível. No caso do Cobb e do Saito, já no final, nenhum deles tinha "corpo" em nenhum dos níveis anteriores (nível 1 - morreram afogados; nível 2 - possivelmente, morreram no embate do elevador; nível 3 - morreram no desmoronamento do forte). Assim, como a cena do limbo do Saito dá a entender, ambos se mataram. Como não tinham corpo em nenhum dos níveis anteriores, transitaram directamente para a realidade;
- Como já anteriormente dito, a Ariadne, para sair do limbo, mata-se, pois o tempo urge devido à queda da carrinha. Se eles não chegassem a tempo à carrinha, acabariam por morrer afogados, indo parar ao limbo partilhado, um local especialmente temido por ter sido unicamente construído pelo Cobb e pela Mal. Suponho que é esse o maior perigo do limbo. A Ariadne salta, e passa para o nível 3. No nível 3 já têm que se dar dois empurrões, em simultâneo, devido ao sedativo. Assim, tanto ela como os demais (excepto o Cobb e o Saito, que se encontram presos no limbo) para voltarem ao nível 2 necessitam da combinação do impulso dado pelo desmoronamento do forte e do início da queda do elevador. Para chegarem ao nível 1, também parece ser necessária a acção simultânea de dois empurrões: o do embate do elevador e o do embate da carrinha na água;
- O Saito morre no nível 1. Devido ao sedativo, não pode regressar à realidade e, portanto, vai parar ao limbo. O Fischer morre no nível 3, indo também parar ao limbo. Contudo, os casos são diferentes. Enquanto se poderia reanimar o Fischer no nível 3, para completar a missão, e poder mandá-lo para o nível 2, e 1, consequentemente, pois o seu corpo não se encontra lesionado em nenhum desses dois níveis. Já o do Saito poderia ser temporariamente reanimado, mas não poderia regressar ao nível anterior, a realidade, devido à acção do sedativo;
PERGUNTAS FREQUENTES E POSSÍVEIS RESPOSTAS
O final é um sonho ou faz parte da realidade?
Pelo que nos é dado a conhecer sobre o funcionamento dos totens ao longo do filme, nos sonhos, eles giram infinitamente, sem sequer "balançarem". Por isso, se for bem reparado, o totem do Cobb balança no final, mesmo antes do corte. Isto pode significar que o que ali é apresentado é a realidade. Sim, não temos a completa certeza que o totem pára, mas sabemos que ele parece começar a balançar, levando-nos a pensar que poderá ser a realidade. Este efeito de incerteza, é certamente propositado, pelo director, para nos deixar na dúvida, ou para, indo mais longe na especulação, deixar-nos sem saber o que é realidade e sonho, como o que o Cobb fez à Mal.
Porque é que o Saito envelhece tanto, e o Cobb não, na cena do limbo?
Porque o Cobb vai parar ao limbo depois do Saito, e o tempo que passa no nível 3 corresponde a um maior espaço de tempo no nível 4, ou limbo. (50 anos no nível 4 = 2.5 anos no nível 3 = 1.5 meses no nível 2 = 2.3 no nível 1 = 3 horas na realidade)
Porque é que nada na sequência dos níveis de sonho parece correr como planeado?
Porque o subconsciente do Fischer estava "militarizado", não tendo a equipa conhecimento de tal facto e, por conseguinte, não estava preparada para lidar com aquela protecção.
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Ao longo do tempo, este tópico poderá ser editado, se, caso haja uma discussão sobre o seu conteúdo, chegar à conclusão que alguma da informação nele contida está incorrecta, ou menos correcta.
Cumprimentos,
Barbaro666
