Erros comuns na hifenização de palavras não hifenizadas
Moderador: jamlvs
-
- Newbie
- Registado: 31 ago 2005, 00:00
Erros comuns na hifenização de palavras não hifenizadas
Tenho reparado que, não obstante a generalidade das legendas serem de muito boa qualidade, existe um tipo de erro ortográfico que se repete, a meu ver, demasiadas vezes. Acontece na conjugação de alguns verbos na primeira pessoa do plural. Se bem que, em alguns dos casos, a versão hifenizada existe, a pronunciação e o significado são diferentes. Exemplos:
nós "ter-mos" quando deveria estar nós "termos"
nós "encontra-mos" em vez de nós encontramos
se não "procurar-mos" em vez de se não procurarmos
etc...
Se não conseguiram perceber a diferença, aconselho um bom prontuário gramatical...
nós "ter-mos" quando deveria estar nós "termos"
nós "encontra-mos" em vez de nós encontramos
se não "procurar-mos" em vez de se não procurarmos
etc...
Se não conseguiram perceber a diferença, aconselho um bom prontuário gramatical...
-
- Subtitle Addicted
- Registado: 11 nov 2004, 00:00
Ainda assim acho mais imperdoável aqueles que não existem na língua portuguesa. Devia ser de senso comum quando se traduz um filme, passar a legenda final por um corrector ortográfico. Coisas ABOMINÁVEIS como "fizes-te" ou "tives-te" não apareceriam. Os que referenciaste não seriam acusados, pois existem essas palavras. O que é triste é que essas pessoas que não sabem português em condições são as das POUCAS dispostas a traduzir. Pergunto-te quantas legendas já traduziste de raíz. O que dá trabalho é corrigir a sintaxe, portanto desde que a sintaxe esteja razoável, continuaem a mandar esses erros.
-
- Newbie
- Registado: 31 ago 2005, 00:00
As minhas desculpas. Solicito a quem possua os meios para tal que apague este tópico. Obrigado.Gold Escreveu:Já discutido aqui, mas quem comete esses erros ainda não leu o tópico.
- joazito
- Site Admin
- Registado: 03 nov 2004, 00:00
-
- Power User
- Registado: 20 nov 2004, 00:00
Concordo plenamente. Até porque nunca é demais discutir assuntos pertinentes como escrever correctamente a Língua Portuguesa.joazito Escreveu:Eu tenho poderes para tal, mas a mim não me chateia nada haver vários tópicos sobre o assunto. Até me parece saudável remexer em debates antigos com sangue novo de vez em quando.

Seeing is not believing.