Notas das legendas - Revisão ao sistema!

Qualquer tema não coberto pelas outras categorias

Moderador: jamlvs

Bloqueado

Qual a melhor maneira de classificar as legendas?

1 a 10
16
70%
1 a 5
7
30%
Outras (Deixe uma mensagem)
0
Sem votos

Total de votos: 23
user
Newbie
Registado: 16 nov 2004, 00:00

Notas das legendas - Revisão ao sistema!

Mensagem por user » 13 set 2005, 11:28

Penso que o sistema de votos é precário e devia ser revisto, a começar pelas avaliações que deviam passar a ser de 1 a 5, visto que não há muitos factores a conjugar para decidir se as legendas estão boas...

- Ortografia
- Coerência
- Sincronização
- Detalhes (sem duplos espaços, reticências com quatro pontos, etc)

Assim ficava mais fácil e apropriado para as pessoas decidirem um voto.
joazito
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 13 set 2005, 15:22

Estás a dizer que achas que a votação devia ser dividida nessas categorias?
Triple_X
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por Triple_X » 13 set 2005, 18:30

dividir até era boa ideia. Mas só em tradução, ortografia e sincronização.
Bruness
Moderador
Registado: 06 nov 2004, 00:00
Contacto:

Mensagem por Bruness » 13 set 2005, 20:04

Bah...
Continua à com a ideia de 2 votações.
Uma pelos Users.
E outras pelos moderadores, Admnistradores do site...
user
Newbie

Mensagem por user » 14 set 2005, 14:17

joazito Escreveu:Estás a dizer que achas que a votação devia ser dividida nessas categorias?
Alo!

Não, estava a dizer que existem essas categorias (e talvez mais nenhum aspecto) a avaliar quando se pensa na nota que vamos dar a umas legendas.

O que faz que de 1 a 10 seja muito disperso enquanto se o maximo fosse 5 (votos de 1 a 5) até seria mais facil escolher a nota que haviamos de dar.

As legendas talvez ficassem melhor avaliadas.
Gold
User
User
Registado: 07 nov 2004, 00:00

Mensagem por Gold » 14 set 2005, 15:39

Não é a passagem de 1 a 10 para 1 a 5 que vai corrigir o problema da votação de legendas. O problema está no que um utilizador considera uma boa legenda e no que outro utilizador já considera uma boa legenda. Dado as diferenças subtis que muitas versões de legendas apresentam a votação de 1 a 10 tem vantagem sobre a de 1 a 5.

E se é para alterar a forma como as votações funcionam, na minha opinião terá de ser para a dividir num votação geral e numa outra votação para moderadores e administradores, como o bruness referiu.

Independentemente da escala, uma votação não é justa se houver pessoas que não sabem avaliar uma legenda. E considerando que as pessoas que mais precisam de legendas são aquelas que não percebem a língua original, até que ponto é justo ter essas pessoas a avaliar uma tradução... E no caso da legendagem também há aí muita boa gente que não sabe o que é correcto em termos de legendagem.
MrBean
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por MrBean » 14 set 2005, 15:44

Pessoalmente, acho que devia ficar como está, ié de 1 a10.
Era de acrescentar um comentário à votação para se saber o porquê da nota assim como quem votou. de facto é muito fácil votar numa legenda uma nota que a deita a baixo. Se vale 9 e eu votar 1 a nota vai logo para 5, o que pode não reflectir o verdadeiro valor da legenda.
Quanto à ideia de dividir as votações em duas partes, users / moderadores, admin...,
não é má de todo porque sabemos que à partida a votação é sempre bem ponderada.
Tenho dito.
joazito
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 14 set 2005, 17:58

Eu à partida não vou mudar de 1 a 5. Mas concordo plenamente tal como está é muito raro podermos ter uma opinião bem (in)formada sobre qual de entre 2 legendas é a melhor. Uma das minhas sugestões é, em vez de se terem avaliações absolutas, poder-se passar a dar valores à comparação entre 2 legendas específicas do mesmo filme. Ou melhor, não é uma sugestão, é mais uma ideia que não sei se será boa ou não. A debater.
user
Newbie

Mensagem por user » 14 set 2005, 22:28

Gold Escreveu:Dado as diferenças subtis que muitas versões de legendas apresentam a votação de 1 a 10 tem vantagem sobre a de 1 a 5.
Cada versão tem a sua votação(...) E não será uma "diferença subtil que vai fazer mudar o voto.. Se for, não é assim tão subtil.
Gold Escreveu: E se é para alterar a forma como as votações funcionam, na minha opinião terá de ser para a dividir num votação geral e numa outra votação para moderadores e administradores, como o bruness referiu.
Eu dou a importância ao meu voto e acho que sou bom avaliador não concordo com essa divisão contudo só saberemos experimentando.
Gold Escreveu:E considerando que as pessoas que mais precisam de legendas são aquelas que não percebem a língua original, até que ponto é justo ter essas pessoas a avaliar uma tradução.
Eu falo bem inglês e vejo filmes com legendas, e penso que assim será com a maioria.
Gold Escreveu:E no caso da legendagem também há aí muita boa gente que não sabe o que é correcto em termos de legendagem.
Basta saberem ler e cada um à sua maneira saberá se a legenda lhe agradou se a maioria inflar uma votação devido a pouco conhecimento é justo, porque tambem é a maioria que vai recorrer às legendas com o mesmo critério de procura.
Gold
User
User
Registado: 07 nov 2004, 00:00

Mensagem por Gold » 14 set 2005, 23:50

user Escreveu: Eu falo bem inglês e vejo filmes com legendas, e penso que assim será com a maioria.
Sinceramente duvido muito que se passe isso com a maioria.
user Escreveu: Basta saberem ler e cada um à sua maneira saberá se a legenda lhe agradou se a maioria inflar uma votação devido a pouco conhecimento é justo, porque tambem é a maioria que vai recorrer às legendas com o mesmo critério de procura.
Depende do ponto de vista do administrador. Se quer ter legendas avaliadas como boas porque são de facto legendas de qualidade ou se quer legendas avaliadas como boas porque simplesmente à grande parte das pessoas logo que apareçam legendas quando uma personagem fala é o que interessa.

E agora dirigindo-me à possível maioria de pessoas que percebem inglês... bem podiam contribuir com mais legendas e de melhor qualidade.

E voltando à questão de uma votação de 1 a 5 ou de 1 a 10. Não estou a ver como uma possível redução de escala se traduza numa votação mais correcta. Pode ser só a minha opinião, mas em termos de avaliação penso que quanto maior a escala, mais precisa ela é.
Bloqueado