A Pirataria

Qualquer tema não coberto pelas outras categorias

Moderador: jamlvs

Bloqueado
bulls23
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 17 dez 2004, 00:00

A Pirataria

Mensagem por bulls23 » 17 jan 2008, 03:36

A abertura deste tópico no fórum parte de um pequeno debate, iniciado no shout, onde não fui capaz de deixar de exprimir a minha opinião.

Este site não é porventura o local ideal para falar sobre este tema, espero que ao fazê-lo não esteja de alguma forma a violar as regras do mesmo.

Muito se tem falado da chamada “pirataria”, cópias de software, jogos, filmes, musica etc.

É sem dúvida algo que tomou conta do mundo da Internet, e não vale a pena negar que já acedemos a material considerado ilegal, ainda que de forma totalmente desinteressada e por mero acaso (ou se calhar não).

Como é evidente, sou completamente contra este tipo de actividade, mas também tenho a noção que o seu aparecimento e proliferação pode ter sido fruto de um descontentamento relativamente à qualidade do “produto” que todos os dias nos é vendido, e que muitas vezes não corresponde à expectativa criada.

Infelizmente, e como todos sabem, a pirataria é hoje um negócio (ilegal) que movimenta milhões, e que está a ser combatido a fim de proteger os direitos de autor.

A ideia é cada um dar a sua opinião sobre este assunto, e talvez falar das causas e forma de acabar com esta actividade.

Deixo aqui o meu contributo.

Causas:
O “produto” original está a ser disponibilizado a preços exorbitantes;
A qualidade do seu conteúdo nem sempre corresponde àquilo que nos foi "vendido";
O cliente não têm hipótese de reclamar e ser compensado, logo, prefere não arriscar;
Sacar da Internet é bem mais barato do que comprar, e o Português agradece.

Formas de acabar com a pirataria:
Baixar o preço dos produtos;
Oferecer menos quantidade e mais qualidade;
Os direitos do consumidor têm de ser protegidos de uma forma mais evidente;
Proibir a venda de viaturas ligeiras de carga e fechadas (furgões), em particular de cor branca e vidros “tapados” com papel autocolante da mesma cor.
mike31
Newbie
Registado: 17 mar 2005, 00:00

Mensagem por mike31 » 17 jan 2008, 18:15

Um tópico sem dúvida interessante, mas receio, segundo as regras, que não seja o lugar adequado para o discutir. Mas enfim, aqui vai o meu comentário:

Também sou contra esse tipo de actividade e até às vezes prefiro pagar os ditos 5¤ para assistir um filme numa sala de cinema, mas face a especulação e por vezes a alguma publicidade enganadora do filme nem valem essa ida ao cinema...

Por isso às vezes, antes de tirar um filme, passo pelo site do imdb para ver se sequer vale a pena. Mas isto tb é relativo, pq os valores indicados lá nem sempre correspondem a nossa interpretação do próprio filme, por exemplo: às vezes encontramos filmes com um rating de 4.0 e por aí adiante, mas na volta o filme revela-se interessante e merece a nossa atenção...

Quanto às tuas causas e formas de acabar com a pirataria, são todas viáveis mas se fosse para escolher seriam estas:

Causa:
O “produto” original está a ser disponibilizado a preços exorbitantes;

Formas de acabar com a pirataria:
Baixar o preço dos produtos;

Isto pq sou adepto da lógica da economia, e é claro que se o produto for vendido a baixo custo terá mais saída independentemente de ter ou não qualidade e até talvez venha retirar um pouco daquela importância que é dada aos direitos de autor...
rBf
Newbie
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por rBf » 17 jan 2008, 22:18

Não penso porque não poderemos debater um assunto como gente grauda. Não indicamos fontes de pirataria, não incentivamos a prática, não fazemos nada de errado a não ser expressarmo-nos. A única coisa que possuímos é a informação da pirataria, e isso todos nós temos mas é um direito básico.

O fenómeno da pirataria tem várias causas, mas penso que o essencial de quem dá início não é arruinar o negócio, mas sim trazer algo para a comunidade. Não se esqueçam que uma coisa é a cópia ilegal que se faz no cinema, ou a apropriação ilegal que se faz de um screener, outra coisa é a trabalhação dessa cópia.
A pirataria quer dos filmes, jogos, aplicações ou música, passa sempre por uma forma de se estar sempre à frente dos fabricantes. As races não são mais do que as teams a ver quem consegue lançar algo mais depressa e funcional. Não admira que muitos dos crackers e hackers acabem por ser contractados pelas empresas como conselheiros de segurança.

O que nos chega às mãos não é suposto chegar. Não há uma rede de distribuição criada pelas teams, o intuito deles não é a popularidade. Somehow and somewhy chega-nos às nossas mãos free-of-costs. (não é como btugas e sites semelhantes que metem-me raiva)

O que prejudica tanto a indústria cinematográfica é a proliferação de cópias pirata, não tanto a falta de afluência ao cinema. Se um filme for uma bosta completa (ver por ex: imdb top bottom) o estúdio não vai pensar que foi devido à pirataria que o filme não lucro o que custou. Não sei se me faço entender. Quem sofre bastante são as companhias de aluguer de filmes, que vão perder a sua utilidade no negócio. Porque, se dantes quem tinha 2 gravadores de VHS era rei, e tinha alta colecção, hoje em dia, todos temos um leitor de DVD e todos conhecemos as potencialidades.
No caso da música aí é sempre mais gritante, daí serem eles quem se mexe mais na luta contra a pirataria, se a houver, então a indústria vai à falência... logo é o mata-mata do amigo Scolari.

Nas aplicações e nos jogos, as teams têm sempre "if you like this app/game, buy it"
Para mim é suficiente.

O que irrita é sem sombra de dúvida quem lucra com o que gira à volta disto. Quem saca para vender, utilizando as legendas aqui do site para adicionar mais 1¤ de lucro por ter legendas. Esses sim são o verdadeiro alvo a abater na pirataria.
A distribuição e o lucro de cópias piratas é que é o grande mal disto.
Só de pensar no dinheiro que o legendasdivx possa ter gerado indirectamente em cópias piratas + legendas, faz-me arrepios.
Deveria haver forma de contornar isso, algo que limitasse o acesso do site, a quem intervém, a quem discute, a quem ajuda, a quem é activo. 12 votos, 20 comentários, 7000 hits.... imagine-se...

No sábado vou ao cinema, sugestões?
mandrongo
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 24 nov 2004, 00:00

Mensagem por mandrongo » 17 jan 2008, 23:52

Eu não tenho memória de ter comprado sequer um cd ou dvd. Tive o meu primeiro leitor de cds muito tarde. Quanto aos próprios cds, além de serem caros, o meu gosto musical resumia-se ao que passava na rádio e não havia muita gente a fazer cópias. Quando comprei computador já a net era usada para milhões de downloads ilegais

Os problemas que apresentam têm a sua lógica, mas actualmente não me parece que as soluções resultem. A grande maioria dos "piratas" já nasceu a fazer downloads, e os users que rondam os 30, cedo se aperceberam que ao fazer download de um albúm ou filme pela internet, eram mais aqueles "trocos" que sobravam no final do mês. Trocos esses que com tenra idade tanto custavam a subtrair da mesada...

Actualmente é tão banal e cómodo "sacar" tudo da internet, que as pessoas não o vão deixar de fazer... Mesmo que gostem do filme ou jogo, para quê comprar, se dificilmente irão ver o filme outra vez e se o jogo já está instalado no computador?...

Os únicos que ainda poderão ter sorte serão as editoras, pois na net as músicas estarão expostas a uma grande maioria,e normalmente quem gosta acaba por comprar o albúm.

Agora importa é definir o que é um pirata, ou quem deve ser punido pelo crime de pirataria... Pelo que se lê e ouve, piratas somos todos. Se andamos aqui em busca de legendas é porque já "saqueamos" um filme. (falta aqui um icone com olho tapado) :D

Mas tal como o rBf disse, os que metem mais nojo são os que sacam para vender, esses para mim é que deviam ser apanhados.
rBf Escreveu:No sábado vou ao cinema, sugestões?
Dando um exemplo do que aqui foi dito, ontem vi o Atonement (Expiação), está agora no cinema e está nomeado para 7 globos de ouro. Posso dizer-vos que o filme é uma seca, e não consegui acabar de ver com o sono que foi tomando conta de mim... Mas hoje devo ver o resto, não porque tenha gostado, mas porque quero perceber o que a história tem de extraordinário que justifique as nomeações...

Ir ao cinema fica muito caro e a maioria os filmes são a porcaria que se vê, mas a publicidade é tal, que parece quase inevitável não irmos ver o filme... E depois são coisas assim... Não vás ver este! :sleep:
jccr
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 25 jun 2005, 00:00

Mensagem por jccr » 18 jan 2008, 00:12

Pois eu estou farto de comprar cd's graças à pirataria. E não me refiro a cd's virgens, claro está.

Acontece que é graças à pirataria que conheci muita da música que oiço, pois, por manietação dos circuitos de distribuição, não chega à generalidade das rádios, logo é pouco conhecida. É isto que as editoras fazem de conta que não percebem, pois são estes casos que não lhe dão dinheiro. A preocupação deles não é com o facto de deixarem de vender 10 mil cópias dum disco da Regina Spektor (ao mesmo tempo que a pirataria a divulga a milhões de futuros compradores), mas sim o deixarem de vender 10 milhões dos U2 que já todos conhecem. A preocupação com o autor é hipocrisia e também há muita hipocrisia da parte dos próprios autores.

Quanto a dvd's confesso que só compro dvd's musicais e mesmo assim tem de ser daqueles artistas de eleição, dos ídolos. O preço a isso obriga.

Quanto à pirataria de filmes em dvd... Que diabo! Se todos sabemos onde eles se vendem é só mais uma manifestação do surreal que é o nosso país.

Só um aparte, quanto ao Atonement, gostos são gostos, mas por favor... É mesmo um bom filme, quanto a mim.
jamlvs
Admin
Admin
Registado: 14 nov 2004, 00:00

Mensagem por jamlvs » 18 jan 2008, 00:17

Um assunto interessante mas que não interessa falar neste site.

o Legendas é contra a pirataria como todos sabem, por isso, as vossas justificações para esse acto ilegal, não interessam nada a este site de legendas.

Fazemos legendas. Ponto final.

Vou fechar este tópico pq as coisas começam a caminhar para sítios que não interessam ao legendasdivx.

[[ ]]
Bloqueado