pessoal:
sugiro que visitem este site, assinem e divulguem:
http://www.PetitionOnline.com/naoacord/
Obrigado
Pessoal leiam e assinem isto!!!
Moderador: jamlvs
-
- Newbie
- Registado: 07 fev 2006, 00:00
-
- Power User
- Registado: 23 mai 2005, 00:00
To: Exmo. Sr. Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros Luís Amado
Exmo. Sr. Ministro Luís Amado, tivemos conhecimento que é suposto ser aprovado, até ao final do ano de 2007, o Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, nesse acordo será, alegadamente, alterado 1,6% do nosso vocabulário. Os signatários desta petição não concordam com a aprovação desse Protocolo, não querem que a Língua Portuguesa, tal como os portugueses a conhecem, seja alterada, exigimos que seja preservada a nossa Língua. Não faz qualquer sentido que este protocolo seja aprovado.
Nós não queremos escrever palavras como 'Hoje', 'Húmido', 'Hilariante' sem 'h', não queremos escrever palavras como 'Acção' sem 'c' mudo nem palavras como 'Baptismo' sem 'p' mudo. Queremos continuar a escrever em Português tal como o conhecemos agora.
E, tendo em conta o supra exposto, esperamos que o Exmo. Sr. Ministro faça com que este Protocolo não seja aprovado.
Sincerely,

Já assinei

-
- LD Supporter
- Registado: 25 jun 2005, 00:00
-
- Newbie
- Registado: 09 dez 2005, 00:00
Infelizmente parece-me que não é bem assim.Lembro-me de quando se falou neste acordo ortográfico pela primeira vez, era eu ainda bastante jovem... A "coisa" foi sempre sendo adiada e, pelo que sei, o Estado/Governo português já propôs um novo adiamento por mais uma dúzia de anos, salvo erro.

Penso que te estás a referir a isto: http://www.tsf.pt/online/vida/interior. ... =TSF185426
Pelos artigos de jornais que tenho visto no google, pare que isto é mesmo para ir para a frente.

Então mas será que eu tenho que abdicar de 1,6% da minha Língua Materna para que esta fique "Uniformizada" com as dos países onde a levámos e que depois aí sofreram uma evolução diferente da nossa? Mas será que isto tem alguma lógica na cabeça de alguém? Se isto tivesse mesmo que ir para a frente e se houvesse (ai esperem se calhar tenho que escrever "ouvesse"

Será que em Inglaterra, penso eu, o berço da Língua Inglesa, também é possível acontecer algo do género em relação aos países que adoptaram (ooops. adotaram

E porque carga de água não foi pedido a opinião pública sobre este assunto? Será por o governo brasileiro estar desejoso que este acordo seja "finalmente" posto em prática no final do ano - pudera, só verão cerca de 0,45% do seu vocabulário modificado - devido a algo que nos tenham oferecido em troca? Não me admiro nada...
Afinal parece que vivemos no mundo dos favorzinhos, especialmente se estes não afectarem os seus autores, mas as pessoas que representam, neste caso apagando todo um passado linguístico que é urgente preservar.
Em suma, bem sei que o Brasil é bem maior que nós e mais poderoso, mas será que temos que ser nós a abdicar de parte do nosso vocabulário.
Parece que estamos a assistir a uma "colonização inversa".

P.S. Espero que não pensem com isto que tenho algo contra os países de Língua Portuguesa. Tenho tudo a favor, e não quero de modo algum comparar as colonizações que foram feitas com a que referi em cima. Talvez se possam comparar numa escala de 1000:1, mas não deixa de ser possível comparar. O mais forte leva vantagem sobre o mais frágil. Enfim... é o mundo em que vivemos.
Deixo-vos alguns exemplos pelo que eu depreendi:
" Os portugueses deixarão, por exemplo, de escrever «húmido» para usar a nova ortografia - «úmido».
Desaparecem também da actual grafia em Portugal o «c» e o «p» nas palavras em que estas letras não são pronunciadas, como em «acção», «acto», «baptismo» e «óptimo»."
"Passará a escrever-se: creem, leem, deem e veem."
"Com a incorporação do «k», «w» e «y», o alfabeto deixará de ter 23 letras para ter 26."
Assinem todos a petição...
Todos os que tiverem de acordo claro.

-
- Newbie
- Registado: 02 fev 2007, 00:00
É simplesmente ridículo e impensável uma proposta deste género...
Querem acabar com a pouca identidade cultural que ainda nos resta
Sem querer ofender os Brasileiros eles que mudem, que a língua é nossa, ou então que passem a falar as americanadas que tanto gostam de utilizar e que não desvirtuem a nossa língua-mãe.
Sem querer entrar em radicalismos e nacionalismos, na minha opinião pessoas que ousam sequer pensar nisto, deviam ser alinhadas numa parede e fuziladas como ainda hoje se faz aos traidores da pátria, pessoas que, ainda por cima, estão à frente do nosso país.
É triste, e ensandece-me que existam pessoas que aceitem este protocolo como algo normal e um sinal de evolução.
Não sou nenhum velho do restelo, mas mais uma vez provamos que não temos identidade nacional, e fica dado o primeiro passo, com esta demonstração de fraqueza, para que os "nuestros hermanos" se decidam a conquistar-nos novamente...
Abraços e divulguem esta triste medida que a todos nós diz respeito, para que algo seja feito... Afinal o poder ainda é do povo e a língua é de todos nós e não de meia dúzia de energúmenos que estão no governo.
Querem acabar com a pouca identidade cultural que ainda nos resta
Sem querer ofender os Brasileiros eles que mudem, que a língua é nossa, ou então que passem a falar as americanadas que tanto gostam de utilizar e que não desvirtuem a nossa língua-mãe.
Sem querer entrar em radicalismos e nacionalismos, na minha opinião pessoas que ousam sequer pensar nisto, deviam ser alinhadas numa parede e fuziladas como ainda hoje se faz aos traidores da pátria, pessoas que, ainda por cima, estão à frente do nosso país.
É triste, e ensandece-me que existam pessoas que aceitem este protocolo como algo normal e um sinal de evolução.
Não sou nenhum velho do restelo, mas mais uma vez provamos que não temos identidade nacional, e fica dado o primeiro passo, com esta demonstração de fraqueza, para que os "nuestros hermanos" se decidam a conquistar-nos novamente...
Abraços e divulguem esta triste medida que a todos nós diz respeito, para que algo seja feito... Afinal o poder ainda é do povo e a língua é de todos nós e não de meia dúzia de energúmenos que estão no governo.