Como recuperar partição danificada?

Dúvidas sobre hardware, software, etc.

Moderador: jamlvs

Responder
mandrongo
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 24 nov 2004, 00:00

Como recuperar partição danificada?

Mensagem por mandrongo » 12 jan 2007, 12:09

Ora vivam

A partição de um dos meus discos está danificada e eu preciso recuperar o que lá tinha. Apesar de a bios reconhecer o disco, em ambiente windows não consigo ter acesso. O disco está lá, mas se "clicar" diz "disco/ficheiro corrompido/ilegivel".

Já me disseram que era possivel recuperar a partição, logo o disco voltava ao que era. Levei-o à loja onde comprei, pois está dentro da garantia, e passado 3 semanas disseram que não conseguiram recuperar nada e que o disco ia para troca. Mas eu duvido que lhe tenham sequer chegado a mexer, como o serviço não era pago para quê se chatearem? Então trouxe o disco para tentar em casa.

Já tentei com o "recover my files" e com o "easy recovery professional", mas em ambos apenas consigo recuperar os ficheiros, renomeados tipo numa listagem (ex. wordfile1, wordfile2, excelfile1,...) Ou seja, basicamente estou tramado, pois ter de andar a abrir um a um, sem contar que alguns dão erro, como os avi de filmes e séries, ou os mp3 que ficam "partidos" em vários bocados e muitos word e excel files, etc.

Da primeira vez que testei o "recover my files" andei a mexer nas opções e consegui fazer com que depois de recuperar os ficheiros, passasse para uma recuperação de partição, mas agora já não sei como o fiz... :? Na altura não deixei fazer até ao fim, por ser algo que iria demorar horas, talvez dias e depois porque não tinha espaço em disco para poder guardar o recuperado.

Não sei se alguém está familiarizado com o problema ou software, e se acha que a possibilidade de recuperar os meus ficheiros "com vida" (chamemos-lhe assim) é superior a 0% (ou seja, o valor do meu optimismo actual)

homofobico
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por homofobico » 12 jan 2007, 16:50

Não sei se funciona, mas experimenta usar o "partition magic" para criar uma nova partição, vê se reconhece a já existente e pede para manter os ficheiros, claro que demora umas horas, mas pode resultar.

Visto que reconhece uma das partições, o disco não deve estar estragado, logo pode ser o software a não reconhecer a partição e o "Partition magic" resolve-te isso.

Atenção que não sei se resulta, mas não tendo mais opções...
fmacedo1971
Power User
Power User
Registado: 11 dez 2004, 00:00

Mensagem por fmacedo1971 » 12 jan 2007, 17:49

Boas,
Normalmente quando os sectores do disco estão danificadas o que consegues são ficheiros corrompidos, no entanto se experimentares criar uma partição de backup com o "Partition Magic" pode ser que consigas recuperar alguns ficheiros.
Não acredito que consigas recuperar muita coisa em condições porque inicialmente interrompeste um processo de recuperação. Essa interrupção pode ter levado a que mais ficheiros tenham ficado corrompidos pelo facto de a parte danificada do disco ter sido sujeita a uma leitura intensa durante a 1ª tentativa de recuperação.

O meu melhor conselho é que independentemente dos ficheiros que consigas recuperar que faças a troca do disco por um novo o quanto antes para que não te arranjem problemas.

Um abraço e boas legendas
Responder