Debate: Votos secretos, Comentários obrigatórios

Sugestões para melhorar o site

Moderador: jamlvs

iMike
Power User
Power User
Registado: 17 jan 2007, 00:00

Mensagem por iMike » 18 fev 2008, 16:23

Só ainda não me explicaram quais as "razões óbvias" para as votações serem secretas. Fora isso, tudo bem.

Toda a gente diz ah, e tal, por razões óbvias... Ou explicam o óbvio ou isto é uma conversa de surdos.

Porque para mim, óbvio, óbvio é o voto não ser secreto.

Já atrás referi, as votações neste site serem secretas faz tanto sentido como no júri da patinagem artística, ou qualquer outra coisa que se tenha de avaliar.

Mas enfim... Óbvio.

pfffffff...

:disguise:
joazito
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 18 fev 2008, 16:41

A questão das votações serem secretas tem a ver com a ausência de pressão para fazer uma votação independente. Se sabes que o teu voto é público, poderá ser-te mais difícil dar uma (merecida) pior nota.
iMike
Power User
Power User
Registado: 17 jan 2007, 00:00

Mensagem por iMike » 18 fev 2008, 17:15

OK. Não concordo. Mas aceito.
MacVieira
Newbie
Registado: 16 jan 2008, 00:00

Mensagem por MacVieira » 18 fev 2008, 19:40

Vão desculpar a "intrusão" de alguém como eu, registado recentemente, que por isso ainda anda a descobrir e aprender os meandros de um fórum como o Legendasdivx.
Reconheço utilidade na ferramenta das avaliações, pela ajuda que presta a quem procura umas boas legendas para desfrutar condignamente dos filmes que de alguma forma adquiriu.
Procurei ler as intervenções de todos sobre esta temática e a ideia com que fiquei é tudo permanecerá na mesma. Não é minha intenção criticar a administração, sei bem o que custa tentar agradar a gregos e troianos, se isso é possível. No entanto, julgo que há excessivo receio de ferir algumas susceptibilidades, algo que para mim é de difícil compreensão, não por parte da administração que está a fazer o seu trabalho que é de olhar para todos da mesma forma, mas por todos aqueles que sentiriam incomodados se as suas notas fossem tornadas publicas.
Acredito que um fórum como este, conta com a colaboração de gente abnegada e que tem como primazia a partilha do seu saber e nada mais, como tal, não ficariam melindrados com a situação.
Se servir de alguma coisa, o meu voto é favor da transparência e responsabilização de quem vota, como vota e porquê.

Obrigado a todos pelas legendas que continuam a postar, muitas delas melhores que as que vejo no cinema.
joazito
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 18 fev 2008, 20:16

Da parte de je, que faço parte da administração (é o que diz ali ao lado), não podia estar menos preocupado com o ferir susceptibilidades com esta questão. Não é que tenha o poder de decisão, mas se eu ficasse convencido que o MAIS JUSTO era abrir as votações (o que pode acontecer), queria lá saber que isso fosse uma opção pouco popular perante alguns.
MacVieira
Newbie
Registado: 16 jan 2008, 00:00

Mensagem por MacVieira » 18 fev 2008, 21:15

joazito Escreveu:Da parte de je, que faço parte da administração (é o que diz ali ao lado), não podia estar menos preocupado com o ferir susceptibilidades com esta questão. Não é que tenha o poder de decisão, mas se eu ficasse convencido que o MAIS JUSTO era abrir as votações (o que pode acontecer), queria lá saber que isso fosse uma opção pouco popular perante alguns.

Não podia ser mais explicito, fico satisfeito por saber.
Obrigado.
Seytan
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 08 dez 2005, 00:00

Mensagem por Seytan » 18 fev 2008, 22:09

eu já defendi tornar as votações públicas, mas agora defendo o contrário...poderia ter muitos pontos positivos, mas teria alguns negativos q iriam "destabilizar" por completo o site...falam em votos por vingança, sei o q isso é, já tive alguns, mas esses n íam acabar, em vez de darem um 1 ou 2, começavam a dar um 5 ou 6 e aí os tradutores n se podiam "queixar" muito...

agora concordo que o tradutor tnha acesso ao nr de votos como já referiram aqui;
votos 1= xx
votos 3= xx; etc...

e ainda sugeria algo, que nas legendas houvesse um "botão" para "denunciar ao moderador"...isto para casos em q o tradutor ou mesmo algum user acha-se que havia algo de errado com a legenda...como acontece em vários Foruns, têm sempre um botão para se denunciar algo à moderação...assim evitava de dar BAD por certas razões q podem levantar "problemas" ao user q dê o BAD.
jamlvs
Admin
Admin
Registado: 14 nov 2004, 00:00

Mensagem por jamlvs » 19 fev 2008, 00:58

A Administração tem:

- Um sistema que faz a verificação geral (todos os utilizadores) da media. Se um utilizador dá 1 ou 2 valores numa legenda de 8 /9, o sistema avisa-nos.

Possibilidade de ver os votos de todas as legendas e de todos os utilizadores.

A Administração faz:

Ouve quando um tradutor diz que a média da sua legenda baixou (geralmente derivado de um voto de 1/2 valores)

Verifica quem deu o valor a baixo da média e verifica a média de votos desse utilizador.

- Caso seja um utilizador com tendência a boicotar legendas (temos ai alguns para empalar em praça publica brevemente) é imediatamente banido do site e avisado via e-mail.

- Caso seja um utilizador com apenas um voto mal dado (entenda-se fora da média) é enviado um e-mail para justificar o seu voto. Claro que se não responder, acaba também com um ban temporário.

Este é um sistema movido a tracção animal... Ou seja, tem que ser tudo feito "à lá pata".

Como este sistema actual já dá um trabalho do caraças e tem vindo a dar frutos, não consigo realmente perceber o que é que que vai melhorar em termos práticos (entenda-se, que muda algo) com a publicação dos votos.

Da minha parte não há muito mais para dizer... Apenas acho que isto é chover no molhado visto que ainda ninguém deu um motivo válido para a publicação dos votos. Espero que agora com a justificação do que se faz realmente, entendam que o sistema está bem como está.

[[ ]]

"LegendasDivx.com - Somos pelos Tradutores"
bulls23
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 17 dez 2004, 00:00

Mensagem por bulls23 » 19 fev 2008, 01:36

Caso seja um utilizador com tendência a boicotar legendas (temos ai alguns para empalar em asta publica brevemente)
Adorei!!!

jamlvs, ninguém está a criticar o sistema actual (penso eu), a ideia é tornar tudo ainda mais simples.
Tal como dizes, o sistema actual é movido a "tracção animal", e o trabalho de fiscalização está todo em cima da administração.
Ora, isto pode ser melhorado e os processos agilizados.

O tornar público quem foi o responsável por cada voto, concordo, não é benéfico. Às páginas tantas teríamos em mãos uma verdadeira guerra, com cada um à procura de vingança porque o utilizador X deu uma nota baixa às suas legendas. Isso seria o caos.

Mas penso que parte do trabalho que agora é feito pela administração, pode ficar a cargo dos utilizadores, isto sem revelar nomes mas disponibilizando a todos determinadas ferramentas que hoje só podem ser utilizadas pelos administradores.

Como é evidente, o poder de intervenção continuaria a cargo da administração, mas esta deixaria de ter necessidade de "policiar" tudo o que é movimentos no site.

No fundo os utilizadores passariam a ser os polícias, e a administração o tribunal.

Mas isto é como tudo na vida, só muda quem acha que está mal.
E se administração sente que as coisas estão como devem ser, então não há nada para mudar.
FragaCampos
Power User
Power User
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por FragaCampos » 19 fev 2008, 16:03

MacVieira Escreveu:Vão desculpar a "intrusão" de alguém como eu, registado recentemente, que por isso ainda anda a descobrir e aprender os meandros de um fórum como o Legendasdivx.
Reconheço utilidade na ferramenta das avaliações, pela ajuda que presta a quem procura umas boas legendas para desfrutar condignamente dos filmes que de alguma forma adquiriu.
Procurei ler as intervenções de todos sobre esta temática e a ideia com que fiquei é tudo permanecerá na mesma. Não é minha intenção criticar a administração, sei bem o que custa tentar agradar a gregos e troianos, se isso é possível. No entanto, julgo que há excessivo receio de ferir algumas susceptibilidades, algo que para mim é de difícil compreensão, não por parte da administração que está a fazer o seu trabalho que é de olhar para todos da mesma forma, mas por todos aqueles que sentiriam incomodados se as suas notas fossem tornadas publicas.
Acredito que um fórum como este, conta com a colaboração de gente abnegada e que tem como primazia a partilha do seu saber e nada mais, como tal, não ficariam melindrados com a situação.
Se servir de alguma coisa, o meu voto é favor da transparência e responsabilização de quem vota, como vota e porquê.

Obrigado a todos pelas legendas que continuam a postar, muitas delas melhores que as que vejo no cinema.
Mais um romântico como eu.

O problema não existe apenas neste site. Existe em todo o lado e chama-se: "Inexistência se sentido de responsabilidade e/ou respeito".
A implementação desta medida iria reduzir votações mal dadas ou mal intencionadas, pelo simples motivo que eu já referi, a visibilidade.
Mais, com as ferramentas que a administração diz ter ao seu dispor para verificar este tipo de situações, esta seria apenas mais uma. Mais fácil de identificar os problemas, e um dissuasor para os engraçadinhos.
Parece-me a mim que iria existir realmente um problema, que é o facto de as pessoas não gostarem de uma crítica, de uma sugestão, ou de uma nota que realmente esteja bem dada, mesmo que seja contrária às outras 20 ou 30 que já foram atribuídas.

Queria ainda frisar que nunca tive problemas com votações. Nunca me queixei de nenhuma e quando voto, não o faço porque sim. Mas se formos contar as queixas que existem aqui no fórum, de votações mal dadas, de vingaçazinhas e comentários pouco dignos da língua portuguesa, talvez se pudesse experimentar outra alternativa para acabar com este vale de lágrimas.
Sou defensor da transparência, porque é ela que propicia a responsabilidade e o respeito.

Já agora, e quanto ao editar o texto relativo à legenda por parte do uploader?
Responder