Notas das legendas - Revisão ao sistema!
Moderador: jamlvs
-
- Newbie
- Registado: 16 nov 2004, 00:00
Notas das legendas - Revisão ao sistema!
Penso que o sistema de votos é precário e devia ser revisto, a começar pelas avaliações que deviam passar a ser de 1 a 5, visto que não há muitos factores a conjugar para decidir se as legendas estão boas...
- Ortografia
- Coerência
- Sincronização
- Detalhes (sem duplos espaços, reticências com quatro pontos, etc)
Assim ficava mais fácil e apropriado para as pessoas decidirem um voto.
- Ortografia
- Coerência
- Sincronização
- Detalhes (sem duplos espaços, reticências com quatro pontos, etc)
Assim ficava mais fácil e apropriado para as pessoas decidirem um voto.
- joazito
- Site Admin
- Registado: 03 nov 2004, 00:00
-
- Subtitle Addicted
- Registado: 10 nov 2004, 00:00
- Bruness
- Moderador
- Registado: 06 nov 2004, 00:00
- Contacto:
-
- Newbie
Alo!joazito Escreveu:Estás a dizer que achas que a votação devia ser dividida nessas categorias?
Não, estava a dizer que existem essas categorias (e talvez mais nenhum aspecto) a avaliar quando se pensa na nota que vamos dar a umas legendas.
O que faz que de 1 a 10 seja muito disperso enquanto se o maximo fosse 5 (votos de 1 a 5) até seria mais facil escolher a nota que haviamos de dar.
As legendas talvez ficassem melhor avaliadas.
-
- User
- Registado: 07 nov 2004, 00:00
Não é a passagem de 1 a 10 para 1 a 5 que vai corrigir o problema da votação de legendas. O problema está no que um utilizador considera uma boa legenda e no que outro utilizador já considera uma boa legenda. Dado as diferenças subtis que muitas versões de legendas apresentam a votação de 1 a 10 tem vantagem sobre a de 1 a 5.
E se é para alterar a forma como as votações funcionam, na minha opinião terá de ser para a dividir num votação geral e numa outra votação para moderadores e administradores, como o bruness referiu.
Independentemente da escala, uma votação não é justa se houver pessoas que não sabem avaliar uma legenda. E considerando que as pessoas que mais precisam de legendas são aquelas que não percebem a língua original, até que ponto é justo ter essas pessoas a avaliar uma tradução... E no caso da legendagem também há aí muita boa gente que não sabe o que é correcto em termos de legendagem.
E se é para alterar a forma como as votações funcionam, na minha opinião terá de ser para a dividir num votação geral e numa outra votação para moderadores e administradores, como o bruness referiu.
Independentemente da escala, uma votação não é justa se houver pessoas que não sabem avaliar uma legenda. E considerando que as pessoas que mais precisam de legendas são aquelas que não percebem a língua original, até que ponto é justo ter essas pessoas a avaliar uma tradução... E no caso da legendagem também há aí muita boa gente que não sabe o que é correcto em termos de legendagem.
- MrBean
- Subtitle Addicted
- Registado: 10 nov 2004, 00:00
Pessoalmente, acho que devia ficar como está, ié de 1 a10.
Era de acrescentar um comentário à votação para se saber o porquê da nota assim como quem votou. de facto é muito fácil votar numa legenda uma nota que a deita a baixo. Se vale 9 e eu votar 1 a nota vai logo para 5, o que pode não reflectir o verdadeiro valor da legenda.
Quanto à ideia de dividir as votações em duas partes, users / moderadores, admin...,
não é má de todo porque sabemos que à partida a votação é sempre bem ponderada.
Tenho dito.
Era de acrescentar um comentário à votação para se saber o porquê da nota assim como quem votou. de facto é muito fácil votar numa legenda uma nota que a deita a baixo. Se vale 9 e eu votar 1 a nota vai logo para 5, o que pode não reflectir o verdadeiro valor da legenda.
Quanto à ideia de dividir as votações em duas partes, users / moderadores, admin...,
não é má de todo porque sabemos que à partida a votação é sempre bem ponderada.
Tenho dito.
- joazito
- Site Admin
- Registado: 03 nov 2004, 00:00
Eu à partida não vou mudar de 1 a 5. Mas concordo plenamente tal como está é muito raro podermos ter uma opinião bem (in)formada sobre qual de entre 2 legendas é a melhor. Uma das minhas sugestões é, em vez de se terem avaliações absolutas, poder-se passar a dar valores à comparação entre 2 legendas específicas do mesmo filme. Ou melhor, não é uma sugestão, é mais uma ideia que não sei se será boa ou não. A debater.
-
- Newbie
Cada versão tem a sua votação(...) E não será uma "diferença subtil que vai fazer mudar o voto.. Se for, não é assim tão subtil.Gold Escreveu:Dado as diferenças subtis que muitas versões de legendas apresentam a votação de 1 a 10 tem vantagem sobre a de 1 a 5.
Eu dou a importância ao meu voto e acho que sou bom avaliador não concordo com essa divisão contudo só saberemos experimentando.Gold Escreveu: E se é para alterar a forma como as votações funcionam, na minha opinião terá de ser para a dividir num votação geral e numa outra votação para moderadores e administradores, como o bruness referiu.
Eu falo bem inglês e vejo filmes com legendas, e penso que assim será com a maioria.Gold Escreveu:E considerando que as pessoas que mais precisam de legendas são aquelas que não percebem a língua original, até que ponto é justo ter essas pessoas a avaliar uma tradução.
Basta saberem ler e cada um à sua maneira saberá se a legenda lhe agradou se a maioria inflar uma votação devido a pouco conhecimento é justo, porque tambem é a maioria que vai recorrer às legendas com o mesmo critério de procura.Gold Escreveu:E no caso da legendagem também há aí muita boa gente que não sabe o que é correcto em termos de legendagem.
-
- User
- Registado: 07 nov 2004, 00:00
Sinceramente duvido muito que se passe isso com a maioria.user Escreveu: Eu falo bem inglês e vejo filmes com legendas, e penso que assim será com a maioria.
Depende do ponto de vista do administrador. Se quer ter legendas avaliadas como boas porque são de facto legendas de qualidade ou se quer legendas avaliadas como boas porque simplesmente à grande parte das pessoas logo que apareçam legendas quando uma personagem fala é o que interessa.user Escreveu: Basta saberem ler e cada um à sua maneira saberá se a legenda lhe agradou se a maioria inflar uma votação devido a pouco conhecimento é justo, porque tambem é a maioria que vai recorrer às legendas com o mesmo critério de procura.
E agora dirigindo-me à possível maioria de pessoas que percebem inglês... bem podiam contribuir com mais legendas e de melhor qualidade.
E voltando à questão de uma votação de 1 a 5 ou de 1 a 10. Não estou a ver como uma possível redução de escala se traduza numa votação mais correcta. Pode ser só a minha opinião, mas em termos de avaliação penso que quanto maior a escala, mais precisa ela é.