[Discussão/reflexão] Qualidade das legendas de hoje em dia

Qualquer tema não coberto pelas outras categorias

Moderador: jamlvs

Responder
Tiaguh21
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 01 dez 2007, 00:00

[Discussão/reflexão] Qualidade das legendas de hoje em dia

Mensagem por Tiaguh21 » 03 jul 2009, 15:44

Ora boa tarde,

Não sei se este é o local indicado para falar sobre este assunto, se não for, peço desulpa, mas primeiro dêem uma vista de olhos

Ora bem, começo então por dizer, que ultimamente só tenho é visto chicos espertos armados em super tradutores (da treta).

E digo isto porque os filmes que tenho visto com legendas desconhecidas (digo desconhecidas, ou seja, não vêm daqui nem de nenhuma das 2 teams conhecidas) e tal, são uma autêntica bosta.

Serei o único a ter esta opinião?

Cada vez mais vejo casos em que já não interessa a qualidade, interessa é a velocidade...

Depois o pessoal que vai ver série ou o filme é que "sofre", não sofre, pois não paga nada, mas pronto.

Mas penso que por uma questão de bom senso, isso não deveira de ser feito.

E depois ainda há aqueles que sabem que certo(s) tradutor(es) estão a traduzir, mas não ligam a isso, traduzem eles, mas não tarduzem nada, aó é que está. Tºem um episódio com 400 linhas, traduzem umas 20 assim por alto e o resto fica brasuca de 2ª classe ou até mesmo espanhol meu Deus.

Por exemplo eu, falando agora no meu caso, ado a traduzir American Dad, mas não me preocupo com a velocidade, mas sim qualidade, para já fui o único a oferecer-me para traduzir e depois não ganho ndad com isso, nem eu nem muita gente. Quando estou a traduzir, até posso estar a utilizar legendas brasucas, mas a diferença é que estoua tarduzir através do áudio e linha a linha. O que muitos não fazem, interessa é ser o primeiro a inserir...

Outro assunto que tenhoa andado a pensar é em relação ao indice de traduções de filmes e de séries, cada vez se vê mais pessoas a tarduzir as mesmas coisas, etc. É verdade que aqui o site tem isso, mas o problema é que existem inumeros sites a traduzir. Se houvesse um mini-site só com um indice geral era muito melhor, claro que esse indice tinha de estar em todos os sites, o que é completamente impossivel.

Outro assunto é o caso do mal agradecimento dos users, cada vez mais se vê o caso. " legendas já há?" "Têm muitos erros" " Não sabem traduzir", ou então o caso em que sacam e "ó abra" nem comentam, nem agradecem. Mas se não houver as legendas que estes querem, vão logo fazer pedidos e chorar à "desgarrada". Mal agradecidos é o que é.

Bem já chega de escrita que tenho de ir traduzir. Comentem, discutam pontos de vista, chamem-me nomes, o que quisere, quero é saber a vossa opinião...

PS: Desculpem se encontrarem alguns erros, mas é que isto foi escrito à pressa, pois quando ia a meio, cliquei ali na pub sem querer e isto desapareceu tudo. :?

Cumpts
gri-jolie
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 06 jan 2008, 00:00

Mensagem por gri-jolie » 03 jul 2009, 17:27

concordo. mas sou superior a essas tricas. para já, não me meto em legendas de séries tipo heroes cheias de fãs fanáticos... nem PBs, ou outras séries mainstream. legendo séries mais antigas ou séries mais à margem. só legendo CSI em raras excepções. o que estraga tudo é por vezes não haver tempo para os moderadores verem as legendas. Tinham de ser super moderadores/administradores para verem tudo. e depois há o caso de pessoas que votam, comentam e agradecem legendas sem as verem 1º. bom, vou ver umas coisas e continuação de bom trabalho.
Tiaguh21
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted

Mensagem por Tiaguh21 » 03 jul 2009, 17:35

griloide Escreveu:concordo. mas sou superior a essas tricas. para já, não me meto em legendas de séries tipo heroes cheias de fãs fanáticos... nem PBs, ou outras séries mainstream. legendo séries mais antigas ou séries mais à margem. só legendo CSI em raras excepções. o que estraga tudo é por vezes não haver tempo para os moderadores verem as legendas. Tinham de ser super moderadores/administradores para verem tudo. e depois há o caso de pessoas que votam, comentam e agradecem legendas sem as verem 1º. bom, vou ver umas coisas e continuação de bom trabalho.
Concordo griloide, se calhar uma boa medida era arranjarem moderadores ou um cargo parecido só para verificar as legendas antes de serem inseridas. Por exemplo, os users inserem as legendas, mas não vão logo para o site, fica em espera, até um moderador verificar se são mesmo como a bandeira indica, etc.

O caso do agradecer, comentar e avaliar a legenda também concordo, nos tempos em que eu era noob, eu próprio fazia isso :?. Mas também não há maneira de evitar isso.
bob5695
Newbie
Registado: 24 jan 2008, 00:00

Mensagem por bob5695 » 03 jul 2009, 17:50

há sites em que o link para o conteúdo que se pretende descarregar só é disponibilizado após clicar em "obrigado". talvez não fosse má ideia implementar essa regra neste site também. bem vistas as coisas, se o pessoal saca as legendas é porque lhes faz falta e se há quem as providencie sem cobrar um tostão, então é caso para agradecer. :santa:
tellos0
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 03 abr 2005, 00:00

Re: [Discussão/reflexão] Qualidade das legendas de hoje em d

Mensagem por tellos0 » 03 jul 2009, 19:43

Ora bem, não percebi patavina do ponto a que querias chegar. Sim, é certo e sabido que existem péssimas legendas, que há quem cague para a qualidade, etc, etc. E então? Que queres que se faça? Quem quiser consumir essas legendas más, força. Quem quiser esperar por umas melhores, força. Quem não quiser legendas, força. Não se pode fazer nada.
Tiaguh21 Escreveu:Outro assunto é o caso do mal agradecimento dos users, cada vez mais se vê o caso. " legendas já há?" "Têm muitos erros" " Não sabem traduzir", ou então o caso em que sacam e "ó abra" nem comentam, nem agradecem. Mas se não houver as legendas que estes querem, vão logo fazer pedidos e chorar à "desgarrada". Mal agradecidos é o que é.
De resto, citei esta parte porque me parti a rir com a tua incoerência. Segundo percebi, dizes que achas mal o "mal agradecimento dos users", dando os exemplos do"não sabem traduzir" ou "têm muitos erros". Porém, foi basicamente o que fizeste com este teu post...
tellos0
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 03 abr 2005, 00:00

Mensagem por tellos0 » 03 jul 2009, 19:47

Tiaguh21 Escreveu:se calhar uma boa medida era arranjarem moderadores ou um cargo parecido só para verificar as legendas antes de serem inseridas. Por exemplo, os users inserem as legendas, mas não vão logo para o site, fica em espera, até um moderador verificar se são mesmo como a bandeira indica, etc.
E agora imagina o trabalho que isso daria. Além de que era preciso que algum moderador tivesse a versão do filme/série em questão. Uma completa perda de tempo...

Em relação ao que tinhas dito sobre um índice geral, isso é completamente utópico. O legendasdivx é a maior "comunidade" de legendas e tudo o que relacionado que existe em Portugal. Criar um site ou blog ou o que quer que seja só para manter actualizados os diversos sites, pequenos ou grandes, de legendas seria mais uma enorme perda de tempo.
Tiaguh21
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted

Re: [Discussão/reflexão] Qualidade das legendas de hoje em d

Mensagem por Tiaguh21 » 03 jul 2009, 19:56

tellos0 Escreveu:Ora bem, não percebi patavina do ponto a que querias chegar. Sim, é certo e sabido que existem péssimas legendas, que há quem cague para a qualidade, etc, etc. E então? Que queres que se faça? Quem quiser consumir essas legendas más, força. Quem quiser esperar por umas melhores, força. Quem não quiser legendas, força. Não se pode fazer nada.
Tiaguh21 Escreveu:Outro assunto é o caso do mal agradecimento dos users, cada vez mais se vê o caso. " legendas já há?" "Têm muitos erros" " Não sabem traduzir", ou então o caso em que sacam e "ó abra" nem comentam, nem agradecem. Mas se não houver as legendas que estes querem, vão logo fazer pedidos e chorar à "desgarrada". Mal agradecidos é o que é.
De resto, citei esta parte porque me parti a rir com a tua incoerência. Segundo percebi, dizes que achas mal o "mal agradecimento dos users", dando os exemplos do"não sabem traduzir" ou "têm muitos erros". Porém, foi basicamente o que fizeste com este teu post...
Gosto de ler os teus comentários, pena que tenhas mania, aqui és igual a mim. Se escrevi com erros, lamento. Mas avisei. Nem todos podemos ter a tua inteligência, certo?
Tidusado
Subtitle Master
Subtitle Master
Registado: 23 jun 2005, 00:00

Mensagem por Tidusado » 03 jul 2009, 20:37

É sem dúvida um assunto já muito falado por estas bandas.

Mas é a pura das verdades. A maior parte traduz para ser o mais rápido e a legenda ter mais hits possíveis. Mas por outro lado, também só saca quem quer, ninguém é obrigado a sacar. Eu por exemplo, se estiver interessado em ver um filme, e passado umas horas já existirem umas legendas todas podres, claro que não as vou sacar, mas sim esperar que um tradutor(es) já como se diz "da casa" as traduza para assim poder ver um filme com umas legendas de qualidade. Isso é certo.

Agora outro assunto é o dos agradecimentos e da falta de consideração do pessoal, então esse ainda é mais falado. Quanto a esse, acho que não podemos fazer nada. É pena que a maior parte dos utilizadores aqui do LegendasDivx não saiba o trabalho que dá traduzir um filme sozinho. Já nem digo sozinho, mas acompanhado. Se soubessem e tivessem alguma consideração e respeito por isso, era ver os agradecimentos das legendas a aumentar.

Enfim, são coisas da vida, e é um assunto que eu já vi aqui colocado no fórum mais de 20 vezes.
Tidusado
Subtitle Master
Subtitle Master
Registado: 23 jun 2005, 00:00

Mensagem por Tidusado » 03 jul 2009, 20:40

Tiaguh21 Escreveu:
griloide Escreveu:concordo. mas sou superior a essas tricas. para já, não me meto em legendas de séries tipo heroes cheias de fãs fanáticos... nem PBs, ou outras séries mainstream. legendo séries mais antigas ou séries mais à margem. só legendo CSI em raras excepções. o que estraga tudo é por vezes não haver tempo para os moderadores verem as legendas. Tinham de ser super moderadores/administradores para verem tudo. e depois há o caso de pessoas que votam, comentam e agradecem legendas sem as verem 1º. bom, vou ver umas coisas e continuação de bom trabalho.
Concordo griloide, se calhar uma boa medida era arranjarem moderadores ou um cargo parecido só para verificar as legendas antes de serem inseridas. Por exemplo, os users inserem as legendas, mas não vão logo para o site, fica em espera, até um moderador verificar se são mesmo como a bandeira indica, etc.

O caso do agradecer, comentar e avaliar a legenda também concordo, nos tempos em que eu era noob, eu próprio fazia isso :?. Mas também não há maneira de evitar isso.
Penso que isso de existirem moderadores para darem vistas de olhos nas legendas antes destas serem inseridas é um bocado pró impossível.

Num espaço de 1 hora, são capaz de serem inseridas umas 10 legendas (não sei bem, mas à volta disso). Penso que isso é trabalho a mais para moderadores, mesmo que fossem vários. E mesmo que fossem dar uma vista de olhos pela legenda, não era com umas linhas que iriam ver se a bandeira era a indicada ou não, mas teriam de rever a legenda praticamente quase toda. Só se fosse pessoal que passasse o dia a fazer isso, mas isso já dúvido mais um bocado...
dourado
Moderador
Registado: 07 nov 2004, 00:00

Mensagem por dourado » 03 jul 2009, 22:02

Tidusado Escreveu:
Tiaguh21 Escreveu:

Penso que isso de existirem moderadores para darem vistas de olhos nas legendas antes destas serem inseridas é um bocado pró impossível.

Num espaço de 1 hora, são capaz de serem inseridas umas 10 legendas (não sei bem, mas à volta disso). Penso que isso é trabalho a mais para moderadores, mesmo que fossem vários. E mesmo que fossem dar uma vista de olhos pela legenda, não era com umas linhas que iriam ver se a bandeira era a indicada ou não, mas teriam de rever a legenda praticamente quase toda. Só se fosse pessoal que passasse o dia a fazer isso, mas isso já dúvido mais um bocado...

Claro que é impossivel Tidusado (ou seja, concordo contigo)!
Até fico parvo com este tipo de sugestões. Quer dizer, iamos ter de estar constantemente logados a fazer a triagem, ou então as legendas iam demorar 1 eternidade a "entrar" efectivamente no site...

Por alguma razão existem as funcionalidades de BAD, e mais recentemente de avisar os mods, e isso funciona!

Nada podem os moderadores fazer é quanto ao facto de legendas mediocres terem muitos votos, e muitos agradecimentos. Eu próprio já fiz comentários a legendas "excelentes"... não é preciso ser moderador para se ter uma pouco de espirito critico, ou mesmo auto-crítico. Pena é que a funcionalidade do voto apenas funcione como se existisse o 8,9 e 10, ou entao 1...

hei-de voltar a isto
Responder