Base de dados de tradução de expressões

Sugestões para melhorar o site

Moderador: jamlvs

Responder
yajdam
Newbie
Registado: 04 jan 2007, 00:00

Base de dados de tradução de expressões

Mensagem por yajdam » 24 jan 2008, 15:44

Apesar do "core business" do LegendasDivx não ser a tradução, a verdade é que tem um módulo de tradução e muitos dos membros da comunidade do LD contribuem com a criação, tradução e conversão de legendas. São activos e não se limitam em ir buscar a outros sites na Internet.

Ora a minha sugestão vai no sentido de se criar (como diz no assunto) uma Base de dados de tradução de expressões. Algo que a comunidade do LD pudesse usar como referência durante as traduções. Um exemplo simples: "Freeze!" em inglês pode querer significar "Pára", "Quieto", "Não mexe" e afins. Outro: "stop bitching" que pode ser traduzido por "Pára de chatear" ou algo do género. Até mesmo nas conversões. Expressões brasileiras como "pega leve", que em português será algo como "vai com calma".
Os dados existentes nesta base, seriam fornecidos pela comunidade, através de sugestões preenchidas num formulário. A busca seria feita por palavra ou por expressões e os resultados seriam as sugestões enviadas pela comunidade.

Acho que esta base, além de ajudar tradutores, ajudaria a criar um standard de tradução de expressões e fomentava o aumento de traduções.

É só uma ideia, que eu não sei se será de fácil concretização.

Continuem com o muito bom trabalho, que o LegendasDivx é excelente!

"Divertirem-se"!
brunong
Moderador
Registado: 01 mai 2006, 00:00

Mensagem por brunong » 24 jan 2008, 16:10

É uma boa proposta, mas julgo ser algo inconcretizável, por diversas razões:

- O número de expressões iria a certa altura, tomar proporções gigantescas, o que iria exigir um "query" funcional e exacto.

- A possibilidade de enveredar pelo mesmo caminho do urbandictionary.com, passo a explicar:

- A sua base de arquivo vive das colaborações dos seus users, o que limita muito a exactidão e veracidade dos termos, normalmente sem base documental, científica,etc.

- Existem termos em inglês, assim como noutras linguas, que são homónimos, logo isso seria certamente uma dor de cabeça, pois nem sempre "turkey" quer dizer perú, por exemplo...

No entanto, acho que essa ideia se for bem reformulada, poderá ser bastante útil no futuro. Um abraço, e obrigado pela iniciativa 8)
yajdam
Newbie
Registado: 04 jan 2007, 00:00

Mensagem por yajdam » 24 jan 2008, 17:25

Antes de mais, quero agradecer a tua resposta.
brunong Escreveu:- O número de expressões iria a certa altura, tomar proporções gigantescas, o que iria exigir um "query" funcional e exacto.
Pois, em relação à parte técnica gostava muito de poder ajudar, mas infelizmente, não tenho conhecimentos para isso. :(
- A possibilidade de enveredar pelo mesmo caminho do urbandictionary.com, passo a explicar:

- A sua base de arquivo vive das colaborações dos seus users, o que limita muito a exactidão e veracidade dos termos, normalmente sem base documental, científica,etc.
Concordo totalmente contigo, mas a base seria apenas indicativa, sugestiva e não uma referência científica.
- Existem termos em inglês, assim como noutras linguas, que são homónimos, logo isso seria certamente uma dor de cabeça, pois nem sempre "turkey" quer dizer perú, por exemplo...
O teu exemplo é excelente! Imagina que alguém acedia à db e colocava a seguinte expressão: "Yeah, what a big turkey." Receberia, por exemplo, como resultados:

Expressão: Yeah, what a big turkey
Explicação: Pessoa crédula, ingénua.
Sugestões de tradução:
Popular/Calão: “Sim, que grande pato.” ou “Sim, que grande patinho”
Formal: “Sim, que grande ingénuo.”
Sugestão enviada por: John Doe em 25/12/2008

Outro registo enviado por outro utilizador poderia ser:
Expressão: Yeah, what a big turkey
Explicação: Peru, ave comestível
Sugestões de tradução:
Popular/Calão: (aqui estaria em branco)
Formal: “Sim, que grande peru.”
Sugestão enviada por: Jane Doe em 25/12/2008

Agora dependeria de quem está a fazer a tradução, verificar se aparece no filme, um peru ou não. :)

Mais uma vez, obrigadão pela tua resposta.

Diverte-te!
Psico_Mind
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 29 jan 2005, 00:00

Mensagem por Psico_Mind » 24 jan 2008, 19:34

Acho que iria ser um trabalho longo sem razão porque como o bruno diz, já termos o urban dictionary tal como os dicionários normais. Uma pesquisa no google e costuma encontrar-se sempre o significado.. :wink:
joazito
Site Admin
Site Admin
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 26 jan 2008, 23:17

Eu vou pelo menos tomar nota disto e meter na lista de funcionalidades a desenvolver. Ainda me está na cabeça um pedido de um tradutor do TOL que pedia para fazer um search ao TOL de uma expressão qualquer, para ver se já tinha sido traduzida anteriormente. Aqui o chato era que se tinha de manter na BD todas as traduçoes para isto funcionar mas... a ideia era boa.
Responder