Debate: Votos secretos, Comentários obrigatórios

Sugestões para melhorar o site

Moderador: jamlvs

dourado
Moderador
Registado: 07 nov 2004, 00:00

Mensagem por dourado » 18 fev 2008, 13:56

bruness Escreveu:Eu sou da opinião que deveriam haver 2 tipos de votações.
1- A normal (que esta a ser usada no site agra tal como esta)
2 - Votação moderadores / (users especiais) que dado o seu empenho emerito no site ja tem "maturidade" para que a sua votação seja vista como exemplo.
Assim tinha-se 2 campos para comparar.

Muitos sites já usam isso.
Aqui tb poderia ser uma boa ideia ser assim.
Subscrevo.
brunong
Moderador
Registado: 01 mai 2006, 00:00

Mensagem por brunong » 18 fev 2008, 14:08

Com a votação dos moderadores e utilizadores da TOL não concordo muito, só por uma única e exclusiva razão:

Passo a citar um exemplo:

- Traduzes 250 linhas duma legenda, das quais somente 100 são aproveitadas pela moderação. Na primeira análise poderia-se deduzir que traduziste mal, mas não é o caso, pois dessas 150 que foram alteradas, 140 foram modificadas pela utilização de pronomes pessoais na tradução. Será uma má tradução? Não, antes pelo contrário.
Apesar de concordar que a não utilização de pronomes pessoais, no inicio da tradução, facilita a leitura da legenda, jamais poderá ser considerada uma má tradução.
Diferenciação de critérios, nada mais. Daí que a percentagem de aproveitamento na Tol e a respectiva votação não sejam muito contundentes. Pelo menos neste caso específico. 8)
dourado
Moderador

Mensagem por dourado » 18 fev 2008, 14:30

Com isso estás a dizer o quê? Que os moderadores não deveriam ter um voto mais importante? Não percebo bem o que o tol tem a ver com a votação na legenda que x ou y envia, mas prontos.
De qualquer das formas, ficas com a informação que é um algoritmo que determina a linhas perdidsa, e não o moderador. Mais, por norma apenas retirar um "Eu", "Tu", etc, não muda a autoria da linha.

Cumps
Bruness
Moderador
Registado: 06 nov 2004, 00:00
Contacto:

Mensagem por Bruness » 18 fev 2008, 14:33

brunong Escreveu:Com a votação dos moderadores e utilizadores da TOL não concordo muito, só por uma única e exclusiva razão:

Passo a citar um exemplo:

- Traduzes 250 linhas duma legenda, das quais somente 100 são aproveitadas pela moderação. Na primeira análise poderia-se deduzir que traduziste mal, mas não é o caso, pois dessas 150 que foram alteradas, 140 foram modificadas pela utilização de pronomes pessoais na tradução. Será uma má tradução? Não, antes pelo contrário.
Apesar de concordar que a não utilização de pronomes pessoais, no inicio da tradução, facilita a leitura da legenda, jamais poderá ser considerada uma má tradução.
Diferenciação de critérios, nada mais. Daí que a percentagem de aproveitamento na Tol e a respectiva votação não sejam muito contundentes. Pelo menos neste caso específico. 8)

Quando falava de moderadores falava de moderadores/admin do site.
Quanto aos useres especiais eram useres que já são conhecidos aqui do site e que tem provas dadas que são dignos e fieis, e que se sabe que nao andam aqui a brincar.
brunong
Moderador

Mensagem por brunong » 18 fev 2008, 14:41

Não, dourado. Não estou a dizer nada disso. Nem é preciso essa indignação toda. Aliás falas como se eu fosse um leigo em termos de Tol...Não sou, e já devias saber disso.
Acho que mais de 13000 linhas na TOL já é algum coisa, mas... Em relação à questão do algoritmo digo-te que isso não é assim tão tangível como advogas. Por diversas vezes já me deparei com essas modificações, e às vezes até por um mero ponto ou vírgula ele altera. Não sei se será bug ou não, mas efectivamente é o que acontece por vezes.
Mais, por norma apenas retirar um "Eu", "Tu", etc, não muda a autoria da linha.
Como tu dizes, e bem, por norma não altera...Mas por vezes... 8)

Desculpa , Bruness, mas só li agora a tua proposta das duas votações (pensei que te estavas a referir às votações na Tol, erro meu,amigo), e também subscrevo tudo o que mencionaste. Seria uma boa forma de aumentar a credibilidade das votações 8)
the_hawk
Newbie
Registado: 21 mai 2007, 00:00

Mensagem por the_hawk » 18 fev 2008, 14:57

Na minha modesta opinião, julgo que os votos devem continuar secretos, mas poderia existir uma "marca" nas legendas a indicar "recomendada" ou qualquer coisa assim, para que quando um utilizador procurasse uma legenda saber quais as melhores, Essa "marca" seria atribuida pelo moderador da secção das legendas com base nos comentários, no tradutor que enviou a legenda, e com base nos "hits" da mesma. Poderá não ser muito fácil de implementar, mas seria a forma mais fácil de manter a votação secreta(o que considero fundamental). E quem não concorda com a votação da legenda "x" faz como até aqui, menciona isso no fórum para que o moderador veja o que se passa.
Julgo que revelar o nome que quem vota, vai abri um precedente muito arriscado, que poderá vir a sortir os efeitos contrários aos desejados.
dourado
Moderador

Mensagem por dourado » 18 fev 2008, 15:02

Não foi indignação nenhuma, simplesmente não estava a perceber onde querias chegar... até porque eu também estava a falar em relação à proposta do bruness.
Quanto ao algoritmo, só tenho pena de não ser mais criterioso, pois o problema até nem está nos pronomes (embora também já eu digo na secção 4400, só vale a pena traduzir quem quiser seguir as regras). Está nas más (horriveis algumas) interpretações que são feitas, e no entanto a linha permanece do utilizador original.
Bom, o que for decidido, se for alguma coisa, será para melhorar o site e consequentemente a sua qualidade. :wink:
brunong
Moderador

Mensagem por brunong » 18 fev 2008, 15:09

Nisso estamos completamente de acordo, caro dourado.

Foi um pouco descontextualizado como já referi, mas ao fim ao cabo queremos todos o mesmo: tornar a casa mais confortável. :D2

Vida longa ao nosso LD 8)
bulls23
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 17 dez 2004, 00:00

Mensagem por bulls23 » 18 fev 2008, 16:00

Já o disse o uma vez neste fórum, e penso que o zzz é da mesma opinião.

Manter o sistema actual de votação, que deve ser secreto por razões óbvias, mas criar um pequeno quadro com a distribuição de votos em cada legenda.
Ou seja, identificar que notas as legendas tiveram dos diferentes "votantes".
Algo dste género:

Nota 1 - x votos
Nota 2 - y votos...

Nota 10 - w votos.

Parece-me importante, por parte do tradutor, perceber como foi feita a distribuição dos votos nas suas legendas.
Mas também para a comunidade em geral.
Pois da forma como está actualmente, eu lanço umas legendas, digo a dois ou três amigos para votar 10, entretanto pouca gente (isenta) vota, e os que votam dão uma nota justa de 5. Ora, na classificação geral as legendas vão estar "inflacionadas", e quem vê uma média de 8 fica convencido que estão muito boas, quando na realidade não é bem assim.
Este novo quadro, colocaria a nu esses estratagemas.

Por outro lado, este sistema seria muito útil para identificar determinados utilizadores que gostam de dar nota 1 como vingança ou maldade, especialmente quando o fazem em legendas com muitos votos.

Claro que podem dizer, "se têm muitos votos altos, um voto de 1 não vai pesar asim tanto na média final". Mas isso depende de quantos votos altos elas têm, e se são assim tão altos.
E uma coisa é certa, a malvadez era logo exposta, cabendo à administração a respectiva "punição".

Acreditem, isto é algo que acontece muito, e de que poucos se apercebem.
Em suma, o voto deve permanecer secreto, mas tudo o que servir para clarificar as votações é bem-vindo.
mike31
Newbie
Registado: 17 mar 2005, 00:00

Mensagem por mike31 » 18 fev 2008, 16:15

iMike Escreveu:Acho que se os votos não fossem secretos, a responsabilidade seria muito maior. Quem tem medo de mostrar o seu voto é porque não o consegue defender.
iMike, não concordo com isso mas tb quem sou eu não é...

Quanto a isto:
bruness Escreveu:Eu sou da opinião que deveriam haver 2 tipos de votações.
1- A normal (que esta a ser usada no site agra tal como esta)
2 - Votação moderadores / (users especiais) que dado o seu empenho emerito no site ja tem "maturidade" para que a sua votação seja vista como exemplo.
Assim tinha-se 2 campos para comparar.

Muitos sites já usam isso.
Aqui tb poderia ser uma boa ideia ser assim.
Concordo e subscrevo, e efectuo desde já, se é que se pode fazer aqui, a minha candidatura para fazer parte desses users especiais!!!

Mas tb não sou do tipo que irá verificar logo se o dito upload está em condições, asseguir de retirar e verificar num leitor perto de mim irei manifestar o meu agrado ou até mesmo afabilidade....

Com os melhores cumprimentos.
Responder