tradução automática a partir de audio para texto

Dúvidas sobre hardware, software, etc.

Moderador: jamlvs

Responder
Keeper75
Newbie
Registado: 28 mai 2007, 00:00

tradução automática a partir de audio para texto

Mensagem por Keeper75 » 11 jun 2007, 19:57

Boas a todos!

Tenho aqui uma dúvida a qual não sei se alguem me poderá ajudar...a ver vamos:

Ontem resolvi andar à procura de uma forma de traduzir directamente do audio para texto isto pq ainda não existia nenhum tipo de legendas para o filme que queria ver (Ocean's Thirteen) e então acabei por ter três ideias para o conseguir fazer...

1º) Utilizando um programa chamado wave-to-text, o qual (pelo menos no vista), não funcionou nada bem...

2º) Sysmedia WinCAPS, o qual pelo que li, é um programa profissional utilizado pelas estações de televisão o qual faz a tradução do àudio em texto (legendas) e inclusivamente faz-lo em tempo real para efeitos de broadcast em tempo real...de qualquer forma, tentei o encontrar e nada...em lado nenhum (P.S.: se alguem souber ou tiver uma cópia, pff enviem-me uma msg privada :-))) )

3º) Dragon Naturally Speaking Prefered 9.5 : funciona muito muito mal na tradução do audio para texto... (pelo menos no vista).

Posto isto, pergunto-vos: existe algum outro software que faça isto que eu procuro e que o faça de uma forma minimamente aceitável ?

Cumprimentos a todos,

Keeper 8)
Psico_Mind
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 29 jan 2005, 00:00

Mensagem por Psico_Mind » 11 jun 2007, 20:01

Deixa que te diga, não há nada do género que funcione a 100 %. Basta ver aqueles programas que reconhecem a voz e escrevem o texto. Até os melhores cometem erros.

Para ficar bem, é à la pata.
Maston
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Registado: 02 abr 2005, 00:00

Mensagem por Maston » 11 jun 2007, 20:04

Eu já ouvi falar dum programa pelo Nameless, esse programa até já apareceu na TV na RTP 1, é um programa k é utilizado para pessoas k são surdas.Saber o nome desse programa era fixe.
Imagem
Keeper75
Newbie

Mensagem por Keeper75 » 11 jun 2007, 21:26

Pois psico_mind...eu sei que à lá pata é 98% seguro...mas julgava que existiam softwares que minimamente fizessem legendas a partir do audio, ou seja, que conseguisse pelo menos fazer umas quantas frases as quais tivessem algum sentido, sendo que no fim, far-se-iam os retoques à mão...
( o dragon naturally speaking gerou-me frases do género: "...I want wife me? numeric, yes go few mike...", pelo que nem vale a pena tentar aproveitar nada )

Maston, se por acaso te lembrares do nome desse soft, diz. :D

Cumps,

Keeper
jocacosta77
LD Supporter
LD Supporter
Registado: 15 abr 2005, 00:00

Mensagem por jocacosta77 » 11 jun 2007, 21:32

era bom era.....
jocacosta77
jamlvs
Admin
Admin
Registado: 14 nov 2004, 00:00

Mensagem por jamlvs » 11 jun 2007, 22:48

Isso é que era de valor!
zzz
User
User
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por zzz » 23 jun 2007, 16:59

:D

LOL

Estou mesmo a ver duas pessoas a falarem ao mesmo tempo
musica de fundo, ou outro som de fundo...

Se isto já funciona mal sem nenhum som adicional, só a voz, quanto mais num filme com uma série de faixas de audio....
Além disso os programas necessitam de um treino da parte do interlocutor

A ideia era capaz de ser boa
Mas é impraticavel para filmes :roll:
Pelo menos por agora....
Keeper75
Newbie

Mensagem por Keeper75 » 23 jun 2007, 18:15

Pois...realmente duvido que existam programas públicos que sejam capaz de traduções minimamente correctas ( quer dizer, de certeza que a NSA têm algo assim e muito muito avançado mas claro está - não é publico :P )...Gostava mesmo de experimentar o tal programa WINCAPS mas infelizmente não há trials (o link de trials está em baixo à já muito tempo)

O que mais me surpreende é que já existem produtos no mercado (cameras) capazes de identificar caras de pessoas e fazer um "track" ao movimento das mesmas, mas no que toca a reconhecimento de voz (tecnologia que já existe à mais de 15 anos), ainda não existem produtos minimamente decentes...

Será assim TÃO difícil criar um software de reconhecimento de voz e interpretação, capaz de converter o audio em texto !?!?

oh well :-(

Cumps,

Keeper
Responder