Para uma boa revisão

Todos os assuntos relacionados com o TOL

Moderador: jamlvs

Avatar do Utilizador
Ninjitis
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 951
Registado: 10 nov 2006, 00:00

Para uma boa revisão

Mensagem por Ninjitis » 28 mai 2008, 18:38

Pessoal, principalmente, no TOL, tentem traduzir com o avi ao lado. É que certos pormenores como "dela" em vez "dele" podem escapar numa revisão. Deste modo, os géneros ficam logo certos e evita-se uma possibilidade de erro.

Também, quando tiverem frases proverbiais, vão ao google e façam um pouco de pesquisa, não traduzam à letra, porque, geralmente, dá mau resultado.

Por outro lado, nas frases em itálico no TOL, traduzam e ponham também itálico (<*i> no início e <*/i> no fim. Tirem os *). Isto também poupa trabalho ao revisor, ou até pode haver casos em que este não repare que tem de pôr itálico e a frase acaba por ficar sem itálico.

Por fim, tenham cuidado com as formas verbais...
Primeiro, não há um único verbo no pretérito perfeito que leve -te... fizes-te? lol Isto não existe. Por outro lado, formas verbais como "ficastes" também não correspondem à 2a pessoa do singular... "ficaste".

Qualquer dúvida, quer em palavras, quer em verbos, vão a este site:
http://priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx (põem a forma verbal, procuram e carregam em "conjugar".

Cumps :)
bernardo126
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 1053
Registado: 15 dez 2006, 00:00

Mensagem por bernardo126 » 28 mai 2008, 18:52

Também deixo aqui o meu concelho...

para corrector ortográfico (não tem gramática) aconselho este plugin para o firefox:

https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/3155

Preview:

Imagem
Avatar do Utilizador
Ninjitis
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 951
Registado: 10 nov 2006, 00:00

Mensagem por Ninjitis » 28 mai 2008, 19:52

Excelente dica. Também uso. :)

P.S: E é "conselho" :P
bernardo126
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 1053
Registado: 15 dez 2006, 00:00

Mensagem por bernardo126 » 28 mai 2008, 19:54

Ninjitis Escreveu:Excelente dica. Também uso. :)

P.S: E é "conselho" :P
Ora ai está a prova como não tem corrector gramatical!
Avatar do Utilizador
angelocampia
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 566
Registado: 03 jul 2007, 00:00

Mensagem por angelocampia » 28 mai 2008, 20:50

Também o uso, e dá muito jeito... boas dicas...
RicardoJST
Newbie
Mensagens: 15
Registado: 13 mar 2005, 00:00

Mensagem por RicardoJST » 28 mai 2008, 23:42

Tenho uma dúvida, que não sei se será aqui o melhor sítio para a expor, mas o assunto é exactamente esse: o TOL.
Percebo bastante bem inglês (e português! confesso que erros como "tives-te" e afins fazem-me imensa comichão, lol), e já tive tentada muitas vezes em dar uma mãozinha no TOL.
O "problema" é que a maioria dos filmes que estão no TOL eu não os tenho, e às vezes estar a traduzir sem ver o filme é complicado para se perceber o contexto (tal como foi referido, saber se é dele ou dela, tu ou você, teu ou vosso, e por aí fora).
Por isso a minha questão é: vale a pena eu ajudar a traduzir os filmes e depois algum moderador faz a revisão, ou mais vale estar quietinha porque depois é muito mais complicado para fazer a revisão, e em vez de ajudar só estou a 'desajudar'?
(já agora, estou com o nick do meu namorado, eu não tenho conta aqui. é só pra não acharem esquisito um 'gajo' a falar como se fosse uma gaja) ;P
Avatar do Utilizador
Psico_Mind
LD Supporter
LD Supporter
Mensagens: 1355
Registado: 29 jan 2005, 00:00

Mensagem por Psico_Mind » 29 mai 2008, 00:54

Já ia perguntar porque estavas a falar no feminino.. :lol:

Existem varias situações nas legendas que podes traduzir sem usar o filme :wink:
Avatar do Utilizador
dourado
Moderador
Mensagens: 586
Registado: 07 nov 2004, 00:00

Re: Para uma boa revisão

Mensagem por dourado » 29 mai 2008, 02:25

Ninjitis Escreveu:Pessoal, principalmente, no TOL, tentem traduzir com o avi ao lado.
Boas!
Embora compreenda e apoie o teu tópico, a ideia base do tol é qualquer pessoa, em qualquer das situações (entenda-se com ou sem o filme) poderem traduzir. Com isto não estou a dizer que não seja mais fácil para nós moderar se as pessoas souberem quem está a falar.

Para contrariar algumas das situações que referiste, já desde a altura em que tive Alias no TOL optei por criar 1 post de apoio a quem traduz.
MJ23
Power User
Power User
Mensagens: 281
Registado: 18 dez 2007, 00:00

Re: Para uma boa revisão

Mensagem por MJ23 » 29 mai 2008, 12:17

Ninjitis Escreveu:...principalmente, no TOL, tentem traduzir com o avi ao lado. É que certos pormenores como "dela" em vez "dele" podem escapar numa revisão. Deste modo, os géneros ficam logo certos e evita-se uma possibilidade de erro.
Man, olha eu como n quero gastar muito do meu tráfego que todos os meses tenho filmes e gasto sempre o tráfego até mesmo ao máximo, por isso vou tentar n tentar traduzir no TOL essas partes, para não atrapalhar depois na revisão de deve dar muito trabalho.
fika bem
Imagem
RicardoJST
Newbie
Mensagens: 15
Registado: 13 mar 2005, 00:00

Mensagem por RicardoJST » 29 mai 2008, 13:20

Psico_Mind Escreveu:Já ia perguntar porque estavas a falar no feminino.. :lol:

Existem varias situações nas legendas que podes traduzir sem usar o filme :wink:
ahah, ainda bem que esclareci tudo então ;P

passarei a fazer como o MJ23, traduzirei apenas as linhas que não afectem o sentido do filme.

bom dia para todos ;)
Responder