Como converter legendas sub em srt

Todos os assuntos relacionados com o TOL

Moderador: jamlvs

Responder
platano953
Newbie
Mensagens: 2
Registado: 30 nov 2005, 00:00

Como converter legendas sub em srt

Mensagem por platano953 » 19 jan 2008, 00:54

Caríssimos companheiros
Andei a procurar aqui no nosso site e não encontrei nada daquilo que pretendo, e acreditem fiz muitos "search".
É o seguinte:
Por vezes quando "arranjamos" um filme, alguns trazem um directório Subs, que por sua vez contem dois ficheiros.
Um é um ficheiro zipado (winrar) com a extenção .subs e um outro com o mesmo nome do anterior mas com a extenção .sfv
Acontece que ao descomprimir o ficheiro zipado, este gera dois outros ficheiros com extenções diferentes. Um maior com extenção .sub e um outro muito pequeno com a extenção .idx.
Posto isto, eu entendo que são fcheiros de legendas do filme respectivo, mas nem o meu leitor do computador (BSplayer), nem o meu leitor de sala DIVx, aceitam este tipo de ficheiros.
Quer um quer outro só leem legendas cujos ficheiros tenham a extenção .srt.
Agora aqui vai a minha questão:
Não haverá um programa para converter esses ficheiros SUB em SRT ?
Tenho a certeza que haverá, e já agora, não haverá um tutorial que nos ensine a trabalhar com esse softweare ?
Tenho tambem a certeza que este meu pedido de ajuda não irá cair em saco roto.
Os meus agradecimentos antecipados
Avatar do Utilizador
MrBean
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 568
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por MrBean » 19 jan 2008, 01:11

Amigo, o que tens ai, é um ficheiro de legendas SUB, provavelmente com varios idiomas.
Esse ficheiro tem uma compactaçao propria. O que deves fazer é abrir esse ficheiro com subrip, ripar as legendas como fps desejado, fazer um "save as" para .srt, e passa-las por um corrector ortografico (word), sincroniza-las para a tua release (subtitleworkshop)... ET VOILA!!!

Eu sei que parece muito.... e até é... mas é o que faço sempre que ripo de DVD...
Bom trabalho!

bye!
platano953
Newbie
Mensagens: 2
Registado: 30 nov 2005, 00:00

Mensagem por platano953 » 19 jan 2008, 02:05

É engraçado ! ! ! !
Quem haveria de me aparecer ! ! ! ! !
Uma personagem (MrBean) que eu detesto. Não posso definitivamente com essa cara de anormal e com trejeitos de mentecapto. Detesto Detesto Detesto.É um personagem que eu abomino.
Mas tu que estás por de traz deste "nikname", não tens culpa nenhuma, só que tiveste o mau gosto de escolheres tal palerma.
Peco-te mil desculpas, mas tu não tens culpa.

Posto isto, vamos ao que interessa.
Em primeiro lugar o meu grande BEM HAJA, por seres tão solícito a responder à minha questão.
Em segundo, queria referir que sou um novato nestas andanças, e por isso que me perdoem por algumas asneiras.
Eu não faço rips de DVD´s, mas sim downloads de filmes por programas de torrents, e são esses que por vezes tem os tais ficheiros SUBS. Não sei se são a mesma coisa, com os DVD´s ripados.
Quando abro esses ficheiros são ininteligiveis, e nem dá para saber se estão noutra qualquer outra língua.
De qualquer das maneiras vou experimentar as tuas dicas e depois se tiver dúvidas cá estarei a pedir ajuda.
De qualquer das maneiras as minhas desculpas pelas considerações iniciais, que não são dirigidas a ti concretamente, mas única e exclusivamente á personagem do teu nikname.
O meu BEM HAJA
Avatar do Utilizador
mike31
Newbie
Mensagens: 43
Registado: 17 mar 2005, 00:00

Mensagem por mike31 » 19 jan 2008, 04:11

Já foi tudo dito, mas para ficares com uma melhor ideia aqui vai:

As legendas idx/sub trabalham em conjunto na visualização das mesmas, o ficheiro .IDX refere-se ao index de tempos e línguas e o ficheiro .SUB refere-se à imagem da legenda que não é texto mas sim um "desenho" da própria legenda.

Deixo-te aqui 3 programas para poderes converter esses ficheiros SUB em SRT::

- SubRip
- VobSub (que está incluído o Subressync)
- AviDemux

Quanto a isto:
platano953 Escreveu:Eu não faço rips de DVD´s, mas sim downloads de filmes por programas de torrents, e são esses que por vezes tem os tais ficheiros SUBS. Não sei se são a mesma coisa, com os DVD´s ripados.
Toma cuidado porque por aqui não convém referires "downloads"!!!

Quanto a isto:
platano953 Escreveu:Quando abro esses ficheiros são ininteligíveis, e nem dá para saber se estão noutra qualquer outra língua.
Se quiseres saber o idioma da legenda basta abrires um ficheiro nfo que normalmente vem associado a esse tipo de ficheiros!!!
_nameless_
Newbie
Mensagens: 17
Registado: 07 set 2005, 00:00

Mensagem por _nameless_ » 19 jan 2008, 11:11

E que tal abrir a legenda .sub no Subtitle Workshop e depois guardar como .srt?

Não sei, mas diria que é muito mais simples.
my_life
Newbie
Mensagens: 1
Registado: 18 jan 2008, 00:00

Mensagem por my_life » 30 abr 2008, 03:15

mike31,faltou só uma coisa, é usado um outro programa (tipo ocr) que permite corrigir certas letras, que mtas vezes vemos em srt (principalmente em srt brasileiros), estilo "  " entre outros, esse tal programinha faz com ao converter idx+ sub para srt possas alterar essas questões (isto se a legenda tiver isso e for proxima do PT).

Não me perguntem qual o nome, pois eu já num me lembro :( .

é normal ver-se esses tais sub com idx em algumas releases e isso devesse ao que o MrBean falou.
----aparte-----
Eu pessoalmente num converto, prefiro encontrar a legenda para release (em eng. ou em Pt). Claro que normalmente eu tenho de re-sincronizar (normalmente linha a linha no sw), pois muita gente só se lembra em acertar com sw o tempo inicial e tempo final, pensando que fica pronto, mas não fica, pq pelo meio pode ficar mal sincronizada, é mto frequente isso, ainda hoje me deparei com isso, tenho "n" series com as legendas mal sincronizadas que ando a sincronizar, devido a não haver um certo cuidado na sincronização.

Peço desculpas de ter fugido um bocado do assunto no fim,mas foi desabafo meu

Um bom trabalho para todos e muito obrigado pelas legendas, pois assim me poupam tempo em andar a traduzir-las, fico muito grato e mto obrigado
cinelover
Newbie
Mensagens: 10
Registado: 19 ago 2006, 00:00

Converter idx em srt

Mensagem por cinelover » 07 set 2008, 14:04

Interessante o que aqui está exposto
Estou a tenta fazer o que aqui foi indicado.
Mas nenhum dos programas idicados tem help assim não consigo fazer a cover em nenhu deles.
Algum de vocês pode dar a dica dos passos a afzer no subrip?
Agradeço
mfed
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 563
Registado: 04 jan 2006, 00:00

Re: Converter idx em srt

Mensagem por mfed » 07 set 2008, 14:30

cinelover Escreveu:Algum de vocês pode dar a dica dos passos a afzer no subrip?
boas... partindo do principio que tens um ficheiro idx/sub (legendas no formato dvd)

--> abres o subrip
--> carregas no botao que diz VOB (ou File - Open VOB)
--> botao OPEN IFO
--> abres o IDX
--> na combobox por cima do botao escolhes a lingua em questao
--> botao Start
--> depois isso começa a ler todos os caracteres e tu vais carregando na letra correspondente e fazes ok ou seguinte ou next
exemplo: aparece o caracter "A" --> na textbox tens que por o caracter "A" (letra grande) e assim sucessivamente... da trabalho mas faz-se bem...

neste momento nao tenho nenhum idx/sub pra te dizer mais em concreto, mas com esta sequencia facilmente chegas lá...
DICA: vai à net à procura de SubRip Characters matrix file, faz download duns quantos e poe na pasta "ChMatrix"...
Isso sao os caracteres guardados num ficheiro. Como vais poder ver quando começares a fazer isso, cada caracter que te aparecer tens que carregar nele, ora se fizeres LOAD do matrix file na mesma janela onde fazes OPEN IFO... SE os caracteres foram iguais aquilo faz sozinho o trabalho por ti :D

Acho que te safas, mas qq coisa faz novo post que alguem vem em auxilio ehehe :D2 :lol:

cumps :wink:
alcovinho
Newbie
Mensagens: 1
Registado: 06 mar 2009, 00:00

Mensagem por alcovinho » 06 abr 2009, 00:03

Obrigado por este post
Andava tb a tentar saber como passar para srt e.. sem querer vim parar ao sítio certo
Thanks ;)
faboskisun
Newbie
Mensagens: 1
Registado: 15 set 2006, 00:00

Mensagem por faboskisun » 18 jan 2016, 23:29

Boa noite,

Eu uso um sistema bem mais simples e comigo funciona perfeitamente. O programa que uso para ver no PC é o K-lite, lê tudo. Quando acontece algo do genero, ou seja tenho um filme em *IDX e *SUB o que faço é: Abro o filme normalmente, depois vou a File/Subtitle Database/Download vai abrir uma lista de varios ficheiros e idiomas, seleciono uma que esteja em PT (as vezes não é a melhor, se isso acontecer escolho outra), se o ficheiro me agradar, vou novamente a File/Savesubtitle e ele grava com o mesmo nome do filme e em *SRT, claro que so faço isto se pretender ver o filme num dispositivo que nao leia *IDX e *SUB como é o caso da minha TV do quarto.

Espero ter contribuido
Boa noite
Responder