Lista de Legendas Pessoal

Sugestões para melhorar o site

Moderador: jamlvs

ABTH
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 01 nov 2013, 00:00

Lista de Legendas Pessoal

Mensagem por ABTH » 09 jan 2014, 21:02

Já pesquisei e não encontro nenhuma sugestão deste género aqui no fórum. Por isso, se houver peço imensa desculpa.

O que pretendia é que cada um pudesse adicionar legendas a uma lista pessoal, que poderia estar no "A Sua Conta". E para adicionar à lista podia ter um botão ao lado de "Download da Legenda"; "Pedir Legenda". Acho que também seria benéfico uma lista de users pessoal. Para os adicionar à lista teríamos que nos dirigir ao perfil dos mesmos.

Vou dar um caso concreto para cada situação para perceberem melhor,

Muitas vezes, eu levo uma eternidade a encontrar umas legendas que correspondam ao que pretendo, e por vezes comparo a qualidade das mesmas, e comparo as releases que cada uma tem (eu costumo pesquisar primeiro as legendas e depois é que faço o download do filme/episódio, consoante as releases das legendas que pretendo). Isto acontece maioritariamente com filmes com um número elevado de legendas. Após encontrar as legendas ideais, em vez de fazer o download das mesmas e deixá-las num canto até o dia em que tire o filme, poderia adicioná-las a essa lista (até poderia ter o nome de Agendados) para que quando tenha o filme fazer o download delas.

No caso da lista de users, acho que alguns utilizadores já têm os seus tradutores favoritos, ou nalguns casos, "sincronizadores" favoritos. Acho que podíamos ter a oportunidade de ter uma lista de users de que mais gostamos, para que de vez em quando consultar o que eles têm de novo e ver se têm alguma legenda de algo que quero ver. A falar disto podíamos ter também forma de ordenar as legendas enviadas pela data de inserção, em vez de ficar ordenado pelo último comentário enviado.

No meio disto tudo dei três sugestões. Não faço a mínima se são de difícil implementação, mas agradecia que considerassem as mesmas.

Desde já obrigado,
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
mandrongo
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 596
Registado: 24 nov 2004, 00:00

Mensagem por mandrongo » 09 jan 2014, 23:20

Boas!

1.ª sugestão - não vejo utilidade... pelo menos se for para ter como "agendado", como referes, creio que dá no mesmo criar uma pasta no computador com o título "filmes a comprar" para onde guardas as legendas. É mais rápido procurar no computador que no site, com a agravante de ainda teres de fazer download e "procurar" o ficheiro no computador. Mas ainda que não queiras ter o trabalho de procurar no computador (por não te lembrares para onde copiaste, por exemplo), se fores a "a sua info" tens lá os teus últimos downloads.

2.ª - deixo à consideração de outros users que possa achar útil.

3.ª - se clicares no separador "legendas", ao lado de "fórum", elas aparecem ordenadas por data de inserção. Os posts do fórum é que ficam ordenados pelo comentário mais recente.

Cumprs ;)
Avatar do Utilizador
djhifi
Power User
Power User
Mensagens: 216
Registado: 05 mar 2005, 00:00
Localização: Here and There...

Mensagem por djhifi » 10 jan 2014, 01:15

No meio de tanta coisa util (ex: secção de TOL reactivada) ,que este site precisa ( a começar por upgrade ao desing, apesar de saber porque razões não é feito ) foste logo sugerir uma inutilidade.

PARABENS ! :bag:
ABTH
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 01 nov 2013, 00:00

Mensagem por ABTH » 10 jan 2014, 06:14

Boas,

1ª- Como já disse eu costumo ver que legendas tem, e quais são de melhor qualidade para então escolher que release comprar, não sei se o único a fazer isto, mas pronto. Se pudesse colocar legendas nessa lista, no momento que fosse comprar o filme, que seria passado algum tempo, eu tentaria comprar uma release, caso não a encontrasse, tentava outra que esteja na descrição, e por aí adiante. Foi neste sentido que dei a ideia.

3ª-Estava a falar de ordenar por data de inserção, aqui: http://legendasdivx.com/modules.php?nam ... _subs=true
Falo deste user como falo no de qualquer outro, escolhi este para dar o exemplo.

djhifi, eu nunca disse que isto era prioritário... Eu sei muito bem que há coisas que devem ser melhoradas muito mais importantes que esta sugestão. Dei somente uma sugestão caso no futuro a queiram implementar...
Avatar do Utilizador
milesaway
Moderador
Mensagens: 1397
Registado: 29 ago 2007, 00:00

Mensagem por milesaway » 10 jan 2014, 11:51

@ABTH

As tuas sugestões tem um objetivo muito prático e que vão "centralizar" mais aquilo que já existe.
Vejo alguma dificuldade nos critérios de "tradutores favoritos" pois isso implica avaliar a qualidade de tradução e não sei se há muitos utilizadores habilitados a fazê-lo. Além disso é sempre complicado fazer classificações (as votações é uma das mais antigas controvérsias do site ;)

Quanto à lista de "compras", na prática não sei se valeria a pena já que geralmente as legendas só surgem depois do filme/episódio estar disponível.

A ideia de ordenar a informação por datas também seria útil.

Cumps
:tongue:
Feelings change - memories don't
Avatar do Utilizador
djhifi
Power User
Power User
Mensagens: 216
Registado: 05 mar 2005, 00:00
Localização: Here and There...

Mensagem por djhifi » 10 jan 2014, 16:31

ABTH queres ideias? Aqui vão.

ABTH para essa ideia andar para a frente este site teria de possuir comunidade de tradutores muito maior.
Á semelhança de sites italianos e brasileiros (para nao mencionar nomes).

Mas para muita coisa acontecer aqui era preciso serem nomeados mais admins/delegar funcões de webmaster no site. Algo que não vai acontecer, conhecendo eu os cantos que conheco, pelo menos.

Uma das ideias fundamentais, pois nem todos somos tradutores a tempo inteiro, passa, na minha opiniao, por modificar TOTALMENTE a secção TOL, para haver maior interacção da comunidade com traduções (cada um dar um bocado de si), maior numero de filmes e series e docs traduzidos e, posteriormente, mais pessoas tornarem-se tradutores ou ganharem o gosto e passarem de TOL a tradução full time mesmo. (sempre na vertente hobbie, pois claro!)
Dá pena ir ao TOL e ver lá tópicos mortos desde 2005, 2007, ideias que nunca avançaram, porque o design do site também não é muito intuitivo nesse sentido.

Considero também, que outra das alterações URGENTES que este site precisa, e que, infelizmente, também não se vislumbra, é que todas as equipas tenham uma secção própria, ou uma secção para TODAS as equipas, onde as mesmas podem "contratar" novos tradutores, pessoas que querem desesperadamente ajudar mas precisam de B+A BA e por essa mesma razão...ficam quietos.

È preciso dinamizar a comunidade, está muito parada, muita série e filme é completamente passado ao lado....enfim isto já se torna mais em lamento do que em sugestões.

Outra das coisas que se devia fazer, e rápido, era estabelecer um sistema de castigos, por pontos ou limite em download de legendas, a utilizadores que declaram estar a traduzir filmes e/ou séries na secção de "pedidos" e passar meio ano e não sair absolutamente nada. Isso não só impede que secalhar novas pessoas se dediquem á serie ou filme, por pensarem que já está alguém ao leme, como prejudica toda a comunidade que fica á espera...para nada.

Enfim, precisa de tanta coisa o site...estar a enumerar era escrever um livro.

Posto isto, a tua ideia é boa mas apenas se for antecedida por uma série de medidas muito mais importantes neste momento que, infelizmente, não se vislumbram. A começar pelo design, muito arcaico que este site já possui, e que impede, em muito, várias alterações que se queiram fazer.
Avatar do Utilizador
YipeeKiYay
Power User
Power User
Mensagens: 251
Registado: 21 nov 2011, 00:00

Mensagem por YipeeKiYay » 10 jan 2014, 17:31

Se me permitem... djhifi, concordo com quase tudo.

Quanto ao TOL, acho que já é algo muito e várias vezes discutido, quanto a isso, disseste tudo.

Na minha opinião, o que este site precisava urgentemente, era de uma remodelação completa ao seu design. Como tu dizes e com razão, é muito arcaico. Não sei se há algum impeditivo de ordem maior que não o permita, mas é algo que para um site destas dimensões, já devia de ter sido implementado.

Há também coisas mais simples, como por exemplo, o user que insere umas legendas cá, ter a possibilidade de modificar descrições e até mesmo de modificar o ficheiro enviado, para que não seja preciso andar a apagar e criar novas inserções de legendas, às vezes por causa de um pequena eventualidade. Era menos uma coisa, que em princípio, os moderadores teriam de se preocupar.

Quanto ao dinamizar a comunidade, acho que deve ser feito, mas é sempre algo difícil de se concretizar. Há muitos users que têm cá conta e que nem ao trabalho se dão de agradecer. Já cá vi users que estão registados desde o início e nunca um agradecimento fizeram. Bem sei que não é regra geral, mas acontece mais do que se desejaria numa comunidade destas.

Quanto a comunidade de tradutores, acho que nunca chegaremos perto das comunidades que referes. Aliás, acho que cada vez há menos tradutores. E não é de esperar outra coisa com os tempos que correm. Ainda no início da semana, fui ao site da ItalianSubs e vi umas legendas da série Sherlock, que só em tradução "bruta" foram trabalhadas por 11 pessoas. Acho que muito dificilmente vermos legendas portuguesas a chegar a esse patamar.

Não estou a dizer que é impossível, mas até acho que em termos de comunidade de tradutores já estivemos muito mais bem servidos em relação a quantidade/qualidade. Eu só comecei há 1/2 anos nisto, mas já fui ver historial de legendas e de users, e muitos dos bons tradutores que o LD tinha, nunca mais cá apareceram, pelo menos, no que toca a traduções. Claro que foram aparecendo novos e vão continuar a aparecer, mas o presente parece combater essa onda.

E pegando no ponto da quantidade/qualidade, é notório que no presente, já quase não há equipas que se dediquem a este hobbie. No presente, temos a LP e pouco mais. A PDC-Subs acabou. A PT-Subs e a Omni-Subs já não se vêem, ou se ainda se dedicam, pelo menos não postam, oficialmente, os seus trabalhos aqui.

Há muitas e boas ideias que se podiam implementar. Não é que o LD precise, pois é dos únicos sites que conheço que se dá ao "luxo" de não ter registos abertos, não precisa de andar a pedir donativos e mesmo assim prosperar, pois tem a maior comunidade no país.

De facto, uma cara nova ao site, podia dar um refresh à comunidade, mas são sempre situações difíceis.
Avatar do Utilizador
djhifi
Power User
Power User
Mensagens: 216
Registado: 05 mar 2005, 00:00
Localização: Here and There...

Mensagem por djhifi » 10 jan 2014, 17:52

YipeeKiYay, não. Tu é que disseste tudo meu caro.
O design é realmente o ponto de partida. Este site já não avança nestes moldes. E sinceramente não chega estar assim há anos, porque limita em muito quase tudo o que se queira fazer. E facilmente se podia fazer tanta coisa....
Outra das pedras que se devia implementar a par do design URGENTE, era o sistema por pontos que aflorei no post acima, quando mencionei castigos.
Os pontos poderiam também ser atribuidos por prémio, obviamente. Enfim é só usar a cabeça, facilmente se implementam coisas aqui, já que quase nada foi feito ao longos dos ANOS.

EX: outro castigo: quando se provasse (e até neste molde de design se prova) que algum user andava a dar más votações de propósito, pimba, subtracção de pontos, chegado a 0 era ban.
prémio: aquando da realização de tradução, atribuir 0.5 pontos por cada envio correctamente verificado. ao fim de x pontos, ganhava acesso a outras áreas do site.

É só dar uso ao cerebro.


Nem me dei ao trabalho de enumerar isso que falaste, das descrições, apagar para poder fazer update (completamente anos 90, lol) porque sinceramente, este site é excelente. Mas nunca houve nenhum upgrade em 10 anos. O que é estranho. Ou não.

Deviamos criar um tópico próprio, ou mudar o nome deste, com permissão do OP, para ver se algum dia alguém lê isto com olhos de ver e percebe que isto está emperrado há anos.

Este site podia ser dos melhores que andam aí. No entanto nunca foi desenvolvido além das limitações com que entrou no ar há váris anos atrás. O que é uma pena.

Basta ver todos os sites brasileiros e italianos, para perceber das comparações que estamos a falar.
É do dia para a noite.

E este site, como único site com legendas PT-PT, merece TANTO TANTO mais...

Ando cá desde 2005, e isto nunca mudou em nada. A única alteração que foi feita foi permitir pesquisar por TT do imdb...muito muito pouco.
ABTH
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 01 nov 2013, 00:00

Mensagem por ABTH » 10 jan 2014, 22:47

Concordo perfeitamente com tudo o que foi dito aqui. A razão de colocar estas sugestões e não falar dessas prioritárias é que já existe tópicos a falar disso. Eu é que também pensei que fosse bom ter o que falei no primeiro post, num futuro ainda distante, por isso deixei aqui a ideia, caso algum dia fosse possível implementá-la.

Tenho de comentar um assunto que o YipeeKiYay falou, relativamente à quantidade de users que não agradecem as legendas. Infelizmente, tenho a dizer que faço parte desse grupo. Hoje ao falarem sobre o assunto, fui agradecer todas as legendas que fiz download, porque de memória não me lembro de haver nenhuma má. Acho que a principal razão, pelo menos a minha, é o facto de nem me lembrar disso. Passa-me completamente ao lado. Talvez fosse bom após feito o download, que abrisse uma nova página, a perguntar algo como: "Quer agradecer as legendas?". Mas isto é só mais uma ideia, que como as outras, fica lá no fundo da lista de coisas por fazer ainda.

[OFF-Topic]E já que falaram do assunto, sempre ouvi falar bem das legendas italianas, especialmente a nível de sincronizações, porque de resto talvez nem seja útil. Alguns dos meus tradutores favoritos usam as sincronizações deles, para fazer as legendas. Eu sempre quis saber de vêm essas legendas italianas e até agora não fazia ideia. Mas já que o YipeeKiYay, mencionou o nome, fui pesquisar e encontrei isto: http://www.italiansubs.net/ São daqui estas tão famosas legendas?[/OFF-Topic]

Quanto ao que o djhifi, não vou comentar porque acho que já foi tudo dito.

@milesaway, quando digo criar uma lista de "tradutores favoritos", seria algo pessoal. Na minha opinião, e penso ser a vossa também, há alguns utilizadores que para vocês se destacam porque talvez fazem as legendas que acham que tem melhor qualidade, ou que costumam colocar o tipo de releases que pretendem, ou que metem legendas boas do género de filmes que gostam, etc. Com o passar do tempo, nós passamos a ter alguns utilizadores num certo patamar. Por exemplo, para mim alguns são: paulacoelho, CBarreiros1, ninjitis, Barbarela, MrDrugFree, n0te, etc. Como cada um prefere alguns users, cada um decidia a sua lista de favoritos. Assim podíamos de vez em quando consultar as legendas novas destes users e ver se corresponde com algum filme/episódio que tenha intenções de "comprar".

Quanto à "lista de "compras"", no meu caso seria útil no sentido que, como já disse antes, costumo ver que legendas tem, e quais são de melhor qualidade para então escolher que release comprar, Mas não significa que no momento que encontro umas vou comprar o filme/episódio. Por exemplo, há dias que tenho paciência para me dedicar a encontrar as melhores legendas. Nesses dias eu faço uma lista das legendas que preferi e que só vou fazer download no futuro, quando ir "comprar". Ou seja, já escolho as legendas que filmes que vou ver futuramente. Quando quiser ver o filme, "compro" o mesmo, e faço o download das legendas.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
milesaway
Moderador
Mensagens: 1397
Registado: 29 ago 2007, 00:00

Mensagem por milesaway » 11 jan 2014, 00:31

Boas,

De tudo o que foi falado acima, concordo, subscrevo, são ótimas ideias mas...
o admin deve aparecer a explicar mas adianto já que há vários anos que temos o grave problema de webmasters no site.
O site novo de que se falou custa dinheiro, não é barato e sem cobrar... até agora apenas temos as intenções :(

Vou alongar-me sobre o que foi dito sobre o TOL e que considero injustificado :(

Como já repeti inúmeras vezes e sempre que me perguntam:
o TOL está aberto para todos os utilizadores

* qualquer um pode entrar nas legendas em tradução e traduzir ou comentar como bem entender.

* para escolher um filme/série, apenas é necessário enviar a legenda original e encarregar-se da revisão final da legenda.

Pessoalmente, tenho sempre dado todo o apoio que me pedem, incluindo um texto que tenho com o tal B+A Bá.
(ver recentemente o Doctor Who, agora em férias de natal, lol)

As traduções que estão paradas é unicamente devido ao abandono das pessoas que se comprometeram em terminá-las e quanto a isso não podemos fazer nada.
Acreditamos na palavra da pessoa e damos-lhe essa oportunidade. Geralmente corre bem, mas acontecem imprevistos e traduções/revisões dá muito trabalho e exige bastante tempo.

Quanto à estrutura e forma como funciona o Tol parece-me um sistema bastante completo e simples:
original na coluna da esquerda, tradução na coluna da direita, opção de comentar e alterar.
Não vejo nenhuma dificuldade nisso. ;)

Acima de tudo, acho positivo que se discutam estas questões e concordo que mesmo velhinho o LD tem muito potencial que não é aproveitado :(

Cumps
:tongue:
Feelings change - memories don't
Bloqueado