Idéia (economizar espaço/tráfego no servidor)

Sugestões para melhorar o site

Moderador: jamlvs

Responder
Longhorn
Newbie
Mensagens: 6
Registado: 21 set 2007, 00:00

Idéia (economizar espaço/tráfego no servidor)

Mensagem por Longhorn » 07 jun 2009, 08:14

Eu não sei se vocês estão familiarizados com o formato 7-Zip, mas ele é o campeão no quesito compressão, superando e muito o RAR e ZIP quando o assunto é qualquer tipo de arquivo, exceto os multimídia (que não ganham quase nada ao serem comprimidos, mas somente nesse caso, o RAR vence o 7Z, pois o RAR/ZIP tem filtro multimídia, algo que o 7Z não tem ainda).

O formato 7-Zip (extensão 7Z) pode ser descompactado com programas como WinRAR, ele é reconhecido por ele. O melhor modo de compactação é o Ultra, do 7Z.

Só acaba sendo pesado com arquivos grandes (consome 700 MB de memória RAM), mas arquivos pequenos, como legendas, ele compacta em 5 segundos (testei num P4 3 Ghz, 1 GB de RAM). Pra descompactar (mesmo em Ultra), também leva o mesmo tempo. Arquivos minúsculos como legendas, qualquer um desses (RAR/ZIP/7Z) compactam/extraem rapidamente.

O programa pode ser baixado gratuitamente aqui (detalhe: o WinRAR que sempre usamos é pago/shareware):
http://7zip.rnbastos.com

Mas, como eu disse, não é preciso instalar ele pra descompactar os arquivos. Apenas se você quiser compactar em 7Z.

Realizei um teste pra ver a eficácia do 7Z sobre o RAR/ZIP:

"Land of the Lost" (1974) tem 254 KB no site, compactado em RAR.

Em 7Z, ele fica com 171 KB.

http://rapidshare.com/files/241748871/L ... om.7z.html

Outro teste:

Heroes, Pack das Legendas para toda a 3a temporada.

Pelo site do Legendasdivx, 452 KB em ZIP.

Em 7Z: 302 KB:
http://rapidshare.com/files/241749837/H ... 27.7z.html

E assim vai. O maior impacto, além das legendas de filmes, é naquelas onde se reunem todos os episódios da temporada. Às vezes em 7Z o ganho é pequeno, às vezes é bem maior. Isso se vocês somarem por ex. 300 ou 3.000 usuários baixando, é muita coisa.

P.S. Recomendo também a leitura desse site, Maximumcompression (Compressãomáxima, em inglês):
http://www.maximumcompression.com

É um perfeito apanhado do que melhor de existe em matéria de compressão. Eu só não testei outros (fora o 7Z) pelas dificuldades envolvidas, mas o próprio site recomenda o formato nas suas conclusões. 8)

Sobre reconhecer 7Z, fica assim:

ZIP - Formato reconhecido nativamente pelo Windows. Não é necessário instalar nenhum programa pra descompactar os arquivos, porém, oferece a pior taxa de compactação de todos os formatos, e caiu em desuso hoje em dia. Todas as legendas que baixei do site até agora só usam RAR (algumas usam ZIP). Além disso, o ZIP é cheio de limitações técnicas que o RAR não tem.

RAR - Pra descompactar as legendas, precisa ter o WinRAR instalado. O programa é pago, porém, é shareware, o que significa que continua rodando na máquina após o prazo estabelecido por ele, mas com um aviso chato quando você abre ele (que tem de ser fechado).

7Z (7-Zip) - O WinRAR reconhece automaticamente os arquivos com essa extensão, ou seja, quem descompacta as legendas em RAR também vai conseguir fazer isso com o 7Z.

OBS: O melhor método de compactação do 7Z é o Ultra.

Ver também:
http://pt.wikipedia.org/wiki/7-Zip
http://pt.wikipedia.org/wiki/7z

O único probleminha aí é que pelo WinRAR/WinZIP não dá pra CRIAR ARQUIVOS 7Z. Só no futuro que pretendem implementar isto. Mas pra ler/extrair, o WinRAR (e o WinZip a partir da versão 12) conseguem fazer isso normalmente.

Pra criar arquivos 7Z precisa ter o programa 7-Zip (que é gratuito) instalado. :pop:
Tidusado
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 1025
Registado: 23 jun 2005, 00:00

Mensagem por Tidusado » 07 jun 2009, 08:53

No entanto são só kbs...

Não faz grande diferença no tráfego de alguém.
Longhorn
Newbie
Mensagens: 6
Registado: 21 set 2007, 00:00

Mensagem por Longhorn » 07 jun 2009, 15:49

Tidusado Escreveu:No entanto são só kbs...

Não faz grande diferença no tráfego de alguém.
Pra quem baixa uma legenda esporadicamente e tem banda larga não, mas em alguns casos o tamanho da legenda fica bem menor... 7z pra legendas sempre será menor que RAR ou ZIP.

Essa aqui por exemplo, reduziu à metade do tamanho:

http://www.legendasdivx.com/modules.php ... lid=110485

Já uma outra que peguei, caiu de 200 KB pra 187 KB... varia muito. Mas dependendo da forma como o usuário compactou, o ganho é considerável.

Se você considerar que uma legenda pode ser baixada 3, 4 mil vezes ou mais, aí estaríamos falando de megabytes de tráfego por arquivo.

Somando todas as legendas do site, acho que o número cresce bem mais.

Se o tráfego/espaço em disco do servidor não for problema, e estiver gastando muito pouco (mesmo atualmente), dentro do máximo disponível, então concordo que não haveria necessidade... não posso falar pelos admins, porque não tenho números exatos. 8)
Avatar do Utilizador
joazito
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 1014
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 08 jun 2009, 13:31

Eu posso falar disso enquanto programador.

Bem realmente agora que falas nisso não gosto que o rar seja usado. É um formato proprietário, e o windows nativamente não tem capacidade de o ler sequer. Pessoalmente adoro o 7z, mas a falta de suporte nativo também faz com que não o possa escolher.

O zip é lido por tudo e mais alguma coisa em todo o lado. Incorre-se no custo de 50% maior tamanho (a julgar pelos teus dados), o que é uma bela batelada, mas vive-se com isso. O espaço em disco também está barato hoje em dia (por acaso no servidor de momento tem problemas neste capítulo mas penso que seja temporário). A largura de banda usada também está muito dentro do aceitável.

Portanto, a meu ver, quando mudar tudo mudo para zip.
Responder