Sugestões para o site

Sugestões para melhorar o site

Moderador: jamlvs

Bloqueado
yajdam
Newbie
Mensagens: 21
Registado: 04 jan 2007, 00:00

Mensagem por yajdam » 11 mai 2010, 14:24

Toretto Escreveu:Sugestão: Realçar correcções

Por vezes, existem pequenas correcções que não justificam envio de novas legendas. E com o comentário realçado, seria mais fácil detectar erros.

Penso que seria uma boa ideia incluir um botão semelhante ao Bad Subtitle e Reportar à Administração, nos comentários das legendas. Poderia ter destaque a verde, por exemplo, tal como os outros têm a azul bebé e vermelho, respectivamente...
Óptima ideia e ao realçar-se esse comentário, seria enviada uma mensagem privada para os utilizadores, que tiveram a amabilidade de carregar no botão de "agradecer esta legenda". Esta opção (a de envio de uma MP) só estaria disponível para o uploader e/ou criador das legendas.

Esta sugestão aparece porque detectei que tinha traduzido mal uma palavra numas legendas que fiz recentemente, e para além de colocar a correcção nos comentários, quis informar quem tinha agradecido. Isso obrigou-me a enviar uma MP a cada um dos utilizadores à vez! Feliz ou infelizmente, eram apenas 10.


"Divertirem-se"!
Avatar do Utilizador
Puko
Newbie
Mensagens: 19
Registado: 10 set 2006, 00:00

Mensagem por Puko » 22 nov 2010, 20:34

Subscrevo a sugestão do Toretto.

Podiam também inserir no campo Proveniência, aquando do envio de legendas, a opção "Ripadas de Blu-ray", ou então editar a que já lá está [DVD/Blu-ray].
Avatar do Utilizador
joazito
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 1014
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 30 nov 2010, 17:58

Puko Escreveu:Podiam também inserir no campo Proveniência, aquando do envio de legendas, a opção "Ripadas de Blu-ray", ou então editar a que já lá está [DVD/Blu-ray].
Eu sugiro que em vez de ripadas daqui ou dali se mude isso para "tradução profissional" / "tradução amadora". Sendo os amadores todos nós que não somos pagos para isto :).
Avatar do Utilizador
Gandalf_pt
Newbie
Mensagens: 3
Registado: 11 dez 2007, 00:00

Mensagem por Gandalf_pt » 06 dez 2010, 02:32

(Bom, suponho que esta seja a área)

Já muitas vezes pensei em como seria bom, mas nunca consegui imaginar bem como formular esta medida, então agora, na sequência do post anterior, aqui fica a sugestão por alto:

Por mais valor que se dê às várias equipas de tradução, que fazem um trabalho excelente (principalmente porque sem inc¤ntivos), o qual nunca é demais agradecer, para mim, como acredito que para outras pessoas, uma legenda "oficial" (ripada do DVD português) é sempre outra coisa. Embora por vezes também se desleixem, esses tradutores são profissionais, estão batidos naquilo que fazem. Onde se nota mais é nas expressões idiomáticas (que às vezes escapam aos tradutores "amadores" - isto sem qualquer carga pejorativa) que não são para traduzir à letra. Ou às vezes aquela explicação entre parêntesis de um trocadilho...
Quando se trata de um conteúdo recente, é pedir demais, mas quando procuramos um mais antigo, do qual os DVDs andam por aí (tanto que às vezes até aparecem os como DVD-R nos sítios do costume), é pena não existir uma filtragem, digamos uma categoria ou tag para essas legendas. Quem sabe, não seria uma forma de encorajar quem lança os DVD-R a carregar também as legendas, sabendo que seriam distinguidas?

Uma tal etiqueta seria sempre boa, mesmo que uma tal legenda depois aparecesse sincronizada para esta ou aquela release. Mas quando é que isto ganha especial importância? O meu caso: Compro muitas vezes DVD's na play.com (onde estão estupidamente baratos, deve ser o começo da despedida), que não trazem legendas em português. Então tenho que carregar no player umas que por aí hajam, mas muitas vezes é preciso sincronizar. Ora se já existisse uma base de dados de legendas oficiais de DVD...

Não imagino qual seja a viabilidade ou o vosso interesse em encaixar uma ferramenta destas, espero que a considerem com simpatia, fica a sugestão.

Cumprimentos e continuação de bom trabalho,
Avatar do Utilizador
joazito
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 1014
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 09 dez 2010, 17:20

Gandalf_pt Escreveu:é pena não existir uma filtragem, digamos uma categoria ou tag para essas legendas.
[...]
Ora se já existisse uma base de dados de legendas oficiais de DVD...
Na verdade já existe. Se fores à pesquisa avançada tens lá um campo chamado "Proveniência" e tens a opção de escolheres "DVD rip". Ou então podes clicar aqui que vai dar ao mesmo.
Miguelac
Newbie
Mensagens: 2
Registado: 07 jul 2006, 00:00

Organizar as séries

Mensagem por Miguelac » 04 jan 2011, 00:47

Sou um utilizador assíduo do legendasdivx e devo dizer que é um site que eu estimo muito.

Mas devo confessar que para séries o modo de organizar deixa muito a desejar. Isto porque cada série tem várias temporadas, cada temporada tem vários episódios e cada episódio tem várias versões das legendas.

Hoje em dia vejo as séries mal acabam de sair o que torna a busca quase imediata, mas se por acaso estou à procura das legendas de um episódio ou de uma temporada de uma série mais antiga este método pode tornar-se absurdamente complicado.

Dou um exemplo, um vez levei cerca de duas horas para encontrar umas legendas. Elas existiam e estavam bem identificadas, mas com tanta coisa lá pelo meio e as temporadas todas misturadas tive de ir página a página até encontrar. Por azar estava no fim.

Esta situação fez-me perceber que bastava haver mais camadas para a pesquisa ser mais rápida. Nos nossos PCs tb n temos todos os ficheiros na mesma pasta, tudo no C: ao molho. Temos uma para programas, outra para os meus documentos, outra para o windows, e dentro destas temos uma para cada programa, uma para as musicas, outra para os filmes, etc....

Claro que se pode cair no absurdo de ter de clicar em 10 links para conseguir as legendas para o último episódio do house, mas penso que isso seria um extremo facilmente evitável mantendo em operação o motor de busca que já existe..

A minha irmã mostrou-me este site (http://www.*********.net) que ela descobriu por não se conseguir entender com o LD e pela primeira vez na vida tive de admitir que a maneira dela não era pior que a minha. Eu ajudo no que for preciso mas temos mesmo de mudar isto porque se não vemos que é necessário a mudança somos como os cavalos com palas nos olhos e qualquer dia perdemos esta maravilhosa comunidade.

Eu tenho um apreço muito grande por este site que já acompanho há bastante tempo e penso que a nossa comunidade de tradutores merece um bocadinho mais.
Avatar do Utilizador
jamlvs
Admin
Admin
Mensagens: 1420
Registado: 14 nov 2004, 00:00
Localização: Vila Nova de Gaia

Mensagem por jamlvs » 04 jan 2011, 00:57

Vocês falam como se conhecessem o código do LegendasDivx de trás para a frente e como se nós gostássemos das coisas assim. Segundo vocês dizem, será dar 2 toques no código e está feito... Isso demonstra muita falta de informação sobre esta comunidade pois acabam por comparar uma característica que no nosso site é má mas esquecem todas as outras que temos e as outras comunidades não têm...

Mas pronto, já estamos habituados...

2 horas para encontrar uma legenda? lol, não inventes... Não não tens mais nada que fazer ou então o teu pc é muito lento e já consideras 2 horas um tempo aceitável...

Fico a aguardar um contacto teu por Mensagem Privada para resolveres a situação. Se for viável, envio parte do código das pesquisas para que possas corrigir. ;)
Avatar do Utilizador
Gandalf_pt
Newbie
Mensagens: 3
Registado: 11 dez 2007, 00:00

Mensagem por Gandalf_pt » 04 jan 2011, 01:54

joazito Escreveu:
Gandalf_pt Escreveu:é pena não existir uma filtragem, digamos uma categoria ou tag para essas legendas.
[...]
Ora se já existisse uma base de dados de legendas oficiais de DVD...
Na verdade já existe. Se fores à pesquisa avançada tens lá um campo chamado "Proveniência" e tens a opção de escolheres "DVD rip". Ou então podes clicar aqui que vai dar ao mesmo.
Existe essa diferenciação realmente, mas ainda assim falta uma categoria. Isto porque a que existe não distingue se é o DVD oficial inglês/americano/whatever ou o DVD oficial português. Resultado: a maioria das legendas lá catalogadas são, na verdade, traduções das legendas dos DVD's estrangeiros. Assim, reforço que só apuraremos as "verdadeiras" quando houver uma categoria "DVD oficial português", ou algo do género.

Fica a sugestão, e não vos maçarei mais com este tema. Continuação de bom trabalho! ;-)
Avatar do Utilizador
Pretender_
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 483
Registado: 10 abr 2006, 00:00

Mensagem por Pretender_ » 06 jan 2011, 13:53

Gandalf_pt Escreveu:
joazito Escreveu:
Gandalf_pt Escreveu:é pena não existir uma filtragem, digamos uma categoria ou tag para essas legendas.
[...]
Ora se já existisse uma base de dados de legendas oficiais de DVD...
Na verdade já existe. Se fores à pesquisa avançada tens lá um campo chamado "Proveniência" e tens a opção de escolheres "DVD rip". Ou então podes clicar aqui que vai dar ao mesmo.
Existe essa diferenciação realmente, mas ainda assim falta uma categoria. Isto porque a que existe não distingue se é o DVD oficial inglês/americano/whatever ou o DVD oficial português. Resultado: a maioria das legendas lá catalogadas são, na verdade, traduções das legendas dos DVD's estrangeiros. Assim, reforço que só apuraremos as "verdadeiras" quando houver uma categoria "DVD oficial português", ou algo do género.

Fica a sugestão, e não vos maçarei mais com este tema. Continuação de bom trabalho! ;-)
Legendas dvdrip e só em Português:
http://www.legendasdivx.com/modules.php ... orm_cat=28

11851 Legendas em PT de origem DVDRIP
14348 Legendas com origem de DVDRIP
In 80's, a Corporation Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for their research. Until One Day....Their Pretender ran away...
Avatar do Utilizador
Puko
Newbie
Mensagens: 19
Registado: 10 set 2006, 00:00

Mensagem por Puko » 09 jan 2011, 05:13

Não sei se isto já foi sugerido ou se até está em funcionamento algo do género, mas penso que não:

Quando é apagada uma legenda pela moderação, ser automaticamente enviada uma PM com a razão.
Digo isto porque vejo com frequência os utilizadores a fazerem re-upload de legendas anteriormente apagadas, sem fazerem ideia do porquê ou de como desapareceram.

É certo que existe um tópico sobre o assunto nas Regras do site, mas era uma forma de pouparem trabalho. Ou então não, não sei até que ponto é complicado aplicar isto no código. :D2
Bloqueado