Utilização excessiva de CPU no site

Dúvidas sobre hardware, software, etc.

Moderador: jamlvs

Responder
Avatar do Utilizador
guardiao
Webmaster
Mensagens: 698
Registado: 14 nov 2004, 00:00

Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por guardiao » 23 out 2017, 23:18

Esta noite fui alertado que o LegendasDivx poderia estar a usar demasiado CPU, pela existência de um Web Mining (ou Mineração na Web).
Após efetuar uma análise a todos os scripts js não encontrei nada.

O Adguard, AVG e VirusTotal também não encontraram nada de suspeito conforme podem ver nestes links.

https://reports.adguard.com/en/legendas ... eport.html
http://www.avgthreatlabs.com/pt-pt/webs ... asdivx.pt/
https://www.virustotal.com/en/url/42e26 ... 508793378/

Portanto se o problema continuar recomendo que limpem o cache do browser e se isso não ajudar peçam ajuda neste tópico. :)
Avatar do Utilizador
carlos996
Power User
Power User
Mensagens: 158
Registado: 23 nov 2007, 00:00
Localização: Same World as You!

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por carlos996 » 23 out 2017, 23:29

A única ajuda que posso dar é que antes de usar o extra NoScript por mais que limpasse as pastas e todos aqueles processos para melhorar o desempenho do pc. Sempre que abria o site, a percentagem do uso do cpu subia em flecha.
E se fechasse o separador, o consumo estabilizava. Portanto, há algum script no site que está a fazer com que puxe pelo uso do cpu. Isto nota-se mais em utilizadores com portáteis, uma vez que estes fazem mais ruído na ventoinha o que levanta logo a suspeita de consultar o gestor de tarefas. Ao utilizar NoScript o problema fica resolvido.
Tenho o cpu entre 1% a 5%, se tirar o NoScript dispara entre os 70% a 90%.

Imagem
Candidaturas Abertas aqui!
Avatar do Utilizador
TOTILMAN
User
User
Mensagens: 83
Registado: 19 fev 2007, 00:00

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por TOTILMAN » 23 out 2017, 23:37

Olá viva ;)
Ontem pela 1 e tal da madrugada detetei no meu trab (eu trabalho por turnos) detetei um aviso com o Bitdefender Endpoint Security e após ver que mais alguém se queixava do mesmo no shout eu indiquei que a mim tb acontecia.
De manha cedo quando cheguei a casa e liguei o meu pc recebi um aviso novamente mas desta vez com o AVGIS ao qual consegui tirar screenshot e enviei ao admin por pm.
Durante o dia não voltei a aceder ao pc a não ser hoje novamente no trabalho e já não aparece nenhum aviso no Bitdefender.
Não é nem nunca foi minha intenção "provocar" instabilidade ou confusão entre users pois nunca mais toquei no assunto. O que reparei é que mais users no shout se queixaram do mesmo após eu tb ter dado indicação do sucedido.
Imagem
Avatar do Utilizador
jamlvs
Admin
Admin
Mensagens: 1420
Registado: 14 nov 2004, 00:00
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por jamlvs » 23 out 2017, 23:38

carlos996 Escreveu:A única ajuda que posso dar é que antes de usar o extra NoScript por mais que limpasse as pastas e todos aqueles processos para melhorar o desempenho do pc. Sempre que abria o site, a percentagem do uso do cpu subia em flecha.
E se fechasse o separador, o consumo estabilizava. Portanto, há algum script no site que está a fazer com que puxe pelo uso do cpu. Isto nota-se mais em utilizadores com portáteis, uma vez que estes fazem mais ruído na ventoinha o que levanta logo a suspeita de consultar o gestor de tarefas. Ao utilizar NoScript o problema fica resolvido.
Tenho o cpu entre 1% a 5%, se tirar o NoScript dispara entre os 70% a 90%.
Isso não nos diz muito... Eu tenho um portátil e está com 2% de carga... Já experimentaste com outro browser?
Avatar do Utilizador
jamlvs
Admin
Admin
Mensagens: 1420
Registado: 14 nov 2004, 00:00
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por jamlvs » 23 out 2017, 23:40

TOTILMAN Escreveu:Olá viva ;)
Ontem pela 1 e tal da madrugada detetei no meu trab (eu trabalho por turnos) detetei um aviso com o Bitdefender Endpoint Security e após ver que mais alguém se queixava do mesmo no shout eu indiquei que a mim tb acontecia.
De manha cedo quando cheguei a casa e liguei o meu pc recebi um aviso novamente mas desta vez com o AVGIS ao qual consegui tirar screenshot e enviei ao admin por pm.
Durante o dia não voltei a aceder ao pc a não ser hoje novamente no trabalho e já não aparece nenhum aviso no Bitdefender.
Não é nem nunca foi minha intenção "provocar" instabilidade ou confusão entre users pois nunca mais toquei no assunto. O que reparei é que mais users no shout se queixaram do mesmo após eu tb ter dado indicação do sucedido.
Deste indicação do sucedido não ontem mas sim dia 10. E a explicação foi-te dada na altura. Por isso o que me parece é que seja ficheiros temporários na tua máquina.
Avatar do Utilizador
carlos996
Power User
Power User
Mensagens: 158
Registado: 23 nov 2007, 00:00
Localização: Same World as You!

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por carlos996 » 23 out 2017, 23:46

Experimentei com mozilla e chrome, com e sem NoScript.
Pode ser que sirva a quem tiver com o mesmo problema, de qualquer forma, tenho mais controlo e segurança com este extra.

Imagem
Candidaturas Abertas aqui!
Avatar do Utilizador
TOTILMAN
User
User
Mensagens: 83
Registado: 19 fev 2007, 00:00

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por TOTILMAN » 23 out 2017, 23:49

Não aposto nem teimo mas são 2 maquinas diferentes onde é utilizado ccleaner constantemente para limpar tudo. Alias no trab sou "obrigado" a limpar tudo mas mesmo tudo porque a mesma maquina é usada por vários colegas :D
Mais uma vez volto a dizer que neste momento na maquina do trab já não há nenhum aviso do que quer que seja ;)

O report do dia 10 e o de hoje são diferente na localização.
heis aqui os screens enviados:
► Show Spoiler
Imagem
Avatar do Utilizador
jamlvs
Admin
Admin
Mensagens: 1420
Registado: 14 nov 2004, 00:00
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por jamlvs » 24 out 2017, 00:02

TOTILMAN Escreveu:Não aposto nem teimo mas são 2 maquinas diferentes onde é utilizado ccleaner constantemente para limpar tudo. Alias no trab sou "obrigado" a limpar tudo mas mesmo tudo porque a mesma maquina é usada por vários colegas :D
Mais uma vez volto a dizer que neste momento na maquina do trab já não há nenhum aviso do que quer que seja ;)

O report do dia 10 e o de hoje são diferente na localização.
heis aqui os screens enviados:
► Show Spoiler
A primeira que reportaste foi logo apagada:
Imagem

Assumo que a segunda tb tenha sido apagada na altura pois não existe no site. Mesmo assim, vou ver se consigo sacar logs de quando essa pasta foi apagada.
Avatar do Utilizador
TOTILMAN
User
User
Mensagens: 83
Registado: 19 fev 2007, 00:00

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por TOTILMAN » 24 out 2017, 00:08

jamlvs, não estou a duvidar de ti nem do webmaster por amor de Deus :D
Achei estranho e reportei, apenas isso. Eu sou um "boi" a olhar para um palácio a nível de programação e como moderador que já fui de fóruns acho o mais natural users meterem links até de imagens em que pede login para ser visualizada e dar erros aos users.
Sei que é extremamente difícil procurar uma agulha num palheiro ou numa thread enorme quando não se sabe o que procurar.
O que mais interessa é que deixou de aparecer tanto a mim como a demais users que tb reportaram :wink:
Imagem
Avatar do Utilizador
jamlvs
Admin
Admin
Mensagens: 1420
Registado: 14 nov 2004, 00:00
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Utilização excessiva de CPU no site

Mensagem por jamlvs » 24 out 2017, 00:12

TOTILMAN Escreveu:jamlvs, não estou a duvidar de ti nem do webmaster por amor de Deus :D
Achei estranho e reportei, apenas isso. Eu sou um "boi" a olhar para um palácio a nível de programação e como moderador que já fui de fóruns acho o mais natural users meterem links até de imagens em que pede login para ser visualizada e dar erros aos users.
Sei que é extremamente difícil procurar uma agulha num palheiro ou numa thread enorme quando não se sabe o que procurar.
O que mais interessa é que deixou de aparecer tanto a mim como a demais users que tb reportaram :wink:
Sim, tu tiveste a ação correta desde o primeiro momento e agradeço-te por isso. :primeiro:
Responder