FO+Router+Box: Mudanca de divisão

Dúvidas sobre hardware, software, etc.

Moderador: jamlvs

Responder
danielbsnake72
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 30 nov 2012, 00:00

FO+Router+Box: Mudanca de divisão

Mensagem por danielbsnake72 » 27 jan 2014, 20:59

Viva pessoal! Será que podem dar-me uma ajuda relativamente à ligações de equipamentos tv+internet+telefone?
Na casa da minha namorada têm um router ligado a um terminal de fibra optica. Esse mesmo router está ligado a uma box. A divisão onde esse equipamento se encontra é distante do centro da casa, pelo que ela pretende passar o router para uma divisão mais central (mantendo a box onde está).
Preciso de saber como devo proceder com as ligações dos aparelhos para que seja possível ter o router a emitir sinal de rede sem fios numa divisão mais central e a box a proporcionar as suas funcionalidades específicas numa televisão de uma divisão mais periférica.
Já se pensou em chamar o pessoal da operadora, mas se alguém tiver conhecimento e puder ajudar sempre é um dinheirito que se poupa.

Desde já agradeço! Se for preciso mais esclarecimentos para que possam ajudar estou ao dispor!

Cumps!

PS, tinha feito este pedido de ajuda na shoutbox, mas alertaram-me (e bem) que os fórums seriam um local melhor para que conseguisse ajuda.
Avatar do Utilizador
milesaway
Moderador
Mensagens: 1397
Registado: 29 ago 2007, 00:00

Mensagem por milesaway » 28 jan 2014, 00:03

Talvez algum utilizador mais eletricista tenha uma opinião melhor:

na minha casa a instalação está feita assim:
há um cabo coaxial que vem da rua e liga diretamente ao router e outro que liga à box.
Parece-me que o que tens de fazer é substituir o cabo coaxial que liga ao router por outro mais comprido e assim poder "levar" o router para outra divisão.
(no caso da box, é a mesma coisa)

O cabo utilizado é um cabo coaxial que se vende a metro, mas precisa de umas fichas que são cravadas nas extremidades, o que pode ser difícil fazer.
Não sei se há lojas que vendem esses cabos por medida, para cabos telefónicos e de rede sei que existe. Isso seria o ideal.

Cumps
:tongue:
Feelings change - memories don't
danielbsnake72
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 30 nov 2012, 00:00

Mensagem por danielbsnake72 » 28 jan 2014, 02:49

A casa possui rede coaxial instalada, com tomadas coaxiais em todas as divisões (é um apartamento num prédio bastante recente), mas o sinal que vem do ISP é em fibra óptica, pelo que existe o tal terminal de fibra óptica que referi que se liga à rede coaxial e ao router (e este liga-se à box). O router em si, pelo que a minha namorada me diz, não tem entrada coaxial =\ quanto à box não sei.

De qualquer das formas, obrigado pela resposta!

Cumprimentos!
fmacedo1971
Power User
Power User
Mensagens: 149
Registado: 11 dez 2004, 00:00

Mensagem por fmacedo1971 » 13 fev 2014, 22:47

Amigo,

Provavelmente tens uma ligação de fibra.

Da ligação de fibra tens uma saída de rede que liga ao router que divide os vários sinais.

Do router é que são divididos os sinais de telefone, TV (por cabo de rede que liga à box) e net por cabo de rede (que liga a um pc fixo por exemplo) e wireless.

O meu conselho é comprares um router auxiliar e passares um cabo de rede do router que já tens até ao novo.

Não necessitas de grandes mudanças e podes replicar o sinal de wireless para outros pontos da casa.

Em alternativa, com mais custos, podes comprar um replicador de wireless que apenas tens de ligar a uma tomada elétrica.

Cumprimentos.
danielbsnake72
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 30 nov 2012, 00:00

Mensagem por danielbsnake72 » 16 fev 2014, 02:08

Obrigado pela resposta fmacedo!

É uma ligação fibra sim senhor. Já experimentamos repetidor, mas não resolve o problema, n sei se é das paredes serem mt espessas naquela casa, se é de uma delas ser de tijoleira (reflete mais a emissão de sinal), mas repetidor wifi n funciona. Chegou-se a chamar o pessoal da operadora e eles aconselharam um modelo de repetidor, testou-se mas sem efeito =\

O problema de ligar um router auxiliar é precisamente ter q passar cabos pla casa toda =\

O equipamento de fibra está ligado a um cabo coaxial q acho q está ligado à rede coaxial do apartamento, será que comprar um router com entrada coaxial e coloca-lo no quarto em q interessa ter internet, ligado à tomada coaxial (q existe em todas as divisões daquela casa) n resolveria o problema?

Já experimentamos até powerline, mas n entendo porquê, mesmo isso apanha mal naquele quarto... deve ser por atravesar ruido eletrico de muitas divisoes, em especial uma cozinha.

se alguém tiver alguma ideia por favor diga algo.

mais uma vez muito obrigado!
fmacedo1971
Power User
Power User
Mensagens: 149
Registado: 11 dez 2004, 00:00

Mensagem por fmacedo1971 » 17 fev 2014, 11:29

danielsnake72,

O router ligado à entrada coaxial não funciona porque o sinal de internet não é transmitido pela linha coaxial.

Provavelmente a solução passaria em colocar mais do que um repetidor ou em passar efetivamente cabo pela casa.

Se o repetidor for colocado num local onde o sinal de Wi-Fi seja fraco não resulta. O ideal seria colocar um repartidor onde chegue um bom sinal e depois colocar um segundo.
No entanto esta solução é um pouco dispendiosa, uma vez que usar repartidores baratos não funciona.

A solução mais económica, mas que dá algum trabalho e que exige fazer uns furos nas paredes, seria mesmo passar cabo de rede. Para minimizar o impacto podes utilizar calhas técnicas adesivas que se encontram em vários armazéns de material elétrico.

Boa sorte
danielbsnake72
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 30 nov 2012, 00:00

Mensagem por danielbsnake72 » 28 fev 2014, 22:15

Obrigado fmacedo

Uma solução óptima, no meu ponto de vista, seria utilizar powerline. Mas, como já disse, naquela casa não funcionou (na minha funciona sem quaisquer problemas).

Assim sendo, provavelmente vai fazer-se exatamente o que disseste. Ao menos assim é certo que resulta :D

Obrigado a todos os que foram dando uma ajuda!

Abraço!
Responder