[ENCERRAR] Problemas/Dúvidas ao utilizar um Monitor/TV LG HD

Dúvidas sobre hardware, software, etc.

Moderador: jamlvs

Responder
Mike80
Newbie
Mensagens: 23
Registado: 21 nov 2004, 00:00

[ENCERRAR] Problemas/Dúvidas ao utilizar um Monitor/TV LG HD

Mensagem por Mike80 » 26 abr 2012, 04:33

Oi pessoal! :wink:

Tenho montado em casa um PC que serve para tudo, foi comprado há uns anitos com o intuito de ser uma 'workstation multi-plataforma', ou seja (em português), 'um burro para todas as cargas', lol. Talvez por isso não seja especialmente excepcional em alguma coisa específica mas tem um bom desempenho em praticamente tudo.

Dito isto, uma das coisas que faz e normalmente bem, é servir como Media Center, tenho um pequeno monitor de secretária (um Compaq 1720) que utilizo para a maior parte das tarefas 'normais', mas para multimédia tenho um monitor/TV Full HD (um LG Flatron 2362D) exactamente para usar como TV e para poder ver os meus filmes e vídeos existentes no meu PC (e correr jogos também).

O meu 'setup básico' com os dois monitores :

HP Pavilion Elite m9725.pt
Windows Vista Home Premium SP 2 (32bits)
Intel Core 2 Quad CPU Q6600 @ 2.40Ghz
4GB RAM (apenas cerca de 3.3GB são utilizados pelo SO)
NVIDIA 8800 GT 512MB (+ RAM dedicada do CPU, não utilizada pelo SO)
HL-DT-ST BDDVDRW GGC-H20L Drive òptica
HD Interno Seagate 750GB IDE
HD Externo WD My Book 3.0 1TB USB
Rato Logitech MX310
Gamepad Logitech WingMan Cordless
Colunas Lifetech 5.1 Surround
1º Monitor 17'' Compaq 1720 (4:3)
2º Monitor 23'' LG 2362D (16:9)

Ora bem, quando utilizo o Media Center apenas com o LG, por vezes acontecem umas situações estranhas...e apesar de normalmente e de alguma maneira conseguir resolver os problemas, o certo é que continuam a acontecer e por vezes a solução é diferente...portanto, vou mencionar aqui algumas situações, na esperança de alguém estar familiarizado com elas e me possa explicar a sua origem.


1ª Situação: HDMI vs DVI

Eu utilizo a ligação HDMI mas tenho a sensação que em DVI a imagem era mais definida, pode ser impressão minha mas gostava de saber se existe alguma diferença 'técnica' na qualidade da imagem entre os dois modos e qual devo utilizar. Pergunto isto porque já ouvi dizer que no HDMI a imagem é pior, mas como basicamente a ligação vem do mesmo sítio (DVI) e apenas tem um adaptador de ficha no cabo, pergunto-me se fará diferença...

2ª Situação: 1080p ou 1080i

Já li bastante sobre o assunto e sobre as diferenças dos modos 'Full HD', e pelo que me lembro,, o consenso é que o 1080p é melhor mas no meu caso o 1080i parece ter uma imagem mais 'rica' e trabalha a uma taxa de refresh um pouco mais alta. Qual é o modo que vocês utilizam em HD? e na vossa opinião ou caso, qual escolhem?

3ª Situação: Contraste/Luz/Cor Dinâmicas

Isto acontece-me ocasionalmente e ainda não consegui perceber a origem....por vezes, quando estou a ver um filme ou a jogar um jogo, a imagem começa a clarear ou a escurecer conforme a intensidade de luz no ecrã, como se estivesse a adaptar-se. Eu já desliguei tanto na TV como no computador, tudo o que é relacionado com configurações dinâmicas ou modos automáticos, mas o problema continua a acontecer. Alguém tem ideia de como 'desligar' este clarear/escurecer da imagem vinda do PC? No modo de TV isto não ocorre...

4ª Situação: Erro 'Out of synch'

Este problema só me acontece numa única situação....quando estou a ver vídeo em Full HD ou quando estou a jogar algum jogo, não posso mudar 'de canal'! se carrego no botão do comando remoto da TV para mudar a origem do sinal, para um canal da TV por exemplo, quando tento voltar perco o sinal e dá-me esse erro, 'Out of sync'. Pelo que descobri, este erro ocorre quando são pedidas ao monitor resoluções que ele não suporta (ou taxas de refresh) e fica sem sinal, portanto não percebo bem porque acontece, alguém tem ideias? (este erro faz com que muitas vezes o SO detecte o monitor ligado mas fica sem sinal e se os cabos forem trocados nem detecta sequer...por vezes só fazendo um 'reset' ao CMOS da BIOS é que volta a funcionar)


E pronto, peço desculpa pelo 'testamento', mas já que aqui estava, aproveitei o momento! :pop:

Ao pessoal que tiver paciência para ler tudo e ainda tentar ajudar, fica desde já aqui o meu agradecimento. ;)


Fiquem bem!
Última edição por Mike80 em 04 mai 2012, 23:33, editado 1 vez no total.
Imagem
Mike80
Newbie
Mensagens: 23
Registado: 21 nov 2004, 00:00

Mensagem por Mike80 » 04 mai 2012, 23:31

Bom...ao fim de uma semana e 176 visualizações do tópico, gostava de ao menos ter tido uma opinião de uma única 'santa alma'.... :(

Se até agora ninguém opinou, não me parece que vá acontecer....de qualquer modo, por mim podem encerrar o tópico, já procurei ajuda noutro fórum e recebi uma opinião passadas algumas horas.

:-o
Imagem
Responder