Página 1 de 3

Dividir um avi em dois.

Enviado: 19 jan 2005, 15:58
por FragaCampos
Boas.
Hoje ripei um dvd para avi, e pela primeira vez para dois ficheiros. Usei o Auto Gordion Knot.
Mas houve um pequeno problema: em vez de 2 avis, fez 3, sendo o terceiro apenas de 12Mb correspondendo a 2 minutos de genérico. De qualquer maneira ele produz um ficheiro de 1,4 Gb e esse mantém-se intacto.
A pergunta é: como é que faço para dividir o ficheiro em apenas dois, sem ter de correr o AutoGK novamente?
Eu sei que vou ter de correr o AutoGK novamente para perceber o que correu mal. De qualquer maneira gostava de saber como agir neste caso.
Obrigado.

Enviado: 19 jan 2005, 16:42
por FragaCampos
Ok, já arranjei o VirtualDub. Mas está difícil em dividir o fiheiro em 2 de 701Mb...
mas hei-d conseguir. :)

Enviado: 19 jan 2005, 17:53
por MrBean
É facílimo....
nos menus do virtualdub tens uma opção que é select range...
aí podes escolher e especificar a divisão como entenderes ou seja por tempo (corta o filme no tempo desejado) ou por tamanho ele divide o ficheiro com o tamanho pretendido. Deves especificar sempre que possível o numero de frames. Um concelho escolhe sempre um numero de frames que bata num tempo certo.
Exemplo:
frames 123456 --->01:05:34:123 ---> Má escolha!!!!

frames 123567 --->01:05:35:000 ---> Boa escolha!!!!

Isto porquê, pq o virtual dub pode corta de forma errada e o fim da primeira parte assim como o inicio da segunda parte podem aparecer destorcidos.
Vai pela minha experiencia.
Agora não parto filmes em dois mas o contrário. Junto em 1.4Gb e gravo tudo em cd.
Prefiro ver tudo seguido sem ter de trocar de cd's.
Fica bem.

Enviado: 19 jan 2005, 17:59
por FragaCampos
É que ando aqui às voltas há mais de uma hora e não consigo fazer com que um dos cds tenha menos de 703 Mb. Ainda por cima o ficheiro que eu quero dividir só tem 1,37 Gb. O que me dá a entender é que (não sei porquê) o VirtualDub, não divide correctamente. O resultado da divisão são dois ficheiros que no seu total têm mais de 1,37 Gb. Isto é normal?
Outra coisa: eu faço como está no manual do moolabs, ou seja faço ctr+shift+j e escolho o tamanho do primeiro ficheiro em vez de escolher por frames. Achas que há alguma diferença?

E se calhar o que querias dizer era que punhas 1.4Gb num dvd e não num cd. Certo?

Enviado: 19 jan 2005, 18:09
por joazito
O que acontece é que tens de activar uma opção no VirtuaDub que é o "Direct Stream Copy" , tanto para o vídeo como para o audio, acho.

Enviado: 19 jan 2005, 18:22
por MrBean
Olha estás a ter uma trabalheira dos diabos, acho eu, para nada!!!
Eu uso o Neodivx para converter de mpeg2 (DVD) para divx onde podes especificar o tamanho das varias partes que ele vai criar. Tens de ter em atenção que dependendo da qualidade que dás na altura da conversão o resultado pode ser maior do que 1.4Gb.
Nessa aplicação dizes que o tamanho final é 1.4Gb e que queres que parte enm volumes de 700Mb. Ele automaticamente determina a qualidade máxima para poder corresponder ao que pretendes.
Antes de usar este usava o Flaskmpeg e o Xmpeg. Este ultimo ainda não tinha uma versão estável e crachava as vezes.
No teu caso o 3º volume é de 12Mb, se for só legendas...caga.. não precisas disso pra nada. O resto é que interessa e ai no virtualdub carregas o filme de 1.4Gb. Na parte de baixo consegues ver os frames totais do filme. No 2º ou 3º menua contar da esquerda deves escolher "Direct Stream Copy" para deixar o video intacto na sua estrutura interna. Depois selecionas no menu ficheiro a opção que te permite partir o filme que deve ser algo do genero "Save as volume size". Aí escreves 702Mb pq ele faz sempre uns ajuste para menos e ficas com duas partes as quais tens de dar nome. Se o ficheiro tiver menos de 1.4Gb, escreve metade do valor.
Para confirmar fechas o virtualdub e voltas a abrir, isto é para ele não ficar com o ficheiro ainda em memoria e aí abres um dos volumes.
Nest momento não estou em casa senão dava indicações mais precisas.
Se por acaso ainda não resolveres com isso diz qqc.

Enviado: 19 jan 2005, 18:34
por MrBean
PS: para ripar dvd uso o claddvd.
Ripas o que queres como queres...
Xau.

Enviado: 19 jan 2005, 19:58
por cacosapo
Fraga, tenta o nandub http://ndub.sourceforge.net/ ele é mais "user-friendly" do que o virtualdub.

Enviado: 20 jan 2005, 02:47
por antonio_das_cruzes
fraga, a questão do virtualdub nao dividir exactamente em dois cd's está relacionado com varios pormenores, nomeadamente de audio e de imagem. Por exemplo, uma imagem toda a preto ocupa menos espaço do que uma imagem com imensas cores e figuras, o mesmo passa-se com o audio. por isso, ao utilizar o virtualdub e em "select range" se apontares directamente para o meio do filme pode acontecer que uma das partes fique bastante maior que a outra, exactamente por esta razão que expliquei. já utilizo o virtualdub há alguns anos e em várias versões que foram surgindo e sei por experiencia que isto acontece. por isso sugiro que faças às tentativas, por exemplo, se queres cortar o filme a meio e se ele diz que deves cortar no frame 1000, e no entanto acontece que uma parte fica maior do que a outra, então tenta cortar no frame 1100 ou 1200 (ou 900, conforme o caso). atenção a outra coisa: 1,4gb não são 1400mb!! são um bocadinho mais...

Enviado: 20 jan 2005, 12:31
por LFNokia
703 ou mais um pouco ainda dá para meter num cd nem que faças overburn a um cd de 700 normal

com esta resposta consegui provar que sou sem dúvida o gajo mais preguiçoso que aqui anda :D