Dividir um avi em dois.

Dúvidas sobre hardware, software, etc.

Moderador: jamlvs

FragaCampos
Power User
Power User
Mensagens: 309
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Dividir um avi em dois.

Mensagem por FragaCampos » 19 jan 2005, 15:58

Boas.
Hoje ripei um dvd para avi, e pela primeira vez para dois ficheiros. Usei o Auto Gordion Knot.
Mas houve um pequeno problema: em vez de 2 avis, fez 3, sendo o terceiro apenas de 12Mb correspondendo a 2 minutos de genérico. De qualquer maneira ele produz um ficheiro de 1,4 Gb e esse mantém-se intacto.
A pergunta é: como é que faço para dividir o ficheiro em apenas dois, sem ter de correr o AutoGK novamente?
Eu sei que vou ter de correr o AutoGK novamente para perceber o que correu mal. De qualquer maneira gostava de saber como agir neste caso.
Obrigado.
FragaCampos
Power User
Power User
Mensagens: 309
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por FragaCampos » 19 jan 2005, 16:42

Ok, já arranjei o VirtualDub. Mas está difícil em dividir o fiheiro em 2 de 701Mb...
mas hei-d conseguir. :)
Avatar do Utilizador
MrBean
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 568
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por MrBean » 19 jan 2005, 17:53

É facílimo....
nos menus do virtualdub tens uma opção que é select range...
aí podes escolher e especificar a divisão como entenderes ou seja por tempo (corta o filme no tempo desejado) ou por tamanho ele divide o ficheiro com o tamanho pretendido. Deves especificar sempre que possível o numero de frames. Um concelho escolhe sempre um numero de frames que bata num tempo certo.
Exemplo:
frames 123456 --->01:05:34:123 ---> Má escolha!!!!

frames 123567 --->01:05:35:000 ---> Boa escolha!!!!

Isto porquê, pq o virtual dub pode corta de forma errada e o fim da primeira parte assim como o inicio da segunda parte podem aparecer destorcidos.
Vai pela minha experiencia.
Agora não parto filmes em dois mas o contrário. Junto em 1.4Gb e gravo tudo em cd.
Prefiro ver tudo seguido sem ter de trocar de cd's.
Fica bem.
FragaCampos
Power User
Power User
Mensagens: 309
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por FragaCampos » 19 jan 2005, 17:59

É que ando aqui às voltas há mais de uma hora e não consigo fazer com que um dos cds tenha menos de 703 Mb. Ainda por cima o ficheiro que eu quero dividir só tem 1,37 Gb. O que me dá a entender é que (não sei porquê) o VirtualDub, não divide correctamente. O resultado da divisão são dois ficheiros que no seu total têm mais de 1,37 Gb. Isto é normal?
Outra coisa: eu faço como está no manual do moolabs, ou seja faço ctr+shift+j e escolho o tamanho do primeiro ficheiro em vez de escolher por frames. Achas que há alguma diferença?

E se calhar o que querias dizer era que punhas 1.4Gb num dvd e não num cd. Certo?
Avatar do Utilizador
joazito
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 1014
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 19 jan 2005, 18:09

O que acontece é que tens de activar uma opção no VirtuaDub que é o "Direct Stream Copy" , tanto para o vídeo como para o audio, acho.
Avatar do Utilizador
MrBean
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 568
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por MrBean » 19 jan 2005, 18:22

Olha estás a ter uma trabalheira dos diabos, acho eu, para nada!!!
Eu uso o Neodivx para converter de mpeg2 (DVD) para divx onde podes especificar o tamanho das varias partes que ele vai criar. Tens de ter em atenção que dependendo da qualidade que dás na altura da conversão o resultado pode ser maior do que 1.4Gb.
Nessa aplicação dizes que o tamanho final é 1.4Gb e que queres que parte enm volumes de 700Mb. Ele automaticamente determina a qualidade máxima para poder corresponder ao que pretendes.
Antes de usar este usava o Flaskmpeg e o Xmpeg. Este ultimo ainda não tinha uma versão estável e crachava as vezes.
No teu caso o 3º volume é de 12Mb, se for só legendas...caga.. não precisas disso pra nada. O resto é que interessa e ai no virtualdub carregas o filme de 1.4Gb. Na parte de baixo consegues ver os frames totais do filme. No 2º ou 3º menua contar da esquerda deves escolher "Direct Stream Copy" para deixar o video intacto na sua estrutura interna. Depois selecionas no menu ficheiro a opção que te permite partir o filme que deve ser algo do genero "Save as volume size". Aí escreves 702Mb pq ele faz sempre uns ajuste para menos e ficas com duas partes as quais tens de dar nome. Se o ficheiro tiver menos de 1.4Gb, escreve metade do valor.
Para confirmar fechas o virtualdub e voltas a abrir, isto é para ele não ficar com o ficheiro ainda em memoria e aí abres um dos volumes.
Nest momento não estou em casa senão dava indicações mais precisas.
Se por acaso ainda não resolveres com isso diz qqc.
Avatar do Utilizador
MrBean
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 568
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por MrBean » 19 jan 2005, 18:34

PS: para ripar dvd uso o claddvd.
Ripas o que queres como queres...
Xau.
cacosapo
Newbie
Mensagens: 23
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por cacosapo » 19 jan 2005, 19:58

Fraga, tenta o nandub http://ndub.sourceforge.net/ ele é mais "user-friendly" do que o virtualdub.
antonio_das_cruzes
Newbie
Mensagens: 21
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por antonio_das_cruzes » 20 jan 2005, 02:47

fraga, a questão do virtualdub nao dividir exactamente em dois cd's está relacionado com varios pormenores, nomeadamente de audio e de imagem. Por exemplo, uma imagem toda a preto ocupa menos espaço do que uma imagem com imensas cores e figuras, o mesmo passa-se com o audio. por isso, ao utilizar o virtualdub e em "select range" se apontares directamente para o meio do filme pode acontecer que uma das partes fique bastante maior que a outra, exactamente por esta razão que expliquei. já utilizo o virtualdub há alguns anos e em várias versões que foram surgindo e sei por experiencia que isto acontece. por isso sugiro que faças às tentativas, por exemplo, se queres cortar o filme a meio e se ele diz que deves cortar no frame 1000, e no entanto acontece que uma parte fica maior do que a outra, então tenta cortar no frame 1100 ou 1200 (ou 900, conforme o caso). atenção a outra coisa: 1,4gb não são 1400mb!! são um bocadinho mais...
LFNokia
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 286
Registado: 30 out 2004, 00:00

Mensagem por LFNokia » 20 jan 2005, 12:31

703 ou mais um pouco ainda dá para meter num cd nem que faças overburn a um cd de 700 normal

com esta resposta consegui provar que sou sem dúvida o gajo mais preguiçoso que aqui anda :D
Responder