Inception

Antevisão dos filmes mais esperados, críticas, apreciações.

Moderador: jamlvs

Responder
Barbaro666
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 473
Registado: 16 fev 2008, 00:00

Inception

Mensagem por Barbaro666 » 29 jul 2010, 20:28

Ora, muito se tem debatido sobre o filme. Será um masterpiece muitíssimo bem construído, um filme mediano com plot holes ou um simples atentado à lógica de qualquer um, sendo uma mistura de factos que pretende ser complexa mas que acaba por não ser nada inteligível.

Tendo em conta todas estas discussões que se têm desenvolvido em vários sítios da Internet, nomeadamente o IMDb, penso que poderíamos fazer o mesmo aqui, visto que o filme, ao estilo de Nolan, deixa muito em aberto, que só pode ser compreendido através da construção de teorias. Algumas têm sido formuladas, especialmente para explicar o funcionamento de alguns processos, pois, como é característico do director, nem tudo nos é dado de mão beijada.

Partindo do princípio que, realmente, o enredo é suposto ser uma construção complexa e lógica, propunha que fizéssemos uma lista de alguns pressupostos "teóricos" que podem, eventualmente, estar na base de muitos dos processos do filme que têm gerado alguma confusão, tentando sempre suportar a apresentação desses pressupostos com citações do filme ou descrição de cenas específicas. Contudo, poderá ser uma simples construção colectiva, uma teoria, que, como tal, poderá ser apenas provisória e nada nela deverá ser extremista. Não sejamos como os "críticos" americanos que, quando não compreendem um filme à primeira ou lhes apresentam um enredo de simples compreensão, simplesmente catalogam o filme como "mau". Também não estamos aqui para salvar o filme: apenas para tentar explicar algumas coisas.

Escusado será dizer que o que se segue contém SPOILERS e, portanto, quem tenciona ver o filme pela primeira vez não deverá continuar a ler, senão não poderá chegar a conclusões sobre o filme por si mesmo.

----
--Nota por jamlvs--
O texto foi colocado a branco para evitar ao máximo o Spoiler. Quem quiser ler, terá que seleccionar o texto.

FACTOS SUPOSTOS:

- Existem 3 níveis de sonho + limbo;

- Sem o sedativo, para se voltar ao nível anterior de sonho, é necessário um simples "empurrão", ou seja, fazer com que a pessoa tenha a sensação que vai a cair no nível de sonho anterior;

- Sem o sedativo, morrer-se num dos níveis de sonho ou limbo fará com que a pessoa desperte;

- Com o sedativo, pode voltar-se até ao nível 1, passando de nível para nível através de uma possível combinação de "empurrões", um no nível para o qual se quer regressar e um no nível em que se encontra;

- Se se morrer num dos níveis de sonho, com o sedativo, não se desperta, pois o sedativo funciona como uma barreira que impede a pessoa de regressar à realidade, e, portanto, a pessoa vai parar ao limbo;

- Para se sair do limbo, é necessário ter-se consciência que se está num sonho e matar-se. Isto fará com que a pessoa regresse ao nível 3 (a Ariadne passa do limbo para o nível 3, depois de se matar; o Fischer, idem aspas);

- Quando se dá uma alteração num dos níveis anteriores, essa mesma alteração parece ser sentida no nível seguinte, como é o caso de perda de gravidade no nível 2 gerada pelo despiste da carrinha. Contudo, e contrariamente ao que anteriormente foi mencionado, o início da queda da carrinha parece influenciar o nível 3, provocando uma avalanche. Sinceramente, também ainda estou a tentar perceber isto.

- ...


CASOS ESPECÍFICOS QUE PODEM SER EXPLICADOS À LUZ DESTES PRESSUPOSTOS:

- Para se sair do limbo, como já foi dito, é necessário que se tenha "corpo" vivo num dos níveis anteriores, para se passar para esse nível. No caso do Cobb e do Saito, já no final, nenhum deles tinha "corpo" em nenhum dos níveis anteriores (nível 1 - morreram afogados; nível 2 - possivelmente, morreram no embate do elevador; nível 3 - morreram no desmoronamento do forte). Assim, como a cena do limbo do Saito dá a entender, ambos se mataram. Como não tinham corpo em nenhum dos níveis anteriores, transitaram directamente para a realidade;

- Como já anteriormente dito, a Ariadne, para sair do limbo, mata-se, pois o tempo urge devido à queda da carrinha. Se eles não chegassem a tempo à carrinha, acabariam por morrer afogados, indo parar ao limbo partilhado, um local especialmente temido por ter sido unicamente construído pelo Cobb e pela Mal. Suponho que é esse o maior perigo do limbo. A Ariadne salta, e passa para o nível 3. No nível 3 já têm que se dar dois empurrões, em simultâneo, devido ao sedativo. Assim, tanto ela como os demais (excepto o Cobb e o Saito, que se encontram presos no limbo) para voltarem ao nível 2 necessitam da combinação do impulso dado pelo desmoronamento do forte e do início da queda do elevador. Para chegarem ao nível 1, também parece ser necessária a acção simultânea de dois empurrões: o do embate do elevador e o do embate da carrinha na água;

- O Saito morre no nível 1. Devido ao sedativo, não pode regressar à realidade e, portanto, vai parar ao limbo. O Fischer morre no nível 3, indo também parar ao limbo. Contudo, os casos são diferentes. Enquanto se poderia reanimar o Fischer no nível 3, para completar a missão, e poder mandá-lo para o nível 2, e 1, consequentemente, pois o seu corpo não se encontra lesionado em nenhum desses dois níveis. Já o do Saito poderia ser temporariamente reanimado, mas não poderia regressar ao nível anterior, a realidade, devido à acção do sedativo;


PERGUNTAS FREQUENTES E POSSÍVEIS RESPOSTAS

O final é um sonho ou faz parte da realidade?

Pelo que nos é dado a conhecer sobre o funcionamento dos totens ao longo do filme, nos sonhos, eles giram infinitamente, sem sequer "balançarem". Por isso, se for bem reparado, o totem do Cobb balança no final, mesmo antes do corte. Isto pode significar que o que ali é apresentado é a realidade. Sim, não temos a completa certeza que o totem pára, mas sabemos que ele parece começar a balançar, levando-nos a pensar que poderá ser a realidade. Este efeito de incerteza, é certamente propositado, pelo director, para nos deixar na dúvida, ou para, indo mais longe na especulação, deixar-nos sem saber o que é realidade e sonho, como o que o Cobb fez à Mal.


Porque é que o Saito envelhece tanto, e o Cobb não, na cena do limbo?

Porque o Cobb vai parar ao limbo depois do Saito, e o tempo que passa no nível 3 corresponde a um maior espaço de tempo no nível 4, ou limbo. (50 anos no nível 4 = 2.5 anos no nível 3 = 1.5 meses no nível 2 = 2.3 no nível 1 = 3 horas na realidade)


Porque é que nada na sequência dos níveis de sonho parece correr como planeado?

Porque o subconsciente do Fischer estava "militarizado", não tendo a equipa conhecimento de tal facto e, por conseguinte, não estava preparada para lidar com aquela protecção.

---

Ao longo do tempo, este tópico poderá ser editado, se, caso haja uma discussão sobre o seu conteúdo, chegar à conclusão que alguma da informação nele contida está incorrecta, ou menos correcta.

Cumprimentos,
Barbaro666 :wink:
inthepath
Newbie
Mensagens: 1
Registado: 23 nov 2007, 00:00

Mensagem por inthepath » 08 ago 2010, 08:58

Tenho de ir ver :)
Avatar do Utilizador
Psico_Mind
LD Supporter
LD Supporter
Mensagens: 1355
Registado: 29 jan 2005, 00:00

Mensagem por Psico_Mind » 08 ago 2010, 17:29

De facto não faltam aí explicações para tudo o que se passou. Tenho de ver se consigo ler com calma. :lol: Alto filme sem dúvida.
MJ23
Power User
Power User
Mensagens: 281
Registado: 18 dez 2007, 00:00

Mensagem por MJ23 » 25 ago 2010, 22:19

[SPOILERS]

Eu acho que o Cobb no final, está a sonhar, pois o pai da Mal quando ele foi-lhe pedir ajuda para lhe indicar um bom Arquitecto eles estavam em França e nessa altura ele deu-lhe um saco com coisas para dar aos seus filhos, e na cena final no aeroporto o pai da Mal já se encontrava nos EUA. E é um bocado confuso pensar que ele trabalhava em França e regressou muito depressa para os EUA, enquanto Cobb e a sua equipa planeavam tudo para posteriormente o receber lá.

Na parte do Cobb estar no limbo, o tempo passa muito devagar comparado com os outros níveis por estar naquele local. Ele como já tinha sido "kickado" desde o nível 3 até acordar do sedativo no avião também penso se ele acordou - o que não acredito- acho que quando ele e o Saito se mataram no limbo para regressar à realidade, já tendo o "kick" sendo efectuado, eles ao matarem-se acho que regressam automaticamente à realidade. Mas mesmo assim acho que o Cobb continua a sonhar, até que um "dia" acordará pois o efeito do sedativo era só para dez horas.
Imagem
Avatar do Utilizador
n0Te
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 1920
Registado: 23 jun 2007, 00:00

Mensagem por n0Te » 25 ago 2010, 22:38

Eu estou dividido, e sem querer entrar em spoilers.. fiquei a pensar uma coisa mas não completamente ciente se era a correcta, como sempre e mais uma vez o Nolan fez uma obra-prima que nos faz pensar.

Um filme extraordinário, não vejo a hora que saia em Blu-Ray para puder compra-lo.

P.S - Barbaro, tu por outra palavra quase que explicaste tudo! lol :lol:
Barbaro666
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 473
Registado: 16 fev 2008, 00:00

Mensagem por Barbaro666 » 25 ago 2010, 23:09

Eu acho que, no final, ele está no domínio do real. Há uma evidência clara ao longo do filme que permite distinguir se ele está a sonhar ou não: o anel de casamento. Quando ele está a sonhar, tem o anel. Na cena final, não existe anel. Para além disso, se se ouvir bem, dá para sentir o totem a reduzir a velocidade e, além disso, balança. Nos sonhos, rodava infinita e perfeitamente. Outra evidência é o facto de ele ver a cara dos filhos, algo que nunca conseguia nos sonhos. Ele nem espera que o totem pare porque, das duas uma, "leap of faith" ou já sabia que não estava num sonho porque os filhos se viraram. Mas, claro, são pontos de vista. E o filme é bom por isso mesmo, por permitir diferentes interpretações.
Avatar do Utilizador
Farense1
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 841
Registado: 16 set 2007, 00:00

Mensagem por Farense1 » 22 mai 2012, 01:04

Hummmm !!!
vascomel
Newbie
Mensagens: 11
Registado: 06 nov 2012, 00:00

Mensagem por vascomel » 06 nov 2012, 22:10

Bem fiquei curioso vou procurar o filme espero que valha a pena. Obrigado :wink:
Responder