Avatar: uma opinião sobre todo o hype

Antevisão dos filmes mais esperados, críticas, apreciações.

Moderador: jamlvs

Barbaro666
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 473
Registado: 16 fev 2008, 00:00

Avatar: uma opinião sobre todo o hype

Mensagem por Barbaro666 » 15 jan 2010, 22:29

Contém spoilers.

Visto que este tipo de tópicos já foi feito várias vezes, para outros filmes, penso não haver problema. Caso haja, peço as minhas desculpas.
Gostava de começar por sublinhar que o que se segue é apenas uma opinião sobre tudo (ou apenas algumas coisas) que têm andado à volta do filme. Não procurei superiorizar-me ou mostrar que a minha simples opinião é a mais correcta. Não procurei atacar ninguém pessoalmente.
Como sabem, o Avatar já é o segundo maior box office de todos os tempos, e tem sido alvo de várias críticas negativas. Uns dizem que é cópia do não-sei-quê (o mais apontado é o Dances with Wolves, muitas vezes mencionado como Dances with the Wolves – veja-se já a inteligência de algumas críticas); outros dizem que o score faz lembrar o score do filme não-sei-quê; outros dizem que os efeitos especiais não são os melhores que já viram; outros, ainda, dizem que a história é completamente simples e previsível; outros dizem que os seres (todos eles) não são criação do James Cameron, mas sim cópia de um jogo qualquer, ou de um filme de mil novecentos e troca o passo. Com tanta crítica, pergunto-me: porque é que este filme me agradou tanto e a milhares de pessoas?
Sim, talvez a história não seja megamente bombástica, algo nunca antes visto, no seu concentrado. Mas a quem me diz que o filme não presta por causa deste aspecto, peço-lhe: cria-me uma história completamente inovadora, nunca antes vista, que agrade milhares de pessoas e que se torne épica. Obviamente que não obtenho resposta.
Quanto ao Dances with Wolves... nunca vi, confesso. Talvez seja idêntica, a história. Não sei. Mas não consigo deixar de me interrogar... se é assim tão bom, porque não é uma referência imediata a filmes que mais marcaram as pessoas?
O score, tal como a história, pode fazer lembrar (forçadamente ou não) outros scores de outros filmes. Mas faço a mesma pergunta: porque é que um score como aquele não beneficiou esses outros filmes (os quais 99% dos que apontam este aspecto não sabem dizer quais são – apenas dizem, porque outros disseram) de tal forma que os tornasse tão conhecidos e bem-sucedidos?
Quanto aos efeitos especiais... cada um tem a sua opinião. Tendo em conta que 85% do filme é CGI, fiquei mais que satisfeito.
“Ah, a história era completamente previsível. Já se estava à espera que o Jake fosse o salvador da pátria que foi para lá apenas para salvar os Na’vi, como que por ordem do Destino”. Ora, isto sim é ser-se básico. Se pensarmos realmente, o Jake não é nenhum salvador da pátria, nenhum Moisés. Não é nenhum Toruk Macto. Tal como a Neytiri disse, o Toruk escolheu o avô do avô dela. O Jake foi escolhido por um ikran (banshee). O que o Jake fez foi tomar a tal medida drástica que fazia todo o sentido na vida dele – contrariou a ordem natural dos acontecimentos e domou o Toruk, movido pelo facto de o Toruk Macto ser uma figura muito respeitada pelos Na’vi. Assim, conseguiria dar-lhes esperança e força para combaterem e defenderem-se. Afinal, o que é que é básico aqui? A história ou o pseudo-crítico? Aliás, quando é que as pessoas se apercebem que fazer algo 100% original é impossível e nunca será um sucesso? Queriam que acontecesse o quê? Que os Na’vi perdessem a batalha? Será que o filme ia ser tão adorado como está a ser? Seria um sucesso mundial? O que o Avatar é é um clássico modernizado – uma história vista várias vezes mas que nos prende e a qual adoramos.
É muito fácil mandar a baixo o que tem sucesso, procurando defeitos. Mas ninguém tinha capacidade de o fazer. Se o que o James Cameron fez foi juntar vários elementos que já existiam, porque é que nenhum outro realizador teve essa ideia e fez algo do género? Será que o sucesso do filme reside apenas nestes “plágios disfarçados”? Não. O sucesso de todo o filme reside na forma como tudo está construído – está na forma como os “plágios” foram interligados, como tudo se desenrola. Sim, a história pode não ser 100% nova, o score pode lembrar outros e etc., mas tudo junto tem o sucesso que está a ter.
“Isso é um filme fácil, para pessoas facilmente impressionáveis. Tem uma história fraca e previsível”, dizem. É isto que é especialmente irritante. Porque certas pessoas nem dão uma oportunidade àquilo que, à partida, terá sucesso garantido – estes costumo apelidar de pseudo-selectivos. Curioso é que, depois, perguntamo-lhes por um filme verdadeiramente bom, e respondem-nos algo tipo “Transformers”. Querem tanto destacar-se e mostrar que não “comem” o que todos adoram que depois caem no ridículo.
Claro que todos temos o direito de ter a nossa opinião própria e de não gostar. Podemos dizer que não é o tipo de filme pelo qual nos sentimos mais atraídos, entre outros. Mas, quando se diz que não se gosta, e se desata a dissecar o filme da forma "padrão", então é escusado.
Não posso deixar de comentar a opinião do Vaticano. Para que é que ainda se dão ao trabalho de dar a vossa opinião? Acho que vos devia ser prioritário renovar os valores da igreja (com o devido respeito).
Se ninguém se guia pela opinião destes senhores, porquê continuar a comentar os filmes, como se fossem críticos de cinema? Está visto que, se não estiver de acordo com as interpretações que eles fazem da Bíblia (verdadeiras ou não), o filme é mau.
O que é certo é que o filme vale o que vale. É um trabalho muito bom, feito para nos alertar da actualidade terrena, que nos leva a repensar os nossos ideais. Quer gostem, quer não, é um filme que ficará para a História. Demasiado sensacionalista? Penso que não.

Chamem-me facilmente impressionável. Não me vou importar :)
Última edição por Barbaro666 em 15 jan 2010, 23:01, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
eagle_red
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 1351
Registado: 19 mai 2007, 00:00
Localização: vieira de leiria

Re: Avatar: uma opinião sobre todo o hype

Mensagem por eagle_red » 15 jan 2010, 22:55

Barbaro666 Escreveu:Contém spoilers.
põe esta parte maior e de outra cor antes que alguém se queixe :wink: :pop:
"procuro o teu coração para nele me encontrar, procuro os teus lábios para neles me perder..." - ER
Avatar do Utilizador
nasum
Power User
Power User
Mensagens: 110
Registado: 13 ago 2007, 00:00

Mensagem por nasum » 16 jan 2010, 10:10

Tive agora a ler o que escreveste e concordo na totalidade... também já me mete um bocado de impressão alguns cinéfilos, inclusive alguns meus amigos que só gostam de um filme se este se encaixar num destes 2 parâmetros: a) Se for uma produção independente daqueles que têm pouco dinheiro. b) se o filme tiver uma história que um apreciador de filmes "normal" não perceba nada....lol

O Avatar é uma produção cara, com o desenrolar da história previsível q.b. mas não deixa de ser um grande filme por causa disso... com boas performances, grandes efeitos especiais e com uma grande mensagem....

Eu vi, gostei, e vou repetir hehehe 8)
hostmake
Newbie
Mensagens: 1
Registado: 26 nov 2006, 00:00

Mensagem por hostmake » 16 jan 2010, 23:27

Eu pensava que ia ser mais um post de um 'pseudo-selectivo'.

Concordo sim senhor.

Eu até já vi reviews onde dizem que a história vem de filmes, com menos idade que a história original quando foi escrita pelo James Cameron.
Avatar do Utilizador
nuno_seven
Power User
Power User
Mensagens: 107
Registado: 15 mai 2007, 00:00

Mensagem por nuno_seven » 17 jan 2010, 02:49

Caro Barbaro não li o teu post todo porque a meio perdi-me :D mas captei a ideia. Ainda não vi o Avatar mas tenciono ver assim quer der. Sou muito da tua ideia, gosto de um filme porque sim, porque gosto das personagens criadas, porque gosto do impacto visual, porque gosto nas novidades apresentadas mesmo que muitos aleguem que não são novidades.
Tal como o nasum, irrita-me aqueles pessoas com a mania que são cinefilos (que as vezes aparecem pelo nosso site) e que so gostam de filmes que preenchem aqueles dois parâmetros que referiu.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
excellei
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 441
Registado: 30 nov 2007, 00:00

Mensagem por excellei » 17 jan 2010, 12:42

Olá, Barabaro!!

Estou plenamente de acordo contigo, assim como todos os que deixaram a sua opinião.
Na arte, opiniões e gostos não são iguais para todos. Temos quem goste de Dali e quem goste de Picasso, mas não deixam de ser dois excelentes pintores com estilos completamente diferentes. Para quem gosta de arte não fica insensível, aprecia, admira a qualidade das obras, umas mais, outras menos, mas está lá a arte. Há muitos que entram numa galeria só para dizer que já lá foram, mas é só fachada, só para dizer que entraram no "Luvre" :D2 só que não têm sensibilidade para apreciar o que de belo está exposto.
A história de Avatar em si, não me seduziu grandemente, agora no aspecto visual é um espectáculo fabuloso, a não perder. Como já vi as duas versões, acho que para quem ainda não viu, como o nuno_seven, recomendo vê-lo em 3D. É um filme a não perder, mesmo para aqueles que não apreciam este tipo de filmes.
O Avatar é como uma mulher linda que nos sufoca com a sua beleza e, quem não gosta de mulheres lindas só pode ser... insensível. :wink: :D


Cumps.
firefan
User
User
Mensagens: 60
Registado: 10 jan 2008, 00:00

Mensagem por firefan » 17 jan 2010, 15:35

Vi o filme e...

Tem tudo o k um filme deve ter um principio, meio e fim... Depois de ver o distric 9 (outro fime que gerou polemica nas criticas, eu pessoalmente adorei o filme, e dakeles filmes k ou adoras ou detestas) pensei que tao cedo nao iria ver um filme k o passa-se.
Isso foi ate ver o Avata saí do cinema mesmo muito satisfeita com o que vi, muito bom mesmo!!
Simplesmente adorei, e dos melhores filme k vi senao o melhor ate agora, solido do principo ao fim...

E mais uma vez mostra ate onde as pessoas vão, e que o dinheiro esta sempre a frente...uma triste realidade que certos filmes nos tem vindo a mostrar!

Recomendo mesmo a verem este filme, simplesmente espectacular!

:D
cRaZyzMaN
Newbie
Mensagens: 1
Registado: 21 nov 2004, 00:00

Mensagem por cRaZyzMaN » 17 jan 2010, 17:59

falam tanto do raio do filme que tenho de o ir ver, mas cheira-me que ou vou adorar ou achar uma treta, nao há cá meio termo


:lol:
luisperez
Power User
Power User
Mensagens: 106
Registado: 20 nov 2004, 00:00

Mensagem por luisperez » 17 mar 2010, 22:05

Este foi um filme que me permitiu novamente entrar no mundo mágico do sonho e fantasia do cinema. Eu adoro filmes, mas honestamente, nos últimos tempos nada tem tido a capacidade de despertar o meu interesse em ir ao cinema... (o qual está cada vez mais caro, depois queixam-se da Internet pela falta de assiduidade dos cinéfilos na cinema).
Dei por muito bem empregue o meu tempo e dinheiro neste filme. Simplesmente 5 estrelas! Pena não ter ganho o Óscar (mas também ainda bem que não ganhou... já lá foi o tempo que isso era sinónimo de qualidade).

Cumprimentos. :D
Seeing is not believing.
Avatar do Utilizador
sapatos
User
User
Mensagens: 50
Registado: 24 set 2007, 00:00

Mensagem por sapatos » 24 abr 2010, 22:58

gostei ,mas achei um bacado chato, e a guerra no final muito paozinho sem sal, mas que é um bom filme não aja duvida
Responder