O ultimo filme que vi foi:

Antevisão dos filmes mais esperados, críticas, apreciações.

Moderador: jamlvs

Responder
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 05 set 2013, 11:08

Edward Scissorhands(http://www.imdb.com/title/tt0099487/)
Nota: 6,6

Decidi voltar a rever este filme tão emblemático, o qual vi e revi inúmeras vezes há muitos anos atrás. É pena não passarem estes clássicos nos canais abertos (sim eu sei que quase toda a gente tem uma assinatura com as "MEO's e Zon's" mas os "4 canais" ainda recebem mais atenção do público geral).
Já não me lembrava de quase nada do filme, muito menos da abertura mecânica, que me agradou bastante, uma introdução à história passada do criador do Edward.
Os planos iniciais, cheios de cores vivas, destacam as casas e os carros fazendo um contraste com o cinzento da mansão no topo do monte, dando logo uma sensação de experiência Disney, fazendo jus à história que este filme conta, um conto, uma história de embalar (no bom sentido), apelando ao fantástico para enquadrar tanto esta história como o protagonista.
Estas cores ainda ajudam a enfatizar a dança criada com os carros - acompanhada com uma música à medida -, passando-nos uma rotina suburbana que será criticada/explorada ao longo do filme através das donas de casa (as típicas intrigas, coscuvilhices, o intrometer em todos os assuntos que se passam nas vidas dos vizinhos) e das suas relações familiares e sociais. Acaba por ser uma sátira das famílias suburbanas. O guarda-roupa deste filme - também colorido - joga muito bem com as cenas relacionadas com a descoberta do dom de Edward no que diz respeito ao manusear das suas tesouras, falando dos cortes de cabelo/pêlo. Os seus dotes artísticos não ficam por aqui e, através das suas obras de arte nos jardins, somos arrastados, mais uma vez, para um mundo fantástico ao estilo Disney.
Focando-me na história, é o que se espera para um filme, como este que tenho vindo a descrever: a descoberta, a habituação, os problemas e a resolução dos mesmos. Não segue à risca todas as "regras" (um ponto positivo) mas não foge muito (suaviza o ponto positivo).
Resumindo, gostei do filme, estava à espera de mais mas, uma interpretação como a do Johnny Depp juntamente com um mundo criado por Tim Burton, nunca pode ser mau e fica acima da média nos pontos que fui inumerando. (Re)Vejam. Vale sempre a pena, isto é cinema.
Última edição por etiko em 10 set 2013, 18:47, editado 3 vezes no total.
Mr.Lawyer
User
User
Mensagens: 79
Registado: 20 mai 2012, 00:00

Mensagem por Mr.Lawyer » 07 set 2013, 20:03

Disconnect: 9/10
World War Z: 9/10
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 10 set 2013, 14:43

The Seasoning House(http://www.imdb.com/title/tt1555093/)
Nota: 6,3

Pensava que ia ver um filme de terror mas acabou por se revelar um filme dentro do estilo do Extremismo, com um pouco de Gore à mistura (como costuma acontecer neste género). Acaba por seguir a linha dos outros filmes do extremismo que vi, perdendo no desenvolvimento do conteúdo e focando-se mais nas suas características base: o choque, a violência visual (onde podemos ver partes Gore) e a violência psicológica (através do conceito/história do filme). É pela falta de desenvolvimento da história e dos conteúdos dos conceitos escolhidos que pecam este tipo de filmes, não sendo este uma excepção. Contém ainda a típica tensão do "quase a salvo por várias vezes", tensão esta que me agrada, e que neste filme me conseguiu "enganar", uma vez.
Em termos técnicos/de edição, usam o close-up para nos asfixiar dentro da cena que se está a desenrolar; flashbacks para contar o passado da protagonista; slow-motion para nos obrigar a focar todos os pormenores de certas cenas violentas tanto física como psicologicamente. A sujidade dos cenários envolventes, acabam por ajudar no exponenciar da tensão que se deseja que o espectador sinta.
O filme desenrola-se nos Balcãs, num cenário de guerra, focando a acção principal, num antigo orfanato abandonado transformado numa casa de exploração sexual de jovens miúdas em condições repugnantes. É isto que afecta mais de uma forma psicológica, tanto pelo conceito como pelas imagens dispostas à volta do mesmo, extremismo puro.
Gosto do género mas, mais uma vez, não foi suficientemente bom.


Stand Up Guys(http://www.imdb.com/title/tt1389096/)
Nota: 6

Bons actores, sem dúvida. Continuando com pontos positivos, posso dizer que me agradou a banda sonora, especialmente no início do filme. Outro ponto que me agradou foi o "momento Grindhouse" da Sylvia (Vanessa Firtilo) a subir no elevador, muito bom (é importante salientar que, apesar de inconscientemente familiarizado, só depois do filme, enquanto falava acerca do mesmo, cheguei à conclusão do porquê de "sentir Grindhouse" naquela cena. A razão é a actriz de Death Proof.). Em relação a comédia, este filme está (muito) bem servido nas cenas passadas em casa da Nina Hirsch (Julianna Margulies), o que não é suficiente por se tratar de uma comédia, apelando a uma maior qualidade destes momentos.
Falando de pontos menos conseguidos, posso salientar o excesso de lamechice (senti-o para o tipo de filme em questão) e, para balançar (ou não), a sátira feita aos mafiosos "reformados" não está tão boa quanto poderia estar. Sobre este (e outros) ponto(s) pode-se dizer que tinham a matéria-prima, só precisavam de a saber usar - ou seja, estes actores só precisavam de um guião que desenvolvesse melhor o conceito do filme.
Vê-se.
Mr.Lawyer
User
User
Mensagens: 79
Registado: 20 mai 2012, 00:00

Mensagem por Mr.Lawyer » 12 set 2013, 23:17

Untraceable (2008): 7.5/10
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 17 set 2013, 12:03

Disconnect(http://www.imdb.com/title/tt1433811/)
Nota: 6,4

O segundo projecto finalizado, em que participei, da equipa Legendas Project.
Este filme tem um início interessante, apresentando uma das histórias, com imagens prometedoras de um tema delicado, acompanhadas por uma música actual que está em sintonia com o tema da tecnologia que abrange as 3 histórias principais que compõem o filme.
Temos a história de um miúdo solitário, com gosto pela música, que se refugia no seu íntimo e, quando cria um laço, este é virtual e falso; um casal que é vítima de roubo online, ficando sem o seu dinheiro e tem que enfrentar esta situação sem grande ajuda das autoridades competentes; e uma jornalista de uma pequena empresa de notícias que se embrenha num caso à volta de um site que usa jovens para lucrar com um negócio de sexo via webcam. É declarada a ligação destas histórias através das tecnologias tão utilizadas hoje em dia, havendo também uma ligação através de uma ou outra personagem de cada história, sem grande influência.
Achei o filme interessante por ser um tema que me agrada. É um bom filme, no geral, mas não tem nenhum pormenor que o destaque. Vê-se bem.
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 17 set 2013, 12:08

Motel X (Curtas)
Nota: 5 (Esta nota é apenas a média das notas individuais que dei às curtas. Passo a referi-las: 4; 4,5; 5; 5; 6; respectivamente)

Mais uma edição (7ª) do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, o MotelX. Desta vez comecei por ver as "Curtas ao Almoço #5", sessão composta por 5 curtas portuguesas de terror. Seguem as curtas e respectivas apreciações:

Longe do Eden

"The Road" em português, com a penas 15 minutos e sem conteúdo. Mau.

Desespero

Bom plano inicial. Clima muito tenso nos flashbacks que revelam o acto macabro do pai. Depois, sempre a decair. Péssimas representações, conteúdo desenquadrado bem como uma história... havia história?!

Hair

Bom "clip", ou seja, boas passagens de umas imagens para as outras, bons planos mas... para curta de terror ou para curta neste festival, pareceu-me desenquadrado (especialmente no meio destas curtas).

A Herdade dos Defuntos

Início prometedor ao estilo Grindhouse, terror classe B apurado pela personagem principal, pelo tipo de filmagem/imagem e um pouco pelo cenário. Dou os parabéns pela invenção do utensílio utilizado para perfurar o solo, muito criativo mas, para "vendê-lo" não era preciso ser nesta curta, é que rouba a atenção ao resto pelo facto do resto não merecer atenção...

Nico - A Revolta

Como metáfora (que penso que seja esse o objectivo) à Revolução dos Cravos, está interessante. Os planos são brutais, muito fechados, focam muitos padrões, boas cores, bem enquadrados. A personagem feminina (?) está excessiva. De forma amigável, não está má.
Última edição por etiko em 02 out 2013, 13:41, editado 1 vez no total.
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 17 set 2013, 12:19

Byzantium(http://www.imdb.com/title/tt1531901/)
Nota: 6,5

Após as curtas, vi no MotelX este filme.
Do realizador Neil Jordan, o mesmo de "Entrevista com o Vampiro" (e a série "The Borgias"), chega-nos mais um filme de vampiros.
Este filme apresenta-nos a história de duas vampiras que estão neste mundo há dois séculos, enfrentando sozinhas as vicissitudes emergentes de um estilo de vida baseado no mistério e no segredo, camuflado pela mentira, pelo menos por uma delas... Clara (Gemma Arterton) sustenta-as através dos lucros obtidos com a profissão que exerce desde a juventude, é prostituta. Sendo esta conhecida, na gíria, como "a profissão mais do mundo", é uma opção que se mostra viável, acabando por ser útil na contenda de manter o seu segredo e rentável. Por outro lado, Eleanor (Saoirse Ronan), é uma jovem púdica, pacata, que gosta de viver na solidão, isolada de relações sociais. Esta é uma boa opção pois não consegue mentir - fruto da educação recebida no orfanato onde foi criada - e, isto pode-se revelar prejudicial para ambas.
Gostei da forma como a história é contada com a acção a desenrolar-se nos tempos modernos, alternando-se com o relato da história das duas protagonistas. A forma como alternam as duas acções é interessante pois pode ser utilizada uma simples passagem (corta uma cena, começa a nova), como a introdução de uma personagem em que a sua acção se está a desenrolar no passado mas dentro da cena que se encontra no presente, é um toque muito interessante.
O ambiente acaba por ser, maioritariamente, insípido (sem uma conotação negativa, se puder ser), no presente, levando a acção a desenrolar-se com calma, o que vai de acordo com a personagem Eleanor, a sua postura. Quando assistimos a cenas com "mais acção" estamos na presença de Clara, não querendo dizer que esta não participa nas cenas calmas.
A trama entre estas personagens e os "vilões" é normal, sem novidades do que já se conhece, uma irmandade de vampiros com as suas regras a impor a qualquer custo. Acabei por afastar o mais que pude esta trama, seguindo a história das duas vampiras, a sua relação.
Não estava à espera de mais, nem de menos. Agora tenho de voltar a ver o filme "Entrevista com o Vampiro", para poder comparar mas, pricipalmente, para relembrar este filme que foi um dos que marcou, cinematograficamente, a minha infância.
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 17 set 2013, 12:32

Ruby Sparks(http://www.imdb.com/title/tt1839492/)
Nota: 7,3

Mais uma grande surpresa (remetendo ao "Dans la maison"), um filme dentro de um género difícil de explorar, a fantasia. Misturando-a com romance seria algo que, logo à partida, tem muito por onde falhar. Este filme está classificado como uma comédia-drama-fantasia (obviamente esqueceram-se da classificação de romance) mas, pegando apenas nos dois primeiros géneros conjugados entre si, causam-me logo "medo" em relação à "passagem", isto é, a parte dramática após a parte "cor-de-rosa" e antes do desfecho. Normalmente, esta passagem é a que mais critico por não ser consistente (não exploram o conteúdo e fazem-na só para seguirem as "regras"), acontecendo, por vezes, despropositadamente. Neste filme, fiquei surpreso porque estava desejoso de saber como seria a parte dramática e, quando esta finalmente chegou, achei-a intensa e mesmo muito propositada, revelando/confirmando a personalidade/disfunções/problemas do protagonista. O conceito é muito bom e a história que o desenvolve é suficientemente coesa para não o deixar perder a força. Resumindo, conseguiu ter a certa medida de comédia (momentos muito engraçados, com direito a gargalhadas), drama (intenso e assertivo), romance (como gosto) e fantasia (a chave de sucesso).
Este filme explora a problemática, intemporal, das relações amorosas onde se pensa que se fosse feito à nossa vontade tudo seria muito melhor. O problema prende-se em conseguirmos saber o que queremos, como o queremos e se o queremos sempre assim. Como Homem é algo impossível de conceber por sermos (extremamente) mutáveis pela capacidade de raciocinar.
Realço ainda a banda sonora interessante e o pormenor inicial de como é apresentado o título do filme, no céu. Tal como a pessoa que viu o filme comigo disse, sem a actuação excelente dos actores deste filme, especialmente e principalmente os protagonistas, não seria a mesma coisa.
Quem gosta de cinema que veja.
Última edição por etiko em 02 out 2013, 17:15, editado 1 vez no total.
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 25 set 2013, 11:25

Dragon Ball Z: Battle of Gods(http://www.imdb.com/title/tt2263944/)
Nota: 6,5

O tão esperado filme para reviver este grande anime que marcou uma geração. Foi com grandes expectativas que aguardei este filme, por ter a supervisão de Akira Toriyama, o criador de Dragon Ball - prometendo assim uma história/acção mais fiel ao que a série nos habituou - e, também, pelo sucesso que a sua estreia teve no Japão.
Em termos de animação/imagem o filme está muito bom - abençoado Bluray -, podendo apenas criticar a utilização dos efeitos 3D que foge um pouco ao estilo da série original, perdendo a força de "anime oldschool".
A história é muito fraca - tudo por causa de um pudim - e senti o argumento virado para um público mais adulto, com o que até concordo pois a geração "marcada" pelo Dragon Ball já não tem a idade de outrora. A pessoa que viu o filme comigo, mais experiente que eu no que respeita ao seguimento deste anime - foi o primeiro filme de Dragon Ball que vi -, comentou que os filmes costumam ter histórias fracas, um motivo qualquer para nos darem as lutas. As lutas! Para quem gosta de Dragon Ball este é o grande momento. Confesso que fiquei desiludido com as lutas, sendo a melhor expressão para as ilustrar "um espectáculo de luzes". Tudo muito rápido, à espera que o espectador tenha os superpoderes característicos das personagens deste anime para que, assim, consiga acompanhar os combates. Mais uma vez, estava à espera de algo mais clássico de luta corpo a corpo, deixando as luzes para os poderes finais, os ataques derradeiros.
Com tanta desilusão pode-se concluir que fiquei desiludido - passo a redundância - mas que foi bom rever as personagens tão fortes e consistentes, desenvolvidas ao longo de vários anos e conhecidas quase como se fossem reais. Falando das personagens, posso ainda criticar o aparecimento forçado de algumas destas. Há tanto para relembrar e tão pouco tempo em apenas um filme, espero que esta "desilusão" seja um bom preço a pagar por uma nova série - como sugerem os rumores...-.
Agora o melhor a fazer é esquecerem todas estas críticas e verem o filme porque Dragon Ball é Dragon Ball. A essência está lá. Vejam, a imagem de marca humorística está presente "à antiga".
Última edição por etiko em 03 out 2013, 12:36, editado 1 vez no total.
etiko
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 916
Registado: 22 mai 2006, 00:00

Mensagem por etiko » 03 out 2013, 12:14

3 CURTAS FEITAS PELA CLONE PRODUÇÕES DE M....

Nota: 6,8 (Média das notas dadas às três curtas: 7,5; 8; 5; respectivamente)

BANANA MOTHERFUCKER
(http://www.imdb.com/title/tt2165625/)
Esta é a curta mais recente do pack de dvds que comprei no Motel X. É sempre bom ajudar as produções portuguesas.
Declaradamente rídiculo desde o conceito - bananas assassinas - à actuação - caracterização/acções/reacções espalhafatosas/exageradas/estridentes -. Está bem filmado, bem editado e os cenários agradaram-me (é sempre engraçado termos como pano de fundo locais que conhecemos). Gosto deste tipo de humor ridiculamente exagerado.

PAPA WRESTLING
(http://www.imdb.com/title/tt1562402/)
Chamemos-lhe a curta nº 1 pois é a mais antiga do pack supracitado.
O mesmo registo que a curta anterior em termos de conceito - "pai roubaram-me a lancheira" e o pai faz justiça -, actuação e humor. No que diz respeito à actuação o nível é (muito) mais baixo, talvez por utilizarem miúdos. A caracterização do pai é um dos pontos fortes desta curta. A violência proporciona bons momentos de humor. Também gostei.


BLARGHAAAHRGARG
(http://www.imdb.com/title/tt1753518/)
Passemos então à 2ª curta. Foi a que gostei menos apesar de ter das melhores personagens entre todos os intervenientes das 3 curtas. Mais uma vez temos uma história com uma base muito elaborada (ironia) - um monstro proveniente de algo inesperado... Não gostei do monstro e a acção não é interessante, fazendo com que o humor desvaneça. O "cromo" escolhido para protagonista não é suficiente para salvar esta curta.


É de salientar os efeitos utilizados nas "cenas sanguinárias", em todas as curtas, qual imagem de marca deste grupo de cineastas, que dá um toque terror Classe B (sinceramente... Classe C, sem conotação negativa).
Espero que continuem a aparecer jovens com projectos destes, dentro deste ou outros géneros. Interessa é ajudar na expansão do nosso cinema.
Responder