Cinema = ARTE?

Antevisão dos filmes mais esperados, críticas, apreciações.

Moderador: jamlvs

Responder
king_samsa
Newbie
Mensagens: 27
Registado: 05 jan 2006, 00:00

Cinema = ARTE?

Mensagem por king_samsa » 19 jan 2006, 02:47

Caros foristas,

como haveis constatado, a minha entrada neste fórum deu-se um bocado às avessas e de forma abrupta, aquando de um debate sobre os "melhores realizadores". Na origem do fruto que foi essa polémica julgo ter estado a diferente opinião que cada um entende e define para si da palavra "realizador".

Pelo que constatei, cada um vê a coisa à sua maneira. Como tive oportunidade de na altura dizer, não estudo esta forma de arte e não sei quais os atributos que dentro da categoria elevam ou não um realizador à classificação de "genial". Mas considero que sendo o cinema essa pretensa forma de arte que ninguém hesita em afirmar, a mesma arte deveria implicitamente estar associada aquando da elaboração do julgamento classificativo de determinado realizador.

A arte, como sabemos, é de díficil classificação, mas é certo e correcto afirmar que pelo menos tem o dever de mexer com o interior das pessoas. Canalizar a sua atenção para algo importante, sempre filosoficamente associada às questões do Ser e do Interagir.

Lamentavelmente, verifico que os filmes dos dias de hoje não correspondem a esse atributo, na sua maioria. Ainda que hajam elementos que possam fazer desenvolver no espectador mecanismos do pensamento, eles são detridos em prol do enorme impacto visual que se pode extrair das modernas técnicas de efeitos visuais. Prefere-se a explosão, ao diálogo. Tristemente.

Assim, a questão que coloco é esta: quais os filmes, ou realizadores, que para vocês contribuem para engrandecer o cinema e torná-lo digo de carregar o nome "7ª ARTE"??

(de forma a tornar as coisas mais apelativas agradece-se de antemão a explicação do porquê X ou Y filmes serem dignos dessa consideração; eu propunha até que cada um escolhesse poucos filmes ou realizadores)

Saudaçãoes forísticas, e uma última nota para enderaçar as minhas desculpas gerais ao fórum pela entrada "abrupta", mas pelo que percebo, vocês também estavam a precisar de "acção", pois isto é um bocado para o morto, não é?; e ao lynchs, em particular, porque reconheço que te caí em cima de uma forma um bocado bruta, rapaz. Desculpa, sinceramente. Espero que não impeça a que de futuro possamos aprender um com o outro.

E agora, será que haverão respostas? Eu vou começar por apontar uma realizadora que talvez vá fora dos circuitos dos frequentadores deste espaço.
king_samsa
Newbie
Mensagens: 27
Registado: 05 jan 2006, 00:00

Mensagem por king_samsa » 19 jan 2006, 03:12

Leni Riefensthal, nem mais.

No seu filme, O Triunfo da Vontade, podemos ver Hitler a fazer apelos ao "amor pela paz", "altruísmo", e a uma "sociedade sem classes", frente a massas de estudantes, a plateia ideal para discursos de lavagem cerebral.

Curiosmante, foi a única mulher nomeada para um cargo oficial dentro do Partido Nacional-Socialista, e a sua presença dentro do mesmo, porque não receava opinar sobre o que achava necessário alterar, quase originou uma revolta com vista a conseguir a sua expulsão. Tal não sucedeu.

Drigiu mais tarde outros filmes, curiosamente, alguns sobre tribos africanas, o que fica sempre bem a um ex-membro do Partido Nacional Socialista, facto que ainda lhe valeu mais tarde um calor de admiração do grande público. Não morreu sem ser reconhecida.O que é difícil, já que postos seus filmes de lado, o que ela fez antes de 1945 foi muito feio.

Alguns dizem que se hoje Hitler arde nos Infernos, Leni está lá para filmá-lo, É o preço do endeusamento da estética do real, o abdicar da própria identidade em prol da arte.

Aqui aponto-a não pelos filmes em si, porque não os conheço a todos e muito menos pormenorizada mente, mas pelo que as suas imagens representam em termos evolutivos da sociedade, e pelo que a sua história pessoal atravessou. Aponto-a não pelos seus filmes, mas pela importância que eles reflectem na sociedade. E porque ainda ninguém tinha falado de cinema documental.

Agree, man? :wink:
DianaP
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 774
Registado: 04 set 2005, 00:00

Re: Cinema = ARTE?

Mensagem por DianaP » 19 jan 2006, 18:24

king_samsa Escreveu: Saudaçãoes forísticas, e uma última nota para enderaçar as minhas desculpas gerais ao fórum pela entrada "abrupta", mas pelo que percebo, vocês também estavam a precisar de "acção", pois isto é um bocado para o morto, não é?; e ao lynchs, em particular, porque reconheço que te caí em cima de uma forma um bocado bruta, rapaz. Desculpa, sinceramente. Espero que não impeça a que de futuro possamos aprender um com o outro.
Olha quanto à tua entrada 'abrupta' no forum...de facto este sector('Cinema') não estava com muita acção...e precisamos de pessoas como tu(falo por mim..).. que pareces ter conhecimento sobre a matéria...como eu não tenho muito...espero aprender um pouco mais sobre a ARTE que é o cinema! :wink: Devo ainda dizer que fiquei impressionada com essa mesma entrada... :lol:

Bjs... :wink:
DianaP
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 774
Registado: 04 set 2005, 00:00

Mensagem por DianaP » 19 jan 2006, 18:30

Bom afinal retiro o que disse...o lynchs já fez uns 10 posts :lol: :lol: isto anda muito movimentado...deve ser por teres entrado king_samsa...lol :wink: :lol:

bjs.. :wink:
king_samsa
Newbie
Mensagens: 27
Registado: 05 jan 2006, 00:00

Mensagem por king_samsa » 19 jan 2006, 20:24

Alguns dizem ser a concorrência o motor da evolução. Pelo que parece é verdade. :wink:
Responder