Realizadores preferidos...

Antevisão dos filmes mais esperados, críticas, apreciações.

Moderador: jamlvs

Avatar do Utilizador
BMPinto
Newbie
Mensagens: 36
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Realizadores preferidos...

Mensagem por BMPinto » 22 dez 2005, 15:50

Um assunto que nunca se debateu neste fórum e no entanto é talvez o mais importante na execução de um filme, um filme sem um bom realizador nunca será um bom filme.

Pessoalmente tenho 4 realizadores favoritos :

- Tim Burton (Big FIsh, Charlie and the Chocolate Factory), o mestre da fantasia, todos os seus filmes são ao mesmo tempo belos e arrepiantes. Um verdadeiro génio.

- Peter Jackson (The Lord Of The Rings, King Kong), já alguém viu o filme Braindead??? ehehhe. Penso que a obra de arte do Senhor dos Anéis diz tudo.

- Quentin Tarantino (Pulp Fiction, Kill Bill),o realizador mais imprevisível, nos seus filmes nunca se sabe o que pode acontecer.

- David Fincher ( Se7en, Fight Club) Um verdadeiro génio da 7ª arte...

Metam as vossas opiniões sobre os vossos realizadores favoritos e Um Bom Natal a todos... :P
Última edição por BMPinto em 30 dez 2005, 02:14, editado 1 vez no total.
FreedomFighter
User
User
Mensagens: 55
Registado: 24 dez 2004, 00:00

Mensagem por FreedomFighter » 22 dez 2005, 18:50

O realizador deve ser sobretudo um bom contador de histórias, alguém que passe para imagens o argumento que tem à sua frente no papel. Um filme sem um bom realizador pode ser um bom filme. Um filme sem uma história decente nunca será nada. Portanto aqui estamos já em desacordo, porque para mim o mais importante do filme é mesmo a história. Se puder ser complementado por um bom realizador e bons actores melhor.

David Fincher, um génio da 7ª arte??? O realizador de videoclips de música?? Estaremos a falar da mesma pessoa? Os cinéfilos que lerem isto devem estar a benzer-se neste momento.... Esse fulano fez 4 ou 5 filmes, em que teve a sorte (ou o bom senso) de ter escolhido boas histórias e bons argumentistas.

Peter Jackson outro génio? Outro que é génio com 4 ou 5 filmes realizados? Peter Jackson é um realizador mediocre, chegando mesmo a roçar o pobre. O Senhor dos Anéis vale pelos efeitos especiais e pelo marketing que teve por trás (uma das maiores campanhas de sempre). Lê os livros e verás como Peter Jackson é um péssimo contador de histórias, mesmo com filmes enormes.

Tim Burton e Quentin Tarantno têm valor sobretudo pelas suas excentricidades e por quererem fazer algo de diferente, goste-se ou não do estilo.

Para além de Steven Spielberg (que continua a contar histórias como ninguém) talvez hoje em dia o grande destaque seja para um senhor chamado Clint Eastwood, que teve uma evolução fenomenal desde os tempos em que apenas grunhia umas vozes e dava uns tiros, até aos dias de hoje, em que é dos melhores realizadores vivos, Este sim introduziu novas técnias, inovou, criou o seu estilo, conta histórias de uma maneira fenomenal.

Mas queres falar de realizadores a sério? E falo-te só dos mais ligados a Hollywood, nem vou entrar em campos como o de Bresson, Kurosawa, etc.

Toma lá uns quantos para estudares a sua obra: Estes sim são ou foram mestres nasmais diversas áreas:

Alfred Hitchcock, John Ford, Howard Hawks, John Houston, Henry Hathaway, Fritz Lang, Billy Wilder, Robert Aldrich, William Wyler, Otto Preminger, Robert Wise, Michael Curtiz, Anthony Mann, John Sturges, Sam Peckinpah, Sydney Lumet, Raoul Walsh, Don Siegel, Michael Powel & Emeric Pressburger, Elia Kazan, John Frankenheimer, Frank Capra, David Lean, Orson Welles, Samuel Fuller, Charlie Chaplin, Fred Zinnemann, King Vidor, etc.

Assim de cabeça não me lembro de mais.

O cinema é uma arte com mais de 100 anos, caro amigo. Não se resume aos filmes depois do ano 2000, nem é aí de certeza que vais encontrar as obras primas. É um insulto chamar de génio um realizador de videoclips com meia duzia de anos de realizador, quando comparado a pessoas que deram 40, 50 ou mais anos da sua vida a desenvolver o cinema. E com todo o respeito que mereces, tens muitas centenas de filmes para trás para veres, até perceberes um bocadinho disto. Eu já o fiz e sinto que ainda tenho tanto para aprender. Podes começa por um de cada um dos realizadores que te indiquei, que quando terminares serás uma pessoa muito mais culta em relação ao cinema.

Um abraço

FF
Avatar do Utilizador
joazito
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 1014
Registado: 03 nov 2004, 00:00

Mensagem por joazito » 22 dez 2005, 20:05

Isso foi impressionante, FreedomFighter.
DianaP
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 774
Registado: 04 set 2005, 00:00

Mensagem por DianaP » 22 dez 2005, 21:17

joazito Escreveu:Isso foi impressionante, FreedomFighter.
Também achei 8O 8O :lol: :lol:
Devo confessar que não conheço a maioria dos realizadores que referiste...de entre os que conheço acho que o Spielberg é fantástico e o Eastwood também muito bom!! de facto, não se deve analisar a qualidade de um realizador apenas por 1 ou 2 filmes...mas sim pelo percurso que tiveram e pelas contribuições(inovações,...) para a 7ªarte!!
Avatar do Utilizador
BMPinto
Newbie
Mensagens: 36
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por BMPinto » 22 dez 2005, 22:53

FreedomFighter, primeiro que tudo... viste eu a dizer que era o melhor cinéfilo ou viste eu a dizer que estes eram os melhores realizadores?? Não... Então não sei porquê essa agressividade toda.

Apenas queria expressar a minha opinião, os meus gostos pessoais no que toca a realizadores e também ver as opiniões dos users deste fórum.

A minha paixão pelo cinema apenas começou há cerca de uns 5, 6 anos atrás, por isso é que eu me refiro mais a filmes a partir de 2000, pois não posso falar do que não conheço ou do que não tenha visto, mas acredita que tenho visto ultimamente muitos clássicos antigos e muitos filmes produzidos fora de Hollywood.

Sei perfeitamente que ainda tenho muito para aprender no que toca a cinema, mas também não quero ser o melhor cinéfilo, nem nada parecido.

Acerca do Senhor dos Anéis, muito antes de sair os filmes, já eu tinha lido os três livros e o Hobbit.
Em relação ao filme, apesar de se perder algum conteúdo e pormenores da história, sou da opinião que Peter Jackson fez um excelente trabalho mesmo assim.

Deu para reparar perfeitamente que tens conhecimentos de Cinema muito acima da média, mas julgo que devias ser um pouco mais coerente e compreensível em relação aos gostos e conhecimentos dos outros.

Outro abraço...:lol:

Peace...
lynchs
LD Supporter
LD Supporter
Mensagens: 237
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por lynchs » 22 dez 2005, 23:10

Bom, respondendo ao post do FreedomFighter.

Tens razão qd dizes que o Peter Jackson é um realizador mediocre, e diria até pior do que isso, mas não concordo qd dizes que o Fincher é apenas um realizador de videoclips, porque além de realizador de videoclips, (nem todos começam logo a realizar longas metragens como deves saber, passando pelas curtas, outros pelo teatro (dou-te o exemplo do Bergamn), outros por documentários, outros por videoclips, e por aí fora. Mas tens razão qd dizes que ele teve sorte ou bom senso de ter escolhido bons argumentistas e boas histórias pra contar, mas tb te dou exemplos de boas histórias, e bons argumentos que foram mal aproveitados pelo realizador. Aí está a diferença. Eu não diria que ele é um génio, nem coisa parecida, mas pelo trabalho que já demostrou (apesar de poucos filmes, nem todos bons), deveria ter mais crédito, do que lhe dás ao chamar de mais um realizador de videoclips.

Tb não concordo qd falas e bem do Clint Eastwood, e estou à espera que digas-me um filme que ele realizou em que introdoziu novas técnicas, ou inovou, expetuando o Unforgiven que é realmente um bom filme, bem realizado, bem contado e bem representado entre outras coisas. De resto, digo que Clint Eastwood é mediocre como realizador, mas entrou em grandes filmes de 60 e 70, não posso ir mais longe do que destas décadas, pq a maior parte é lixo imho. Claro que se perguntármos a alguém ligado a hollywood, Clint é um génio, e se eu o contradizer, ele diz-me pra eu ir ao médico e diz-me que não tenho nenhum curso de cinema,etc logo não entendo do que estou a falar. Mas aí ele tem que seguir o mesmo caminho, porque ele e os seus amigos de hollywood bem precisam. Pra completar esta ideia, eu perguntava a essas pessoas como é que o Alfred Hitchcock nunca ganhou um óscar pra melhor realizador... entre outras atrocidades de hollywood.

De resto concordo ctg, ainda mais pelos nomes dos realizadores que escreveste.

Outros que considero excelentes que não citáste:

Ingmar Bergman
Krzysztof Kieslowski
Henri-Georges Clouzot
David Lynch
Stanley Kubrick
!Mein Fuhrer! I can WALK!!
Can you imagine the level of a mind that watches wrestling?
lynchs
LD Supporter
LD Supporter
Mensagens: 237
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por lynchs » 23 dez 2005, 00:22

Btw BMPinto:

Boas escolhas, tirando inevitávelmente o Peter Jackson daí, que nem chega nem de perto nem de longe dos que já foram citádos :wink:
Mas é isso mesmo, tenta ver tudo de um pouco, seja de que ano fôr, seja black and white, seja a cores, seja de que género fôr.
Última edição por lynchs em 23 dez 2005, 13:10, editado 1 vez no total.
!Mein Fuhrer! I can WALK!!
Can you imagine the level of a mind that watches wrestling?
FreedomFighter
User
User
Mensagens: 55
Registado: 24 dez 2004, 00:00

Mensagem por FreedomFighter » 23 dez 2005, 09:07

BMPinto Escreveu:FreedomFighter, primeiro que tudo... viste eu a dizer que era o melhor cinéfilo ou viste eu a dizer que estes eram os melhores realizadores?? Não... Então não sei porquê essa agressividade toda.
Estamos a discutir uma arte que pode despertar paixões e discussões acesas da minha parte, mas não agressividade. Se entendeste assim peço desculpa, não foi a intenção. Mas ao dizeres que não disseste que estes eram os melhores realizadores, se calhar era melhor alterares o nome to tópico para "realizadores preferidos", porque o que lá está agora é "Os melhores realizadores"
BMPinto Escreveu:Apenas queria expressar a minha opinião, os meus gostos pessoais no que toca a realizadores e também ver as opiniões dos users deste fórum.
Não foi o que foi feito? Não expressaste as tuas e nós não expressámos as nossas?
BMPinto Escreveu:Deu para reparar perfeitamente que tens conhecimentos de Cinema muito acima da média, mas julgo que devias ser um pouco mais coerente e compreensível em relação aos gostos e conhecimentos dos outros.
Acho que isso não tem nada a ver. Eu tenho uma paixão enorme e estudo cinema à mais de 30 anos, mas o lynchs que tem idade para ser meu filho tem conhecimentos muito acima da média, como pudeste ver.

Não fiques chateado, isto não é agressividade nem falta de compreensão. É paixão pela arte. E esta paixão e este conhecimento resulta, por exemplo, em saber de imediato de que filme é a citação que o Lynchs tem na sua sig, e perceber logo que Stanley Kubrick é dos seus realizadores preferidos :)
lynchs Escreveu: Eu não diria que ele é um génio, nem coisa parecida, mas pelo trabalho que já demostrou (apesar de poucos filmes, nem todos bons), deveria ter mais crédito, do que lhe dás ao chamar de mais um realizador de videoclips.
Não minha opinião estás de acordo comigo quando dizes que ele não é um génio nem coisa parecida. É claro que o homem não há-de ser um perfeito idiota. É lógico que exagerei um pouco para tentar demonstrar o meu ponto de vista.. Mas a razão porque não o aprecio é a mesma porque não posso com o Ridley Scott. Ambos afirmam taxativamente que fazem filmes para ganhar dinheiro e não para serem bons filmes.

Quanto às histórias que escolheram, há que dar o crédito pela sua inteligência neste aspecto, porque tanto ele, como Peter jackson e muitos outros souberam jogar pelo seguro e escolher boas histórias. O problema é mesmo quando tens de arriscar as tuas idéias.

Em relação a Clint Eastwood... estás a ser ijnusto. A academia sempre foi contra ele e só com o sangue novo que recebeu nos últimos 7 a 10 anos (graças a Deus!!!) é que as coisas mudaram, como deves ter reparado. Eastwood continua fora da "mainline" de Hollywood, porque os estúdios não querem aceitar as suas idéias, e nos dois últimos filmes Eastwood arriscou tanto dinheiro seu para os fazer, que poderia ter ficado praticamente falido se eles não tivessem dado certo. Mas Eastwood tem ganho muitos prémios em festivais de reputação, como o de Cannes. Não julgues que ele é um tipico realizador de Hollywood.Quanto à parte da paixão acho que não há dúvidas.

Quanto a inovações,... eu pelo menos consigo ver que um filme foi realizado por ele mesmo sem o saber. A utilização da técnica "shadow lighting", a maneira de controlar os actore s para que não puxem demadiado pelo papel e correrem o risoco de fugir da personagem, a sua noção do que deve ser uma narrativa, a maneira como te gosta de deixar a pensar no final dos filmes, etc.etc...Toma mais atenção e verás que ele tem um estilo único.

Quanto a Hitchcock tens razão, mas ele sofreu muito do sindroma "Forrest Gump", ou seja concorreu sempre contra filmes que impressionavam pela interpretação e não pela técnica. (fala-se do sindrome Forest Gump porque "Os condenados de Shawshank" merecia ter ganho o oscar, mas teve azar de entrar no mesmo ano do que um Forest Gump com um papel propício para esta coisa dos oscars)

Infelizmente em Portugal pouco se discute de cinema. Discute-se quantos gajos foram trucidados no doom, ou os efeitos especiais do filme A ou B. Hoje em dia o p2p faz-se de blockbusters, por isso aí também não se aprende nada. Só se salva o Karagarga.

Um abraço

FF
lynchs
LD Supporter
LD Supporter
Mensagens: 237
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por lynchs » 23 dez 2005, 13:38

Continuo a não apreciar Clint Eastwood como realizador, e digo-o porque já vi bastantes filmes dele, mas como disseste, pode ter um estilo bem próprio, o que é sempre de realçar, o que não quer dizer que agrade a todos.

Qt ao Fincher, eu percebi, qd queremos dizer que x não é tão bom como como pintam, acabamos involuntariamente por descredibilizar de mais essa pessoa.

Mais alguns que merecem crédito:

Francis Ford Coppola ->> Godfather, The Conversation, Apocalypse Now
Federico Fellini ->> Amarcord, 8½, La Dolce vita, Le Notti di Cabiria, La Strada entre outros...
Vittorio De Sica ->> Ladri di biciclette, La Ciociara, mas gostava mais dele como actor
E sou obrigado a falar tb do Lars von Trier (um dos Co-fundadores do movimento/estilo dogma).
Roberto Rossellini (movimento neo-realista)
Robert Bresson com o excelente Au hasard Balthazar
Jean-Luc Godard
e ainda François Truffaut com o excelente Jules et Jim e outros mais

Abraço
!Mein Fuhrer! I can WALK!!
Can you imagine the level of a mind that watches wrestling?
Triple_X
Subtitle Addicted
Subtitle Addicted
Mensagens: 459
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por Triple_X » 23 dez 2005, 13:51

Eu não ligo nada a realizadores.. lol
Responder