Feminismo nos Filmes

Antevisão dos filmes mais esperados, críticas, apreciações.

Moderador: jamlvs

Avatar do Utilizador
Lopes1974
Newbie
Mensagens: 17
Registado: 10 mar 2020, 10:01

Feminismo nos Filmes

Mensagem por Lopes1974 » 26 out 2020, 16:36

Boas.
Um colega mandou-me este video. Normalmente não ligo muito a reviwes de filmes mas com este até concordo.
Como este é o forum mais ativo em que ainda participo, gostava de começar uma discussão amigável.
Acham que a maior parte das personagens femininas em filmes recentemente principalmente em blockbusters são mal ou bem escritas?

Fica aqui o video.
Última edição por Lopes1974 em 26 out 2020, 21:00, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
zundengan
Power User
Power User
Mensagens: 332
Registado: 23 jan 2008, 00:00

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por zundengan » 26 out 2020, 18:01

ide politizar para o raio que a parta... mas isto agora é propaganda alt-right é? vai para o fórum da alt-right meu!

Já agora posta um vídeo sobre nazismo e machismo nos filmes e compra umas pipocas.

Esse debate que supostamente queres lançar com falinhas mansas não se tolera e é tudo menos sobre cinema, ah espera, para ti é filmes...

E postar este vídeo para fazeres publicidade a bonecos neandertais não obrigado, já não chega o joão tilly temos de levar com bonecos da alt-right aqui e que de cinema pouco percebem?

Esta é a minha opinião e espero que temas deste género sejam moderados.

no comments:
https://quod.lib.umich.edu/f/fc/1376123 ... t;rgn=main
Avatar do Utilizador
Lopes1974
Newbie
Mensagens: 17
Registado: 10 mar 2020, 10:01

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por Lopes1974 » 26 out 2020, 21:03

vagabundo_dos_limbos Escreveu:
26 out 2020, 18:01
ide politizar para o raio que a parta... mas isto agora é propaganda alt-right é? vai para o fórum da alt-right meu!

Já agora posta um vídeo sobre nazismo e machismo nos filmes e compra umas pipocas.

Esse debate que supostamente queres lançar com falinhas mansas não se tolera e é tudo menos sobre cinema, ah espera, para ti é filmes...

E postar este vídeo para fazeres publicidade a bonecos neandertais não obrigado, já não chega o joão tilly temos de levar com bonecos da alt-right aqui e que de cinema pouco percebem?

Esta é a minha opinião e espero que temas deste género sejam moderados.

no comments:
https://quod.lib.umich.edu/f/fc/1376123 ... t;rgn=main
Removi o video!
Peço desculpa por o ter colocado!
Mas eu não concordo contigo.
Eu de facto acho que os filmes hoje em dia (principalmente os blockbusters) sofrem destas politiquices. Se gostas dos Star Wars da era Disney cool, se gostas da Captain Marvel cool!
Mas tanto ela como a Rey são todas poderosas e não tem falhas de personalidade. Derrotam tudo e todos facilmente e nunca há imersão na história a meu ver. Se as comparares com a Ripley ou a Wonder Woman talvez entendas o porque de eu pensar assim.
Mas percebo que gostes ;)

E isso de perceber de cinema...é relativo. Opiniões são opiniões

Ps: não me compares ao João T. porque ele já me mandou para a mer** por criticar o chega no facebook :(
Avatar do Utilizador
zundengan
Power User
Power User
Mensagens: 332
Registado: 23 jan 2008, 00:00

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por zundengan » 27 out 2020, 20:53

Se achas que é politiquice dar o espaço devido às mulheres na história e no mundo e a subsequente notoriedade de personagens femininas na ficção e na cultura estás enganado, para mim é algo natural.

Agora se queres discutir a qualidade dos filmes, dos argumentos e das personagens é outra coisa, tudo o que referes é idêntico para personagens femininas como masculinas nos filmes de qualidade e de má qualidade, tudo o que é marvel e dc é lixo cinematográfico, é só para entreter, idependentemente do género das personagens.

Depois tens outro assunto, o feminismo é algo natural para pessoas que respeitam as outras, só se torna politiquice para quem não vê o outro como igual, e o termo usado feminazismo é uma tentativa de descrediblizar a igualdade de género e direitos adquiridos, independentemente de extremismos ou faltas de bom senso nas reivindicações.

É que sem te dares conta ao partilhares vídeos de baixo teor educacional e deveras básicos só estavas a contribuir para desinformar e deseducar pessoas incautas, é que na prática o vídeo pretende mascaradamente trazer ódio à presença de personagens principais de género feminino, esse discurso também aparece muito com personagens negras e outras minorias e é uma mensagem dissimulada de teor racista e segregadora.

Nos dias de hoje é intolerável esse tipo de mensagem, a idade das trevas já lá vai, e é precisamente no youtube e etc. com mensagens supostamente elaboradas, coisa que não era, o vídeo, que se difunde e se propaga uma forma de pensar as coisas mediócre e abjecta, e só vista na idade média e na europa no final dos anos 30 e meados dos anos 40.
Avatar do Utilizador
Lopes1974
Newbie
Mensagens: 17
Registado: 10 mar 2020, 10:01

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por Lopes1974 » 27 out 2020, 20:56

vagabundo_dos_limbos Escreveu:
27 out 2020, 20:53
Se achas que é politiquice dar o espaço devido às mulheres na história e no mundo e a subsequente notoriedade de personagens femininas na ficção e na cultura estás enganado, para mim é algo natural.

Agora se queres discutir a qualidade dos filmes, dos argumentos e das personagens é outra coisa, tudo o que referes é idêntico para personagens femininas como masculinas nos filmes de qualidade e de má qualidade, tudo o que é marvel e dc é lixo cinematográfico, é só para entreter, idependentemente do género das personagens.

Depois tens outro assunto, o feminismo é algo natural para pessoas que respeitam as outras, só se torna politiquice para quem não vê o outro como igual, e o termo usado feminazismo é uma tentativa de descrediblizar a igualdade de género e direitos adquiridos, independentemente de extremismos ou faltas de bom senso nas reivindicações.

É que sem te dares conta ao partilhares vídeos de baixo teor educacional e deveras básicos só estavas a contribuir para desinformar e deseducar pessoas incautas, é que na prática o vídeo pretende mascaradamente trazer ódio à presença de personagens principais de género feminino, esse discurso também aparece muito com personagens negras e outras minorias e é uma mensagem dissimulada de teor racista e segregadora.

Nos dias de hoje é intolerável esse tipo de mensagem, a idade das trevas já lá vai, e é precisamente no youtube e etc. com mensagens supostamente elaboradas, coisa que não era, o vídeo, que se difunde e se propaga uma forma de pensar as coisas mediócre e abjecta, e só vista na idade média e na europa no final dos anos 30 e meados dos anos 40.
Entendo.
Realmente peço desculpa.
Não era o meu objetivo transmitir a mensagem que acabei por transmitir!
Avatar do Utilizador
zundengan
Power User
Power User
Mensagens: 332
Registado: 23 jan 2008, 00:00

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por zundengan » 27 out 2020, 21:11

Presumo que sim, mas espero que estejas mais alerta no tipo de vídeos e o seu teor nas entrelinhas.

Para perceberes sobre feminismo no cinema e na indústria cinematográfica, sem referir escândalos, abrias o google académico e lias alguns artigos sobre o assunto em vez de vídeos de gajos básicos no youtube, mas era mais bonito ser uma mulher a falar das suas lutas e das suas razões muitas vezes evidenciadas por estatísticas.

Eu fiquei logo alarmado pelo título e depois o teor do vídeo era mesmo mau.

Já o teu outro tópico do snyder fez-me mais sentido, sabendo que algum do "jornalismo" brasileiro em determinados sites é fraco, ora com "factos" falsos ora com meras cópias de artigos de outras edições na internet e sem citarem as fontes.
Avatar do Utilizador
Lopes1974
Newbie
Mensagens: 17
Registado: 10 mar 2020, 10:01

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por Lopes1974 » 28 out 2020, 15:04

vagabundo_dos_limbos Escreveu:
27 out 2020, 21:11
Presumo que sim, mas espero que estejas mais alerta no tipo de vídeos e o seu teor nas entrelinhas.

Para perceberes sobre feminismo no cinema e na indústria cinematográfica, sem referir escândalos, abrias o google académico e lias alguns artigos sobre o assunto em vez de vídeos de gajos básicos no youtube, mas era mais bonito ser uma mulher a falar das suas lutas e das suas razões muitas vezes evidenciadas por estatísticas.

Eu fiquei logo alarmado pelo título e depois o teor do vídeo era mesmo mau.

Já o teu outro tópico do snyder fez-me mais sentido, sabendo que algum do "jornalismo" brasileiro em determinados sites é fraco, ora com "factos" falsos ora com meras cópias de artigos de outras edições na internet e sem citarem as fontes.
Fico contente por nos entendermos ;)
O filme do Snyder (espero eu) será muito melhor.
Pelo menos o Flash a cair em cima da Mulher Maravilha (cena que a Gal Gadot recusou a filmar e bem! Então usaram a dupla) e a cena do batman a dizer que sangra estão fora hahaha...só isso já vale a pena
lostcauses
Newbie
Mensagens: 19
Registado: 22 mar 2006, 00:00

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por lostcauses » 30 out 2020, 19:14

Andamos há quase séculos a ver filmes em que as personagens femininas existem em função das personagens masculinas, onde predominam as domesticadas fadas do lar dispostas a tolerar o que para uma personagem masculina seria inimaginável , elas são figuras decorativas, bombas voluptuosas de cérebro vazio para servirem de "motor de arranque", personagens escritas sem vida interior e sem contradições ou vontade própria, reduzidas a condição de seguidoras fiéis ou coadjuvantes do herói.
Quando os tempos trazem à tona de água metade da Humanidade que estava afogada num certo tipo de cultura, e os filmes reproduzem isso mesmo, é o fim do mundo em cuecas e há gente que se sente ameaçada.
Perdoem-me este intervalo para ser básico na argumentação: como é que um tipo se pode sentir ameaçado por uma pessoa que pensa, tem opinião, discute, tem contradições como qualquer ser humano, e ainda é mais bonita que qualquer gajo? Só um tipo que gosta de bonecas insufláveis. Que falta de confiança na própria masculinidade!
Uma questão, não digam "as feministas", o Feminismo também é próprio do homens. Ao contrário do que alguns ignorantes propagam na "Net", não se trata de substituir uma dominação por outra. Isto é, não significa que "lá em casa mandam elas". Como em qualquer casal que se preze - aqui, para desfazer algum equívoco deixado atrás, seja de que género for -, funciona a Igualdade.
E sim, os filmes são sempre ridículos quando há personagens que vestem cuecas por fora de "collants," sejam gajos ou gajas, mesmo que tenham uma capa à romano para dar alguma seriedade. E eu confesso que vejo alguns... mas não os levo a sério ao ponto de tentar encontrar por lá mensagens subliminares... a não ser aquela a que estou habituado desde puto, as patrótico-ianques.
Que agora apareçam mais desses filmes com personagens femininas... já repararam quanto valem as mulheres nas bilheteiras? E elas são muitas.
Não me digam, há quem pense que Hollywood foi conquistada pelo feminismo só por haver mais mulheres a desempenharem papéis de protagonismo... e nem ao menos discutem se desempenham bem esse papel? Estão mesmo a falar de Cinema? Vindo de onde vem, percebo a razão por que um cepo está à frente daquele país. O pior, pelos vistos, é que apesar das evidências da sua letalidade numa sociedade saudável, a "epidemia" alastra voluntária e partilhada faceboquianamente queimando mais neurónios do que o Covid. Do Covid, acredito, hão-de arranjar vacina, mas da velha estupidez...
Avatar do Utilizador
endgame
Newbie
Mensagens: 9
Registado: 01 jan 2019, 15:07

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por endgame » 30 out 2020, 20:40

Eu não sou mulher mas concordo que a maioria dos filmes da década de 80 e 90 (não falando dos grandes clássicos) rondam histórias onde a mulher surge sempre como "objecto" de luta entre homens e fazem papéis de mulheres ou mães dos grandes heróis do filme. Actrizes que em muitos casos são muito melhores do que os actores com os quais contracenam.

Um dos maiores clássicos de sempre "Lawrence Of Arabia" acho que nem sequer tem uma personagem feminina.

Conclusão: Variedade é bem vinda. Os filmes recentes estão a apostar na variedade e a dar espaço de ecrã às mulheres (até que enfim) e algumas "minorias" para que estas "minorias" deixem de ser "minorias" e alvos de racismo no futuro. Cada um vê o que quer. Mas continuam a existir os filmes para quem não gosta da nova moda como a trilogia "Has Fallen", o Hunter Killer, John Wick, entre outros.
lostcauses
Newbie
Mensagens: 19
Registado: 22 mar 2006, 00:00

Re: Feminismo nos Filmes

Mensagem por lostcauses » 03 nov 2020, 16:10

Amigo endgame, "Lawrence Of Arabia" é um filme (grandioso) em que as personagens são todos homens porque a história assim o exige. Uma personagem feminina como protagonista seria fugir completamente à narrativa original. Algo como colocar um negro a fazer de Viking ( a não ser que fosse um escravo) ou, só para ir ao mais ridículo, meter uma senhora com mamas de silicone num filme passado na Idade Média (não se riam, já foi feito...).
Já não direi o mesmo do "Queen of the Desert" (2015), também baseado numa personagem histórica, Gertrude Bell, interpretada por Nicole Kidman.
Curiosamente, passado no mesmo período histórico do Império Otomano e da I Guerra Mundial. Aliás, os personagens Lawrence e Gertrude Bell encontraram-se na vida real. Escuso-me a mais pormenores...

O problema que se coloca aqui, em termos dos filmes mais modernos, é a "tensão" nos meios políticos de extrema-direita sempre que vêem um filme que tenha uma personagem marcante do sexo feminino... que aquilo é uma apologia do "feminismo" e das "feminazis"... - como se houvesse feminismo no Nazismo... enfim, é a "kultura" que infecta a Net.

Para concluir, os filmes reflectem o pensamento das épocas em que são feitos - tirando honrosas e não raramente proscritas excepções, é sempre o pensamento dominante que se reflecte. O cinema, a arte em geral, reproduz e amplifica, consolida, a cultura da dominante. A ciência da coisa: apresentar isso como entretenimento, a palmada antes da injecção...
Atrás dos tempos vêm tempos. Hoje já ninguém faz filmes sobre a conquista do Oeste "pintando" os índios como assassinos psicopatas e sanguinários, maus como as baratas, cujo passatempo principal era captura do escalpe dos "caras-pálidas" - por acaso, um "hábito" introduzido pelos brancos...
Quer dizer, poder fazer-se pode, se quem o fizer for um racista que quer provocar e ofender a memória dos ameríndios dos milhões de mortos e a extinção de tribos inteiras. Mas há gente para tudo. Alguns apreciadores deste género que só conta a história dos vencedores, considerarão o "Soldier Blue" (1970), baseado no massacre dos Creek em 1864, e o "Dances With Wolves" (1990) como fazendo parte de uma obscura "agenda cultural marxista" - o termo que os títeres usam e que nem imaginam ter sido inventado por Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda nazi.
"Kultura" ou Cultura, eis a questão. A Cultura vive através do debate e a controvérsia alimenta-a, o Preconceito sobrevive através de certezas absolutas e alimenta-se da ignorância.
Dou por terminada a minha participação neste debate.
Responder