A.O. sim, ou "çôpas"?

Zona de relax onde podes beber uns copos, contar umas anedotas e desanuviar do stress do dia a dia.

Moderador: jamlvs

Avatar do Utilizador
Serjikal
User
User
Mensagens: 50
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por Serjikal » 23 abr 2020, 10:30

kimba1962 Escreveu:
23 abr 2020, 00:20
Para mim continua a ser "Pára". O acordo foi feito por homens, portanto é passível de erros, e não só passível, está cheio deles.
Felizmente não é obrigatório, a não ser para os governantes e mais um ou outro sector em que é obrigatório. Quanto a mim, enquanto puder escrevo como aprendi e como faz sentido. São palavras distintas, nem sequer são homófonas nem homónimas, portanto creio que se impõe a distinção entre elas.
E como é uma questão de bom senso, nem sequer é proibido, bem que se podia optar pela que tem acento para conjugar o verbo parar, e a outra deixá-la como está.
kimba1962, ninguém disse que era obrigatório e podes escrever como bem entenderes. Não é isso que eu ponho em casa. Agora, é falso dizer que, segundo o AO, se escreve "pára". E isto não é baseado em achismos, é o que está estabelecido no AO em vigor.
Avatar do Utilizador
ssf87
User
User
Mensagens: 64
Registado: 01 jan 2020, 02:47

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por ssf87 » 23 abr 2020, 11:09

Com "Para para pensar" o Word fica marado. :)
Avatar do Utilizador
Serjikal
User
User
Mensagens: 50
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por Serjikal » 23 abr 2020, 15:06

Pode dar erro de palavra repetida, se ativares a opção, mas não dá erro ortográfico. Escreve "Pára para pensar" no Word, num corretor ortográfico ou conversor para o AO (tens os links no meu post anterior) e vê se não dá erro ortográfico. 8)
UserSubsPT
Newbie
Mensagens: 36
Registado: 07 ago 2019, 22:58

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por UserSubsPT » 23 abr 2020, 15:11

Serjikal Escreveu:
23 abr 2020, 10:30
kimba1962, ninguém disse que era obrigatório e podes escrever como bem entenderes. Não é isso que eu ponho em casa. Agora, é falso dizer que, segundo o AO, se escreve "pára". E isto não é baseado em achismos, é o que está estabelecido no AO em vigor.
Causa passou a ser "casa" 8-O ? Essa não sabia.
Onde é que está escrito, na parte citada, que o Kimba1962 disse que "pára" era norma no AO? Está dito o contrário. Lê melhor.
Acho que estás a errar na forma como defendes (com unhas e dentes) o AO. Deixa as pessoas escolherem o que preferem.
Eu tenho 53 anos. Não tenho qualquer responsabilidade público naquilo que escrevo. Vou mudar a minha forma de escrever para quê?
Outra coisa que me faz confusão é a tua REACÇÃO aos exemplos com "para/pára". Não consegues ver ali uma confusão desgraçada??
Como é possível ignorar.
Avatar do Utilizador
Serjikal
User
User
Mensagens: 50
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por Serjikal » 23 abr 2020, 15:30

Outra vez com esse argumento? Mas eu estou a obrigar alguém a escrever segundo o AO?

O que estou a dizer é que, segundo o AO, escreve-se "para" e não "pára". Estavam a dizer que havia dupla grafia, mas não há. Segundo o AO é "para". Não há segundas interpretações. Qual é a dificuldade em entender? Se fores um tradutor e escreveres pára, o revisor vai-te corrigir. Porquê? Porque assim está estabelecido no AO.

PS: Obrigado por sinalizares o erro. :wink:
Avatar do Utilizador
ssf87
User
User
Mensagens: 64
Registado: 01 jan 2020, 02:47

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por ssf87 » 23 abr 2020, 16:40

Serjikal Escreveu:
23 abr 2020, 15:06
Pode dar erro de palavra repetida, se ativares a opção, mas não dá erro ortográfico. Escreve "Pára para pensar" no Word, num corretor ortográfico ou conversor para o AO (tens os links no meu post anterior) e vê se não dá erro ortográfico. 8)
A questão é mesmo essa, se dá erro de palavra repetida, é porque a frase está errada, right?
Para para pensar, esta simples frase mostra o erro colossal que o maldito N.A.O. é.

Assunto encerrado.
Fica bem, amigo.
Avatar do Utilizador
Serjikal
User
User
Mensagens: 50
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por Serjikal » 23 abr 2020, 17:19

Wrong. A frase está correta segundo o AO, porque "pára" perde o acento.
Avatar do Utilizador
ssf87
User
User
Mensagens: 64
Registado: 01 jan 2020, 02:47

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por ssf87 » 23 abr 2020, 17:35

Serjikal Escreveu:
23 abr 2020, 17:19
Wrong. A frase está correta segundo o AO, porque "pára" perde o acento.
Pára para pensar.
Avatar do Utilizador
Serjikal
User
User
Mensagens: 50
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por Serjikal » 23 abr 2020, 17:49

Podes repetir as vezes que quiseres, segundo o AO em vigor é assim:

Imagem
Avatar do Utilizador
ssf87
User
User
Mensagens: 64
Registado: 01 jan 2020, 02:47

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por ssf87 » 23 abr 2020, 18:54

Português correcto: Pára para pensar, antes que te dê uma bordoada. :)
Português correcto: Alto e pára o baile, estão a apalpar as mamas à minha filha. :)

Português errado: Para para pensar, antes que te dê uma bordoada.
Português errado: Alto e para o baile, estão a apalpar as mamas à minha filha.

Vendo a coisa assim mais friamente, parece que o N.A.O. foi feito por mulheres para mulheres, não é másculo, falta-lhe... pica.

Agora pergunto eu: que piada têm as frases com o teu 'para'.

Fica bem. ;)
Última edição por ssf87 em 25 abr 2020, 14:13, editado 2 vezes no total.
Responder