A.O. sim, ou "çôpas"?

Zona de relax onde podes beber uns copos, contar umas anedotas e desanuviar do stress do dia a dia.

Moderador: jamlvs

Avatar do Utilizador
kimba1962
Newbie
Mensagens: 45
Registado: 23 mar 2012, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por kimba1962 » 01 jul 2020, 22:38

"Obrigado" A.O.90 e obrigado aos que continuam cegos a defendê-lo e a acharem que mudar é evoluir.

Imagem

:pt: :pt: :pt: :pt:
Avatar do Utilizador
kimba1962
Newbie
Mensagens: 45
Registado: 23 mar 2012, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por kimba1962 » 06 set 2021, 23:27

"como base pra 95% das legendas pros filmes." assim como noutro lado "o cara foi pego em flagrante".
Isto em legendas pt/br cá no site e estão identificadas como tal.
Vício tem sido substituído por "adição", mas nesse caso se eu for um viciado, como passo a ser agora? "adicionado" "aditado", "aditivado"?! ou o quê?
Não há-de faltar muito para que o português falado e escrito no Brasil seja de facto uma língua própria, independente. Sem ironia, anseio por esse dia, temos visto palavras entrarem na nossa escrita que não eram português e que nem hoje se ensinam nas nossas escolas. Com a mesma alegria com que destroem o português, abracem uma língua nacional brasileira, é que não vejo nada de errado nisso. Afinal o português e outra línguas derivam do latim, que mal faria ao mundo que o português desse origem a outras línguas? Não seria isso um sinal da evolução que tantos apregoam quando nos querem pôr a escrever "brasileiro"? Saltemos umas vergonhas que os espertos cá do burgo ainda nos vão fazer passar e avancemos para o passo seguinte.
O português do Brasil já foi "colonizado" pelo Inglês dos EUA, constroem as frases com estrutura de línguas anglo-saxónicas, logo cada vez mais se afastam do original que é de estrutura indo-europeia. Essa sim é a normal evolução de uma língua, só que qualquer dia não se lhe pode continuar a chamar português, seja do Brasil ou de outro lado. Pura e simplesmente deixa de o ser. Assim como o português(ainda) de Portugal, também qualquer dia não se parece com nada, vão-nos o PALOP que esses ainda não foram comidos de cebolada. Eu vou continuar a escrever Egipto, pára, pêlo, peremptório e outra jóias da língua portuguesa, se é que me faço entender.

:pt: :pt: :pt: :pt:
Avatar do Utilizador
kimba1962
Newbie
Mensagens: 45
Registado: 23 mar 2012, 00:00

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por kimba1962 » 10 set 2021, 00:52

LÚCIA VAZ PEDRO Escreveu:Relativamente ao novo acordo ortográfico, o novo alfabeto português passou a ser composto por 26 letras.

As letras K (capa/ cá) , W (dáblio / dâblio / duplo vê) e Y (ípsilon / i grego) passaram a fazer parte do abecedário.
Até mesmo depois de se ter enriquecido o abecedário, deu-se um passo atrás ao ignorar estas novas letras. Agora Viking, é viquingue, kayak é caiaque, Karnak (cidade egípcia) é carnaque, whisky é uísque e por aí fora.
Lembrem-me lá outra vez os argumentos que servem para aceitarmos isto, porque de tão inconsequentes e incompreensíveis que são, já me esqueci deles.

:pt: :pt: :pt:
Convidado5

Re: A.O. sim, ou "çôpas"?

Mensagem por Convidado5 » 11 jul 2022, 15:34

Dicionário em PT Pré AO1990 (pt-PT-preao-big-20.10.5.1) em natura.di.uminho.pt para Waterfox (sem telemetria) ou browsers baseados no Firefox!
Responder