Como evitar plágio?

Moderador: jamlvs

ATUM
Newbie
Mensagens: 4
Registado: 19 nov 2004, 00:00

Como evitar plágio?

Mensagem por ATUM » 21 set 2012, 21:15

Há muito tempo que sou frequentador assíduo, e já fiz download de centenas de legendas, mas nunca fui colocá-las noutro site qualquer, e mesmo que o fizesse, seria sempre com os respectivos créditos. Como há relativamente pouco tempo resolvi passar a traduzir e a partilhar esses trabalhos, rapidamente me apercebi que há um conjunto de mentes iluminadas que se dedicam - não sei se exclusivamente - a fazer migrar o que aqui se coloca para outros sítios, sem as devidas ressalvas às pessoas que efectivamente tiveram o trabalho, obviamente. Como a minha ignorância não me permite sequer imaginar o quão inteligentes e dotadas essas pessoas possam ser, pergunto se há alguma forma de colocar uma qualquer marca nas legendas traduzidas.
Avatar do Utilizador
Shakota
Power User
Power User
Mensagens: 111
Registado: 23 ago 2009, 00:00

Mensagem por Shakota » 21 set 2012, 21:18

Não há. Depende mesmo da mentalidade de partilha de certas pessoas.
TGRIP
Newbie
Mensagens: 48
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por TGRIP » 22 set 2012, 12:22

Aconteceu-me o mesmo, apanharam as legendas aqui traduzidas por mim e foram por em outros lados...ora, não é que me importe com isso, acho muito bem até, é para isso que existe o espírito de partilha, mas, removerem a minha linha de créditos que só estava no final, é de um gajo ficar lixado.
Esses "iluminados" até podem agarrar e corrigir o que está feito, adicionem os créditos ao pé dos que já lá estão, se quiserem, mas não tirem os que lá estão.

A solução, é falar com os administradores dos respectivos sites ou moderadores e chamar a atenção.
Foi o que eu fiz e eles corrigiram o post.

A solução que dá menos trabalho e dores de cabeça...esquecer isso, haverá sempre pessoas assim, por muito que se mude mentalidades.
Aprende-se isto muito nas escolas, o do copy+paste e dizer que foi o trabalho suado deles, quando se apresenta o trabalho final.
Até nas novas oportunidades 12º eu já vi isso a acontecer..fiquei de boca aberta, como 1 amigo meu, tirou o 12º ano a fazer copy e paste do trabalho dele para apresentar um resultado, como se fosse tudo de muito esforço e créditos finais dele.

A internet facilitou muito a calanzice.
Bloqueado