Sincronização por WaveForm

Dúvidas relacionadas com legendas. PEDIDOS NÃO

Moderador: jamlvs

Responder
Avatar do Utilizador
YipeeKiYay
Power User
Power User
Mensagens: 251
Registado: 21 nov 2011, 00:00

Sincronização por WaveForm

Mensagem por YipeeKiYay » 13 dez 2013, 17:34

Como hoje estou numa de tutoriais, deixo aqui mais um, que uso em filmes. Sempre que trabalho num filme, faço a sincronização linha-a-linha, e com o Waveform, essa mesma sincro fica muito mais facilitada, pois dá-nos uma imagem gráfica do som, para que tenhamos um "ponto físico" para começar e acabar determinada linha.
Mais uma vez, não sei se esta opção está disponível no Subtitle Workshop, é questão de pesquisarem.

Mas melhor que palavras, deixo imagens:

PONTO MUITO IMPORTANTE: É necessário terem o VLC Media Player 2.0.8 instalado na pasta do Subtitle Edit. Sem ele, o SE não será capaz de reproduzir uma WaveForm.

PASSO Nº1: Abrir o SE e seleccionar normalmente a legenda e o vídeo. Depois teremos de seleccionar esta opção para que se abra a janela da Waveform.

Imagem

Depois de clicado o SE ficará com este aspecto:

Imagem

A seguir, simplesmente clicámos com o rato em cima do painel preto. Depois de clicado aparecerá isto:

Imagem

Nesse momento, o VLC está a criar a Waveform. Se bem me lembro, é coisa para demorar em média 2/3 minutos, talvez até menos. Às vezes, pode parecer que a janelinha deixa de responder mas isso é normal. Não façam nada, que ele acabará por terminar a tarefa.

Concluída a Waveform, ficaremos com isto:

Imagem

Agora, passo a explicar o porquê de, na minha opinião, isto ser uma maneira muito boa de sincronizar linhas com áudio.

A Waveform, como já perceberam, é aquela espécie de linha que aparece a verde. É parecida com aquela máquina que nos deixa "ver" os batimentos cardíacos, num hospital.

Sempre que reproduzirem o vídeo, a linha vai seguindo o áudio do vídeo. Eis um exemplo:

Imagem

Na imagem acima, podemos ver que a linha, não está bem sincronizada. Como podem ver, o diálogo começa na linha azulada, que foi onde eu parei o vídeo. Mas está a começar a aparecer a partir da zona a vermelho.

É aqui, que a Waveform ajuda, pois dá-nos uma imagem de quando e onde a personagem começa a dialogar, tornando muito fácil sincronizar o áudio e o texto devidamente.

Como viram, já seleccionei na waveform onde quero que a linha comece a aparecer, que é a linha azulada. Estando a linha azulada no sítio, só temos de clicar ou no botão do lado esquerdo que diz "Set Start Time" ou no F11 ou na tecla de atalho que vocês predefiniram, ficando a waveform desta forma:

Imagem

E pronto, a linha já está a começar no timing que nós queremos e exactamente na altura em que o diálogo começa.
Para delimitarmos um tempo limite é fazermos o mesmo que acima. Eu, se for possível, não delimito o tempo, no preciso momento em que a personagem acaba de falar, mas sim, um bocadinho depois. Isto claro, sempre que for possível.

Imagem

Nesta imagem, podem ver que já delimitei o tempo final de aparição da linha de texto no ecrã. Para isso, seleccionei onde queria que acabasse, e depois carreguei no botão do lado esquerdo que diz "Set End Time". (também dá o F12 ou tecla de atalho que vocês predefinam)

Como vêem, quando deixa de haver picos, é quando o diálogo acaba, mas eu dei alguma margem para que seja completamente perceptível e dê tempo para as pessoas conseguirem ler tudo. Depois é indo fazer isto ao longo do filme.

Sei que pode parecer um bocado confuso, mas pelo menos para mim, é uma grande ajuda. Não só é mais rápido, como também é mais cirúrgico. Desta maneira, costumo demorar 5/10 minutos a sincronizar entre 70 a 100 linhas. Depende das cenas.

Alguma dúvida, não hesitem. Espero que vos seja útil.
Avatar do Utilizador
n0Te
Subtitle Master
Subtitle Master
Mensagens: 1920
Registado: 23 jun 2007, 00:00

Mensagem por n0Te » 13 dez 2013, 18:02

Bom "tuto".

Normalmente uso o SubSync ou então o tradicional Subtitle Workshop.

Quando tiver tempo vou explorar este método. :pop:
Avatar do Utilizador
Bruness
Moderador
Mensagens: 910
Registado: 06 nov 2004, 00:00
Localização: Ovar
Contacto:

Mensagem por Bruness » 13 dez 2013, 18:05

Óptimo tutorial.
Toyote
Newbie
Mensagens: 18
Registado: 02 jan 2005, 00:00

Mensagem por Toyote » 14 dez 2013, 15:39

PONTO MUITO IMPORTANTE: É necessário terem o VLC Media Player 2.0.8 instalado na pasta do Subtitle Edit. Sem ele, o SE não será capaz de reproduzir uma WaveForm.
YipeeKiYay, não é bem assim! Eu tenho uma versão mais antiga instalada normalmente (na pasta pré-definida do VLC) e funciona na mesma.

De resto o tutorial está bem explicado. Já uso o método à mto tempo.
Avatar do Utilizador
YipeeKiYay
Power User
Power User
Mensagens: 251
Registado: 21 nov 2011, 00:00

Mensagem por YipeeKiYay » 14 dez 2013, 16:28

YipeeKiYay, não é bem assim! Eu tenho uma versão mais antiga instalada normalmente (na pasta pré-definida do VLC) e funciona na mesma.

De resto o tutorial está bem explicado. Já uso o método à mto tempo.
A sério? Não sabia. No meu PC, foi o única maneira de conseguir com que as Waveforms fossem criadas. Mas se dizes que também dá dessa maneira, muito melhor.
Avatar do Utilizador
shadowmaster
Power User
Power User
Mensagens: 321
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por shadowmaster » 16 dez 2013, 16:24

Muito obrigado pelo tutorial :)
Avatar do Utilizador
TheHunter
LD Supporter
LD Supporter
Mensagens: 28
Registado: 02 fev 2005, 00:00

Mensagem por TheHunter » 29 dez 2013, 11:41

Também uso actualmente o SE, o que mais uso é mesmo o "Visual Sync" ou "Point Sync via other subtitle", com este ultimo então, desde que haja uma legenda para a nossa versão mesmo que seja em Inglês ou outra língua qq, são 30 segundos e esta sincronizado.
Aquaman
Newbie
Mensagens: 2
Registado: 10 nov 2004, 00:00

Mensagem por Aquaman » 01 jan 2014, 16:08

Bom ano para todos,

Nos últimos dias estive a instalar o SE, VLC e já consegui por a waveform a funcionar, só que não consigo ouvir som nenhum.

Estarei a fazer alguma coisa mal?

Obrigado pelo guia e pela ajuda.

MC
Avatar do Utilizador
YipeeKiYay
Power User
Power User
Mensagens: 251
Registado: 21 nov 2011, 00:00

Mensagem por YipeeKiYay » 01 jan 2014, 16:23

Aquaman Escreveu:Bom ano para todos,

Nos últimos dias estive a instalar o SE, VLC e já consegui por a waveform a funcionar, só que não consigo ouvir som nenhum.

Estarei a fazer alguma coisa mal?

Obrigado pelo guia e pela ajuda.

MC
Provavelmente, serão faltas de codecs. Eu antes de instalar o SE e afins, instalei isto tudo: http://myanimelist.net/forum/?topicid=516729. Mas podes, antes disso, sacar os LAVFilters e colocá-los na pasta de instalação do SE. Pode ser que resolva.
mx101
Newbie
Mensagens: 33
Registado: 26 jul 2007, 00:00

Mensagem por mx101 » 22 jan 2014, 01:40

A partir da versão 3.3.10 do SE pode usar também o FFMPEG basta mudar nas opções gerais do SE.
Responder