Uma questão de ética...

Qualquer tema não coberto pelas outras categorias

Moderador: jamlvs

Responder
jccr
LD Supporter
LD Supporter
Mensagens: 202
Registado: 25 jun 2005, 00:00

Mensagem por jccr » 26 fev 2006, 15:30

Viva!
Esta é realmente, uma discussão necessária mas muito difícil, na forma limitada em que pode decorrer. Um código de ética seria bem recebido e poderia moralizar um pouco as coisas.

Neste meu caso particular, vou continuando o trabalho, faltam-me cerca de 30 minutos de filme ao fim de mais de 4 horas de dedicação. Este facto não, per si, revelador pois posso ser eu muito lento a trabalhar, não sei... A curiosidade levou-me a comparar todas as legendas pt existentes para este filme e cheguei a uma conclusão interessante. São todas a mesma! Em todas elas faltam exactamente as mesmas falas. Isto é, surgiram as pt-br com falhas (como é hábito) e alguns dos nossos uploaders limitaram-se a passar o antisub br e correcção ortográfica.

Se algum de vós quiser dar uma vista de olhos nas minhas e compará-las com as existentes, eu até agradeceria, não vá estar eu a fazer alguma confusão.

Um bom domingo para todos.
FragaCampos
Power User
Power User
Mensagens: 309
Registado: 11 nov 2004, 00:00

Mensagem por FragaCampos » 27 fev 2006, 09:34

Penso que não é demais acrescentar mais um depoimento para ajudar a debater este tópico.
Para todas as legendas que retiro de algures para ver um filme, corrijo sempre qualquer coisa. Agora depende desse "qualquer coisa". Quando existem correcções de ajuste, tipo sincronizar, fazer spell check, acrescentar itálicos, corrigir linhas demasiado longas, nunca acrescento os meus créditos e só faço upload aqui para o LegendasDivx quando o número de correcções é significativo e resulta numas legendas melhores. Só coloco créditos nas legendas, quando as traduzo de raíz ou faço alterações drásticas, o que aconteceu apenas uma vez (julgo) para o filme "House of D", que tinha umas legendas traduzidas por alguém que viu "outro filme".

E isto depende sempre de cada um, se o trabalho é moroso e tem como consequência umas legendas radicalmente diferentes e melhores... não vejo mal nehum em colocar créditos nas mesmas. Mas isto é como tudo na vida, é necessário haver bom senso, o que como muito bem sabemos não é algo que seja como os ovos, que são sempre amarelos por dentro...
Imagem
Responder